E ONDE FICAR EM ALBA, PARAÍSO DAS TRUFAS?

A bendita trufa branca só dá o ar da graça nessa época do ano e é com essa “graça” que ela abusa de sua importância e influência trazendo gente do mundo inteiro ao Piemonte. Poderosa, viu?! Traz até gente que está na cidade mais linda do mundo, pode? Pois é gente, aproveitando dias chuvosos em Paris para vir comer umas trufinhas brancas e…

 

… E ONDE FICAR EM ALBA, PARAÍSO DAS TRUFAS?

.

Para aproveitar cada amanhecer (ou entardecer, ou anoitecer) em meio aos vinhedos, o ideal é procurar um pouso rural (dentro de vinícola, ou não), na linda e montanhosa Langhe, na província de Cuneo.

.

.

Mas como tudo que é bom possui um lado negativo, esses hotéis normalmente são para quando os bolsos estão cheios de dim dim…

.

.

… e ainda assim, suas tarifas elevadas torturam até mesmo os bolsos cheinhos. Por isso, hoje vou dar 3 sugestões AAA (achei, avaliei e aprovei). Bem, uma delas é um hotel BBB (bom, bonito e barato) e outros dois hotéis se classificam como CCC (consagrado, chic e CARO).

.

PALAZZO RIGHINI 

.

É bom começar dizendo que, na temporada das trufas, nenhum hotel entra na faixa dos muito baratinhos. Mas encontrei um 4 estrelas a 38 km de Alba que entra na boa relação custo-benefício.

.

.

Tão bom que em 2016, o Palazzo Righini conquistou pela Trivago – na categoria de pequenos hotéis – a classificação de melhor hotel, 1º lugar no Piemonte, 2º na Itália e 23º na Europa.

.

.

O Palazzo Righini, Membro dos Small Luxury Hotels, com suas taxas mais acessíveis, é um bom lugar pra gente ficar no Piemonte.

.

.

Bem, antes de mais nada, o Palazzo Righini está instalado num lindo imóvel histórico.

.

.

Elegantemente restaurado para ser utilizado como hotel.

.

.

A mistura do antigo com o moderno ficou muito bacana.

.

.

O hotel é sim pequeno, mas tem spa, centro de congressos, restaurante e um lounge bar onde podemos ter uma refeição rápida ou tomar um drink.

.

.

 

E lindas vistas do centro histórico da cidade.

.

.

Uma ótima opção para fazer parte do roteiro para quem quer visitar Turim, que aliás, deve ser conhecida, começando pela estrada que é deslumbrante.

.

.

Quase ia me esquecendo de dizer onde fica o hotel! 😳 Fossano, linda cidadezinha que tem o Castello Principi d’Acaia, símbolo da cidade.

.

.

Suas torres guardam 7 séculos de história, milhares de livros e vistas panorâmicas que oferecem uma visão sem igual sobre todo o arco alpino de Cuneo.

.

.

Palazzo Righini – Via Giovanni Negri, 20, 12045 Fossano CN, Itália
Telefone: +39 0172 666666

.

RELAIS SAN MAURIZIO

 

O Relais San Maurizio, apesar de caro, é uma das boas opcão, pois fica a 24 km de Alba…

.

.

E bem perto de várias outras cidadezinhas pitorescas como Castiglione Falleto, Serralunga d’Alba e Neive, pequena cidade medieval clique neste link para ver.

.

Neive

.

O Relais San Maurizio fica no alto da colina e seu caminho é privilegiado por paisagenss cinematográficas.

.

.

Foi fundado por frades franciscanos em 1619.

.

.

E hoje, o luxuoso complexo é membro da associação “Relais &  Chateaux”.

.

.

Seu jardim deslumbrante com árvores centenárias posicionam o hotel no tal custo-benefício, relação estabelecida entre o que se gasta e aquilo que se recebe em troca….

.

.

Assim como suas obras de arte, sua decoração…

.

..

E assim como certas gentilezas como uma mesa de petiscos colocada no final da tarde no bar do hotel pra quem quer tomar um drink num clima bem romântico…

.

.

E a parte da alta gastronomia, a que nos traz aqui?!

.

.

Ok, começa que o estrelado restaurante foi montado nas antigas adegas do mosteiro.

.

.

As paredes de pedra e os tetos abobadados em tijolos originais criam uma atmosfera de “volta ao passado” – mais uma vez, romantismo total.

.

.

Luzes suaves e obras de arte na decoração contemporânea contribuem para o ambiente, mega elegante e aconchegante, que requer cuidado, pois dá vontade de ficar ali a noite toda tomando um vinho e…

.

.

Cenário perfeito para a temporada de trufas brancas.

.

.

Bem, mas vamos começar pelo começoe pra começar vieram os tradicionais amuse-gueule, ou seja, mini-petiscos: pequenos macarons recheados com foie gras, mini hambúrguer, etc….

.

.

O menu era composto pelo Vitello Tonnato, prato dos mais populares no Piamonte, que no Guido recebe roupagem sofisticada.

.

.

 

Para o Luiz veio alcachofra, ele ama (só pra não perder o costume: Você sabia que alcachofra não é fruto, nem legume e nem flor? Na verdade, alcachofra é um botão de flor ainda fechado e quando esse botão amadurece e se transforma em flor não pode ser mais consumida. Uma planta exótica!).

.

.

Ah, cultura inútil 😆  à parte, quem falou em trufa branca?

.

.

Ok, e quem falou em ovo? Ninguém, mas falo agora: combinação perfeita!

.

.

Como funciona? A trufa já está incluída no valor quando você opta pelo menu degustação, mas se a opção for menu la carte funciona assim: o garçom vem com a balancinha e a trufa. Ele pesa a trufa antes e depois de ralada, e a diferença de peso equivale as gramas que você terá de pagar.

.

.

O tradicional ravioli: “Plin al sugo di arrosto” (plin como se diz na região do Piemonte) recheado com 3 tipos de carne (coelho, porco e boi).

.

.

A trufa tem luz própria em qualquer prato, mas a estrela brilha especialmente nos ovos e no tagliatelle.

.

.

A fabulosa Vicciola, raça de gado piemontês criada com dieta a base de avelãs (abundante na região), que resulta numa carne magra e cheia de sabor, é assada lentamente por 10 horas.

.

.

Como todos sabem, sou uma grande fã de Tiramisu, mesmo em restaurante estrelado. Então…

.

.

Luiz foi de … não sei o quê! Sei que tá é bonita!

.

.

De pós-sobremesa veio uma bela seleção composta por merengue, tortinha, bolinho de chocolate com avelã, pana cota e uma coisa lindinha.

.

.

Ainda tem a “piccola” 🙂  degustação de doces (minis) que acompanha o café…

.

.

Sugiro a quem vai ao Piemonte passar pelo menos uma noite no Relais San Maurizio para aproveitar todo o esplendor do café da manhã.

.

.

Tudo isso servido num salão com afrescos e lustres maravilhosos.

.

.

Bem gente, no topo do Piemonte (tanto na localização, quanto nos preços) o San Maurizio está “bem na fita”, cheio de títulos!

.

.

E também, bem na Route des Grand Crus, um adicional na onda do custo-benefício.

.

Foto tirada na hora de ir embora

.

Relais San Maurizio – Località San Maurizio, 39, 12058 Santo Stefano Belbo CN, Itália
Telefone: +39 0141 841900

.

CASTELLO DI GUARENE

.

.

A apenas 12 minutos de Alba se encontra o Castello di Guarene, palácio histórico do século XVIII.

.

.

O Castello di Guarene é hotel membro do Relais & Chateaux, mas bem que poderia ser um museu com seu mobiliário, afrescos de pintores famosos da época, cerâmicas, espelhos e lustres que enriquecem cada canto e teto do castelo.

.

.

E já que é hotel, são “5 estrelas” rodeadas por deslumbrantes jardins italianos.

.

.

Capela com maravilhosa cúpula e planta elíptica, sala de música com acústica perfeita, piscina completamente cavada na rocha, onde se pode desfrutar de vistas panorâmicas, spa conectado à piscina por um corredor de 150 metros de comprimento cavado na colina, biblioteca onde são guardados preciosos manuscritos, tratados e textos que foram preservados ao longo de vários séculos.

.

.

O Castelo de Guarene é um destino para hóspedes exigentes, tanto por sua beleza, passando pela categoria do seu restaurante, quanto pelo nível de conforto que é oferecido.

.

.

O Castello di Guarene é ideal para hóspedes que estão dispostos a pagar o impagável, mas é válido lembrar que reservas feitas com bastante antecedência propiciam tarifas pagáveis.

.

.

Hoje, além das dicas de hospedagem, contei sobre o Restaurante Guido, considerado um dos melhores da região. Espero que tenham gostado! No próximo post conto nossa experiência no restaurante Piazza Duomo. Bacio!!

.

Castello di Guarene – Via Alessandro Roero, 2, 12050 Guarene CN, Itália
Telefone: +39 0173 441332

.

RELAIS SAN MAURIZIORestaurante GUIDO DA COSTIGLIOLE
12058 Santo Stefano Belbo CN
Tel. + 39 0141 844455 – +39 340 4728569 – vinoevita@libero.it

.

Palazzo Righini – Via Giovanni Negri, 20, 12045 Fossano CN, Itália
Telefone: +39 0172 666666

.

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

Você poderá gostar de:

22 comentários em “E ONDE FICAR EM ALBA, PARAÍSO DAS TRUFAS?

  1. Ciao, Dilu! É tão bacana para mim quando vejo brasileiros aproveitando essa terra maravilhosa da Itália! Eu vejo que você colabora para isso. Que tudo esteja bem e podemos nos encontrar em uma de suas viagens por aqui !! Um presto!

  2. Há muitos lugares que eu gostaria de visitar mas ainda bem que eu posso curtir as viagens dos outros só de ficar “viajando” na internet. Obrigada por fazer minhas “viagens” tão sensacionais. A, Laura

    • Katarina querida, como resolvemos ir muito em cima da hora, quem conseguiu a reserva foi um contato. Mas como a programação para esse tipo de viagem é normalmente feita com muita antecedência, você faz a reserva assim que tiver com as passagens nas mãos. Beijos!

  3. Uau, que maravilha! A Itália é tão cheia de cidades maravilhosamente pequenas e pitorescas, com estes hotéis deliciosos… afff mãe santa! Parece que eu preciso ir o mais rápido possível para verificar tudo isso . Obrigada pela jóia de post

  4. Lindas fotos, Diluzinha. Eu fiquei surpreendida com a beleza do Piemonte quando visitei o ano passado e posso entender por que você já foi mais vezes sendo que teve suas oportunidades.
    Aqui, meu marido comeu e super amou o mais fabuloso macarrão com molho de manteiga (acho) e trufa. Eu ia adorar demais encontrar a receita para recriar este prato em casa. Você teria pra me passar?

    • Letícia, lembrando que não temos a trufa branca e ela é mais difícil de ser adquirida, posso colocar uma receita minha, que adoro, e você adapta da melhor maneira para agradar o maridão. Claro que não chegará aos pés da que ele comeu no Piemonte, mas… dá bem pra quebrar a vontade!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps