Natal e Réveillon chegando…
Sim, todo mestre-cuca que adora surpreender se preparando para servir um belo bacalhau, prato preferido de 10 entre 10 comensais.
Quebrei a cabeça pra bolar uma receita meio diferente, testei e… aprovei!
Meu bacalhau com o creme de alho-poró e o gostinho do bacon ficou no mínimo, interessante… Ok! Ficou muito bom! Espero que você também goste!
.
BACALHAU EM CREME DE ALHO-PORÓ e CASTANHAS PORTUGUESAS EM CROSTA DE BACON
.
INGREDIENTES para 8 pessoas
24 dentes de alho sem pele
1 vidro de azeite
10 ml de Aceto Balsâmico
30 ml de Vinho Branco seco
½ colher de sopa de açúcar mascavo
8 postas de bacalhau dessalgadas
6 Batatas grandes
1 Alho-poró picadinho
1 pitada de Noz moscada
300 ml de Creme de leite fresco
100 g de Queijo canastra ralado
3 cebolas cortadas em rodelas finas
1 folha de louro
Sal e Pimenta do Reino
Tomate cereja
Azeitona preta
Salsinha picadinha
- Castanhas portuguesas
- Bacon em tiras
Preparo
1 – Em fogo bem baixinho para não ferver, coloque os dentes de alho no azeite e deixe no fogo até que eles fiquem al dente. Reserve.
2 – Faça uma salmoura misturando o aceto, o vinho, o açúcar mascavo, um pouco de azeite e coloque as postas de bacalhau marinando nessa mistura.
3 – Cozinhe as batatas com sal e depois passe pelo espremedor de batatas. Enquanto isso, pique alho-poró e refogue-o no azeite. Assim que o alho-poró amaciar, junte a batata espremida, noz moscada, creme de leite, queijo canastra, sal e pimenta do reino. Reserve.
4 – Retire o bacalhau da salmoura e aproveite a salmoura para amaciar as cebolas em rodelas, colocando no fogo com pimenta do reino e louro. Não deixe dourar, apenas deixe amaciar e caramelar, mexendo sempre.
5 – Regue o fundo de um pirex com o azeite que cozinhou o alho, coloque o purê, depois espalhe as postas de bacalhau, os dentes de alho e a cebola.
6 – Cubra tudo com papel laminado e leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos. Depois, retire o papel laminado, coloque as azeitonas, os tomates, a salsinha e passe um fio de azeite. Enfeite com as castanhas portuguesas e volte ao forno por mais 10 minutos. Sirva imediatamente.
OPCIONAL – Faça uma pequena cruz nas castanhas e coloque-as na panela de pressão com água, sal e açúcar. Deixe por 20 minutos depois que levantar fervura. Descasque as castanhas e envolva-as com uma tira de bacon. Grelhe-as na frigideira.
Diludica:
Imagino que quase todo mundo saiba como dessalgar o bacalhau, mas a título de informação… vai a dica: para usufruir o melhor sabor da iguaria, é legal comprá-lo seco, salgado e, em casa, dessalgar. Mas se a preguiça vencer, compre dessalgado e seja feliz! Se não…
1 – Lave o bacalhau em água corrente para retirar o excesso de sal.
2 – Não tire a pele e a espinha do lombo do bacalhau antes de cozinhá-lo, pois perto da espinha se concentra a gelatina, que dá mais sabor, e a pele mantém a suculência.
3 – Mergulhe as postas em água com gelo e coloque dentro da geladeira.
4 – O tempo de dessalga depende da altura das postas. Para cada cm de altura, deixe 24 horas na água gelada, trocando a água 4 a 5 vezes por dia. Mantenha o bacalhau na geladeira durante todo o processo de dessalga com água e gelo.
5 – Quando quiser bacalhau em lascas, compre a posta e desfie você mesmo.
6 – Se a receita pedir que você grelhe ou refogue o bacalhau, a dessalga deve acontecer por um pouco mais de tempo.
.
.
Vou fazer! ✨
Depois me conta o que achou!