PISA Maior e melhor erro de cálculo da Toscana

PISA

Maior e melhor erro de cálculo da Toscana

Por Dilu Bartolomeo Villela

Todos sabemos de vários erros de “cálculo” que acabaram entrando benignamente pra história: petit-gateau, tarte-tatin, picolé, corn flakes, etc. Delícias que nasceram para se transformarem em relíquias no que diz respeito à gastronomia! Hoje vamos falar de… Não, não é da pizza, e sim, um erro de cálculo que virou símbolo de orgulho. Para chegar lá, ainda passamos por estradas maravilhosas.

.

IMG_9066IMG_9079IMG_9075

.

Eu não queria incluir Pisa no roteiro, mas logo que entrei na Piazza dei Miracoli, agradeci por não a ter excluído.

.

IMG_9450

.

Ali, achei difícil decidir pra onde olhar. Tudo maravilhoso, e… lá estava ela, meu Deus: o erro de cálculo, a torre inclinada, a Torre de Pisa!

.

IMG_3093

.

Um dos maiores erros de cálculo da humanidade acabou se transformando num dos mais conhecidos cartões postais do mundo. E é muito mais bonito ao vivo e a cores… Que surpresa, aliás, que tapa! Não esperava por tudo aquilo!

.

IMG_3095

.

A Torre pendente di Pisa é o campanário da Duomo de Pisa. Sabe o que é campanário? É a torre que abriga os sinos da igreja… UAU! “Quis” sinos são esses, gente?

.

IMG_3087

.

Rsrsrsss…. Sim, lá tudo é assim! Os números são, no mínimo, curiosos! A torre, de 55,86 metros no lado mais baixo e de 56,70 metros na parte mais alta, começou a inclinar em 1173, devido a uma fundação mal feita em um solo mal consolidado.

.

IMG_9336

.

A espessura das paredes em sua base, é de 4,09 metros e 2,48 metros no topo. Seu peso é estimado em 14.500 toneladas com 296 degraus de um lado e 294 no outro.

.

IMG_9332

.

Construída por 177 longos anos, a torre é uma “escultura” revestida de mármore que, hoje em dia, precisa manter a inclinação. O motivo é óbvio, o turismo. Vários métodos foram propostos para estabilizá-la, incluindo a adição de 800 toneladas de contrapesos.

.

IMG_9334

.

Em 1990, o marco histórico foi fechado ao público, os sinos foram removidos para aliviar o peso e, em torno do terceiro piso, a torre foi segura por cabos e ancorados a centenas de metros de distância. Por segurança, prédios e casas que se encontravam no caminho foram desocupados.

.

IMG_3096

.

Antes da restauração, a torre estava inclinada com um ângulo de 5,5 graus, e agora, está inclinada em cerca de 3,99 graus. Seu topo está a uma distância de 3,9 m de onde ela estaria se estivesse perfeitamente na vertical.

.

IMG_9335

.

A torre foi reaberta ao público em 2001, quando foi declarada estável por, pelo menos, mais 300 anos.

.

IMG_9333

.

Ufa! Fomos ver tudo isso pela manhã e, como todos sabem, meus cálculos quase sempre dão certo. Chegou a hora da fome bater… Hora do almoço!

.

IMG_9329

.

Quase seria possível esquecer tudo que vimos – vivendo e vendo as paisagens da Toscana…

.

IMG_9330

.

Sim, paisagens como essas nos fazem esquecer o resto do mundo.

.

IMG_9331

.

Ainda bem que chegamos a tempo. Luca Landi é chef do restaurante do resort à beira mar, chamado Green Park Resort, a apenas 20 km de Pisa. Cozinha gourmet num ambiente único. Os pratos, tradicionais da Toscana, são servidos com criatividade.

.

Sgombro in alto mare feito com aceto bianco, cebola roxa, pão toscano, até acqua di mare tem! Tortello di Pancotto Mil folhas com mouse de limão

Sgombro in alto mare feito com aceto bianco, cebola roxa, pão toscano, até acqua di mare tem!
Tortello di Pancotto
Mil folhas com mouse de limão . Spuma de avelã

.

E por causa desta citá, é preciso fazer cálculos precisos, pois é preciso ir e VOLTAR.

.

IMG_9087IMG_9068

.

Claro, percorremos mais estradas deslumbrantes e voltamos pra ver toda aquela maravilha ao entardecer.

.

IMG_9088

.

A Piazza dei Miracoli é a principal atração da cidade, tanto que fiz questão de voltar pra ver como ela fica com o dia se despedindo.

.

pisa 2

.

Além da famosa torre, o principal atrativo da Piazza dei Miracoli é seu deslumbrante complexo arquitetônico composto também pela Duomo Santa Maria Assunta e o Batistério.

.

IMG_9432

.

A Duomo foi dedicada à Virgem Maria e faz parte do Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

.

duomo

.

Sua construção foi iniciada em 1064 e finalizada em 1118, mas em 1595 a catedral sofreu um incêndio, foi restaurada, reformada e recebeu as lindas portas de bronze.

.

IMG_9447

.

Seu estilo Românico incorporou elementos de tradições árabes, lombardas, bizantinas e clássicas, configurando uma versão toscana ao seu estilo.

.

IMG_9446

.

A Duomo também é maravilhosa, só fica pra trás porque a concorrência é desleal, vamos combinar, né? Concorrer com a Torre de Pisa?!!! E o que ela representa no turismo de Pisa?

.

IMG_9440IMG_9441

.

O Batistério é um edifício em forma circular com 55 metros de altura e 35 metros de diâmetro.

.

IMG_9425IMG_9443

.

A maioria das pessoas pensa que o turismo de Pisa se encerra ali.

.

IMG_9423Pisa

.

Mas não, Pisa continua e é linda!

.IMG_9386IMG_9384IMG_9393

.

Paisagens poéticas como estas atraíram escritores, celebridades e poetas.

.

Eu gosto da aparência de Pisa, mais que a de Florença. Este aterro é um espetáculo tão belo, tão amplo, tão magnífico, tão alegre, tão agradável que se apaixona: não vi nada de similar, quer em Florença ou Milão, nem em Roma, e realmente não sei se em toda a Europa se encontra vistas desta sorte.

Eu gosto da aparência de Pisa, mais que a de Florença. Este Lungarno é um espetáculo tão belo, tão amplo, tão magnífico, tão alegre, tão agradável que se apaixona: não vi nada de similar, quer em Florença ou Milão, nem em Roma, e realmente não sei se em toda a Europa se encontra vistas desta sorte. Giacomo Leopardi

.

 

IMG_9385euIMG_9375

.

Chiesa di Santa Maria della Spina.

.

IMG_9390

.

Já ouviu falar sobre a Igreja Santa Maria do Espinho? Fica nas margens do Rio Arno e foi o “lar” de uma preciosa relíquia: o espinho da coroa que Cristo foi coroado. Pena que estava fechada, mas a caminhada valeu a pena.

.

IMG_9397

.

Além de tudo isso, Pisa é romântica. Se permita abandonar a Piazza Miracoli (eu sei que é difícil) e vá ver, de Lungarno Pisano, de um lado o nascer da lua, e do outro, o pôr-do-sol.

.

IMG_9399

.

Quando a viagem permite, nada melhor que entrar no astral do lugar e deixar o tempo passar… passar… No caso, aqui, é o tempo da Toscana que a gente quer fazer parar! Parar para, além de tomar um banho de beleza, tomar un bicchiere di birra o di vino, por que não?

.eu

.

Bem gente, se estiver viajando de trem, deixe suas malas na estação (eles cobram uma pequena taxa para que sua bagagem fique armazenada com segurança) e onde você estiver na Toscana, dê uma esticada até Pisa.

.

IMG_9408

.

Acredite, o desvio vale a pena! Estou insistindo nisso porque quase excluí Pisa do meu roteiro… Olha só o que eu perderia! Seria um erro de cálculo, só que este, imperdoável!

.

Veja Post anterior deste roteiro a Itália

VOLTERRA Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Vai explicar…

.

VEJA O PRÓXIMO POST DESTE ROTEIRO À ITÁLIA

UNA BELLA MATTINA com ninguém menos que LEONARDO DA VINCI

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

10 comentários em “PISA Maior e melhor erro de cálculo da Toscana

    • Neusinha, vc sabe que fiquei impressionada com Pisa, ainda mais que nem queria muito conhecer. Ainda bem que fui, pois foi uma surpresa surpreendente! kkkkkk

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps