SALMÃO COM GEMA MOLE EM MOUSSE DE CAVIAR

Salmão com Ovo Gelée em Mousse de Caviar com TorradaAqui em casa nunca tivemos essa coisa de cultuar “datas”: Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, etc. Encontramos na sensatez que bom mesmo é comemorar o cotidiano – o dia, o estar vivo – a vida. Nem mesmo o Dia dos Namorados ganha a importância que habitualmente é dada a ele. Mas depois do blog, passei a observar o empenho dos amigos em exaltar este dia (tão especial quanto os outros) e isso me influencia… me seduz… e pimba: desempenho o papel que mais me encanta, o de cozinheira. Lembra o “discurso” do meu último post? “… quando quero fazer bem, a mim ou a alguém, procuro agradar, a mim ou a alguém, com experiências gastronômicas”. E é em nome do “querer fazer bem” que venho novamente com uma receita meio arrojada para o Dia dos Namorados: Apronte, fique bonita e “caia no crime”… E mais uma vez repetindo o outro post: prepare algo que provoque uma explosão (não só de sabores) em quem você quer bem… isso sim, faz muito bem! Ah! Mas antes, prepare a explosão, agora sim, de sabores!

.

SALMÃO COM GEMA MOLE EM MOUSSE DE CAVIAR

.

Salmão com Ovo Gelée em Mousse de Caviar

INGREDIENTES

1 Cebola pequena picadinha

2 caixinhas salmão

300 gr de creme de leite fresco

Sal e Pimenta do reino

1 litro de caldo de legumes bem temperado

3 folhas de gelatina

Caviar ou Ovas de Capellini

8 ovos

8 torradas

PREPARO

– Coloque a cebola picadinha numa água com açúcar e gelo. Deixe por 20 minutos e depois coloque numa peneira e aperte para escorrer bem.

– Unte 8 aros (ou ramekins) com azeite. Forre o fundo e as laterais dos aros com lâminas de salmão. Reserve na geladeira.

– Bata o creme de leite em ponto de chantilly e tempere com sal e pimenta do reino. Misture delicadamente um pouco de caviar. Reserve.

– Quebre a gelatina e coloque na água gelada para hidratar por 15 minutos. Esquente 30 ml do caldo e dissolva as folhas de gelatina. Mexa bem e misture a gelatina ao chantilly.

– Coloque chantilly até a metade dos aros. Reserve na geladeira.

– Coloque o resto do caldo pra esquentar.

– Quebre um ovo com bastante cuidado e coloque a gema numa escumadeira. Ponha a escumadeira, com a gema, no caldo quente por aproximadamente 3 minutos, ou o tempo suficiente para cozinhar, mas ainda mantendo a gema mole (se alguém prefere gema mais dura, deixe mais tempo). Coloque a gema num pires com azeite e repita a operação com as outras gemas. É preciso esperar a gema esfriar para colocar no chantilly, se não ele pode amolecer.

– Com muito cuidado, coloque 1 gema dentro de cada aro com chantilly. Tempere a gema com sal e pimenta do reino. Cubra com mais um pouquinho de chantilly e salmão. Coloque na geladeira.

– Na hora de servir, vire o salmão com cuidado num prato e enfeite com caviar. Sirva imediatamente com torrada. Ao partir, preste atenção nos olhares de seus convidados, a gema escorrerá tal larva de ouro…

E ao cortar…. Surpresa! A gema escorre, pois foi cozida a 63 graus por sessenta minutos no Sous Vide!

BAIXAR RECEITA

.

Se quiser arrasar ainda mais, sirva junto com o

PIRULITO DE CHOCOLATE BRANCO COM SORVETE DE CAVIAR

Picole de caviar com Chocolate branco

.

aaaa

Se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

3 comentários em “SALMÃO COM GEMA MOLE EM MOUSSE DE CAVIAR”

  1. Maria virginia campolina

    Ô florzinha, quem sou eu pra fazer um prato desses??? A gema vai espatifar toda, vai ser um caos! Esse é só pra quem sabe e pode! Tipo vc! Bjo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima