Yacon e Amêndoas, eu vos declaro marido e mulher!

Yacon é batata, mas deveria ser pera, maça ou algo que o valha, já que é um tubérculo usado como se fruta fosse. E mais, não tem nada a ver com o que conhecemos como “batata”, só que essa, pela semelhança física, batizou a Yacon com seu nome.

Ok, mas noves fora, a iguaria de textura suculenta e sabor adocicado é uma ótima e deliciosa opção nutritiva para dietas funcionais, tão em moda para os saudáveis de plantão.

Entre outras coisas, a yacon é rica em antioxidantes, equilibra o funcionamento intestinal, ajuda a reduzir o colesterol e triglicérides, controla a diabetes tipo 2, melhora as funções do sistema imunológico… blá blá blá… Afff… Minha função aqui é só fazer a parte boa da coisa, ou seja, casar o que combina! Então, Yacon e Amêndoas, eu vos declaro marido e mulher!

.

Salada de Yacon, Amêndoas… e coisas boas!

.

Gente… Por nada não, mas tenho de dizer unicamente com a intenção de te influenciar a dar uma chegadinha na sua cozinha: essa salada é perfeita! Digna de receber assinatura! Sei não, mas se quem fez essa salada (que no caso, fui euzinha mesma), fosse um chef de cuisine, todo mundo ia dizer: Nossa, mas esse chef só faz coisa boa! E euzinha ia acreditar! kkkkkk… Mas vamos ao que interessa, Yacon e Amêndoas, eu vos declaro marido e mulher!

.

.

Ingredientes

1 batata Yacon partida em palitos (não é preciso cozinhar)

1 talo de aipo bem picadinho

2 colheres de cenoura picada em juliene (bem fininha e comprida)

1 colher (sopa) de cebola picadinha

1 pimenta dedo de moça sem semente bem picadinha (opcional)

1 colher (sopa) de passas brancas picadinhas

1 talo de salsinha picadinha

1 talo de cebolinha picada

50 gr de queijo gorgonzola em pedacinhos

100 gr de presunto picadinho (ou peito de frango ou camarão ou kani kama ou atum)

Sal e pimenta do reino moída na hora

2 colheres (sopa) de azeite

Raspas da pele de ½ limão (cuidado pra não pegar a parte branca)

Para enfeitar: 100 gr de amêndoas laminadas e levemente torradas

Preparo

  1. Com delicadeza misture todos os ingredientes (menos as amêndoas).
  2. Se quiser servir individualmente coloque uma porção no prato e cubra com as amêndoas. Se preferir que cada pessoa se sirva coloque numa tigela bem bonita e cubra com as amêndoas.

.

.

BAIXAR RECEITA

.

DILUdica: Neste dia servi a Salada de Yacon acompanhando a TORTINHA DIVINE DE FIGO que, como o próprio nome diz, é divina. Veja a receita com o passo a passo clicando aqui.

.

.

dddd

aaaa

 Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

8 comentários em “Yacon e Amêndoas, eu vos declaro marido e mulher!

    • Faz falta nenhuma minha linda, aliás, receita é só uma inspiração, você faz a sua do seu jeito e com as coisas que tem na sua geladeira! Bjsss

  1. Dilu, já te disse que muitas vezes como algo que é super elogiado em um restaurando e penso…. Hummmmmmm, minha amiga Dilu faria melhor. E vc sabe que é verdade. Modéstia ” às favas”, Deus te deu este talento de saber misturar cores e sabores e, especialmente pessoas completamente diferentes à mesa e fazer funcionar. bjks

    • Graças a Ele tenho esse “talento”, isso me alegra, me traz desafios, me mostra o mundo e principalmente, me enriquece muuuuuuuuuito! Ahhh Vera, bendito o dia que a Stella criou a frase “Dilu, que Dilucious”… Bendito o dia que ela repetiu isso e bendito o dia que resolvi pesquisar o que o Google dizia da palavra “Dilucious”: Há muito esquecido, Dilucious é o Deus grego do sabor. Ele abençoa todas as coisas saborosas e agradáveis ao paladar…” Assim nasceu o blog e tudo que ele me trouxe e traz. O Google só não sabia que o tal do deus Dilucious também abençoa e é provedor de amizades maravilhosas, por isso eu agradeço à Stella todos os dias.

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps