DESTINATION RESTAURANT

Esse pequeno texto à seguir (não descobri de quem é a autoria), impresso no cardápio do “dilucioso” restaurante Chef Rouge em São Paulo, me fez pensar o quanto tenho feito escolhas que me levam ao conceito “Destination Restaurant”. Assim que o li, me deu vontade de me aventurar, escrevendo o que vivo, e penso, sobre esse assunto.

Essa é a minha vida!

 

Impresso no cardápio do "dilucioso" Chef Rouge em São Paulo.

Tradução: “As escolhas que você fez no passado lhe colocam onde você está hoje. Mas à medida que você elabora essas escolhas, elas te levarão a um futuro que você nem suspeita”… 

.

.

DESTINATION RESTAURANT

É o que nos faz transbordar de alegria!

Texto e fotos: Dilu Bartolomeo Villela

.

Momento memorável à mesa: comida maravilhosa, vista maravilhosa, companhia maravilhosa!

Momento memorável à mesa: comida maravilhosa, vista maravilhosa, companhia maravilhosa!

.

Todas as nossas viagens são planejadas em função da comida. Há muito, meu marido e eu deixamos de ser turistas e nos tornamos viajantes dentro do conceito “destination restaurant”, que resumindo, é definido como a busca de momentos memoráveis à mesa. É um conceito que leva as pessoas a perseguirem experiências gastronômicas em suas viagens.

.

Antes da viagem é tudo muito pesquisado e planejado.
Tudo é muito pesquisado e planejado antes da viagem. A nós, não causa incômodo algum desviar do circuito turístico, ou do nosso roteiro, para explorar cidades que tenham um forte apelo gastronômico.
.
A neura é tanta que um GPS fica programado com a rota pre-estabelecida e levamos um outro que vou pesquisando e vendo distâncias e tempos a outros lugares interessantes
.
A neura é tanta que um GPS fica programado com a rota pré-estabelecida… hehehe… Usamos um segundo GPS onde vou pesquisando e vendo distâncias e tempos para outros lugares interessantes.
.
Essa cidade não tem nenhum tipo de turismo, a não ser esse castelo com o restaurante
.
Por exemplo, talvez não fossemos à Missilac no Vale do Loire se não fosse por seu restaurante estrelado. Mas qual não foi a nossa surpresa ao depararmos com a vista maravilhosa do castelo.
.
Chartres à caminho do Vale do LoireChartres

.

E dentro das cidades, nosso interesse insiste na experiência cultural através da comida, porque o charme de ser “único e memorável” não abrange apenas restaurantes. Ter o privilégio de provar uma das melhores manteiga da França não tem preço.

.

Uma das melhores manteigas da França

Uma das melhores manteigas da França

.

Outro previlégio é experimentar, se não a comida, pelo menos a atmosfera de um dos mercados, se não mais interessante, mais curioso ou excêntrico do mundo. Numa linha de trem que, quando o dito cujo passa, as inexistentes “barracas”, já que quase tudo é colocado ao lado dos trilhos, no chão mesmo, acontece o inusitado.

.

Mercado Ferroviário de Maeklong

Mercado Ferroviário de Maeklong

.

Outro tipo de mercado, também diferente do que conhecemos, são os mercados flutuantes de Bangkok.

.

Floating Market - Tailândia

Floating Market – Tailândia

.

Portanto, como viajantes comilões, nos interessamos por todos os tipos de experiências… Não importa se tomando um drink comestível ao pôr do sol…

.

Não me lembro onde tirei essa foto incrível...                                                                         Stresa – Lago Maggiore

.

… ou com livros de culinária… Afff!!! Amo! Na foto, esse espaço gourmet maravilhoso é uma mistura de livraria, adega e restaurante. Na foto não aparece, mas estamos jantando ao lado dessa mesa  abarrotada… de livros. Sensacional!

.

Restaurante/Adega/Livraria em LucernLuzern – Suiça
.
Amo tudo que é de cozinha… Se pudesse ficaria dentro dessas lojas a maior parte do tempo. Vou aproveitar para escrever um post só sobre essas lojas em Paris saiba mais aqui
.

IMG_7107

Paris
Paris

.

Gente, são várias as atitudes deliciosas que fazem parte desse tipo de experiência: não existe atitude mais prazerosa do que se permitir parar tuuuudo e ficar horas sentados em praças ou na beirada do rio –  tomando vinho, namorando, vendo as pessoas passarem… Essa praça da foto, fica ao lado do rio e tem um porto que se chama St. Goustan, em Auray, que dizem, se mantém milagrosamente preservado.

.

Auray

Auray

.

Tivemos muita sorte, pois, além da vista linda, ganhamos um show delicioso durante todo o tempo que ficamos lá. Com acordeão, contra baixo e violão!!!! Momento perfeito! Ouvindo música… Olhando o rio… Tomando vinho branco geladinho…

.

Vio

Sanfona, Contra Baixo, Violão!! Para completar, o rio passando e um tudo de bom vinho branco geladinho!!!!

.

Fazer PIC-NIC é uma atitude de peso! Para mim o supra sumo da delicia! Eu queria muito que todos se dessem esse presente. Sei que existe um certo preconceito e sei também que, quanto mais rústico, tipo “frango com farofa”, mais bacana o PIC-NIC é.  Se possível, que seja ao lado de um rio… Mas se não der, tente fazer um picnic, em qualquer lugar… até no quintal de casa… veja aqui

.

França
Giverny – França

.

Conhecer os queijos… seria isso possível? Não seria não. Dizia Charles de Gaulle que é impossível governar um país como a França, com tantas qualidades de queijo.  Então, dentro do conceito Destination Restaurant, vamos conhecer e nos maravilhar com alguns queijos… O que dermos conta… Depois do prato principal, sempre peça uma pequena variedade deles.

.

Como dizia Brillat Savarin: É impossível governar um país com tantas qualidades de queijo!
Bandeja de queijos de um restaurante que não me lembro mais

.

De repente, se deparar com uma feira de rua… Ou não apenas se deparar, é melhor ter atitude! rsrsrsss… Ao planejar a viagem, não deixe essa experiência ao acaso. Faça o roteiro de modo que coincida com o dia da feira mais interessante da região. E nela… provar e cheirar tudo… hummm…

.

IMG_3032

Bretagne
Bretagne

.

Ou fazer “mercado”…. Conhecer e apreciar ingredientes inusitados, até então, completamente “impensáveis”… Já viu salmão com ouro, e ainda que tem época certa do ano para ser comercializado?  Eu vi, apenas duas vezes na vida, mas vi. Uma na Fauchon e outra no café da manha do hotel Ritz de Berlim veja aqui

.

Salmão com ouro
Salmão com ouro

.

Mercado, mercearia, seja lá o que for… A-DO-RO ficar horas dentro daqueles templos da gastronomia escarafunchando tudo. Sempre gostei. Mesmo quando ainda não era moda, eu já trazia das viagens mais comida do que qualquer outra coisa. Todos os amigos ficavam impressionados. Me lembro de ter trazido arroz negro e arroz vermelho em 2000, muito antes de virar moda. Trouxe arroz violeta em 2006 e até hoje não existe no Brasil. Vocês já ouviram falar de Tukmaria?

.

IMG_3390

Locronan - Loja com os ingredientes da região, deslumbrante!

Locronan – Loja com os ingredientes da região, deslumbrante!

.
.
Domme, é uma super bem conservada cidade murada com um belvedere que oferece linda vista do rio Dordogne. Lá existem muitas lojas de produtos gourmets, principalmente, foie gras. Nessa lojinha da foto, achei um vinho de sobremesa com aroma sutil de trufas para harmonizar com foie gras. Chama-se Apéritif à la Truffe veja aqui. Foi um sucesso!
.
Domme na DordogneDomme

.

E visitar padaria? Uau! Tem coisa melhor não! Ainda mais uma diferenciada como o Mosteiro em São Paulo que oferece bolos, pães, geleias, biscoitos, cujas receitas são seculares e guardadas no arquivo da abadia. A forma de prepará-los só é transmitido a um outro monge para que se continue cumprindo o que escreveu S. Bento: “…são verdadeiros monges, se vivem do trabalho de suas mãos“. E que mãos! A padaria, poderia ser chamada de boutique, é maravilhosa, as embalagens nem se fala e o conteúdo delas… Excepcional!

.

Loja maravilhosa em São Paulo do Mosteiro São Bento Mosteiro São Bento

.

Super interessante… Para subir, precisei de “atitude”… Rsrsss… Foram muitos degraus que Dorinha e eu enfrentamos e valeu a pena. Olha a vista!

.

Dorinha e eu na Cinque Terre. Para subir nesse bar foram muitos degrausCinque Terre

.

Uma creperie… Tem duas coisas que não se pode deixar de experimentar na Bretagne: Crepe e Caramels au beurre salé.

.

BretagneBretagne

.

O caramel é um tipo de iguaria que a gente prova, pára e pergunta: Como assim????.

Caramel au Beurre salé

Caramel au Beurre salé

.

Uma vinícola… Visitar uma dessas aí da foto não quer dizer necessariamente que é preciso comprar um vinho. O Mouton Rothschild 1945 passou a ser, em 2006, o vinho mais valioso do mundo em um leilão organizado pela Christie’s. Realmente não é para qualquer um mortal como nós… Mas vale a visita como uma fonte de prazer e conhecimento.

.

BordeauxPauillac

.

Ou apreciar apenas um cafezinho… Ou cafezão! Em todas as nossas viagens, falo que vou dispensar as milhões de calorias adquiridas no café da manha. Nunca consegui, nunca tive esse tipo de atitude!  kkkkkkk

.

Hummmm.... Café da manhã em hotel...Hummmm…. Café da manhã em hotel… O da foto foi no Hotel Crillon, espetacular!

.

Todas as experiências que relacionei, e é claro, o que torna a viagem sensacional e completa é a comida. Tão pesquisada, tão procurada, tão querida…

.

C

Pratos maravilhosos

Wagyu beef, onion and duck foie gras

Wagyu beef, Onion and Duck Foie Gras

Não necessariamente restaurantes de alta gastronomia. Pois alta gastronomia pode ser encontrada em lugares onde menos esperamos. Vou fazer um post comparando esse "buteco" com um restaurante dito como alta gastronomia no Rio de Janeiro

Não necessariamente restaurantes de alta gastronomia. Pois alta gastronomia pode ser encontrada em lugares onde menos esperamos. Olha o post comparando um “buteco” com um restaurante dito como alta gastronomia no Rio de Janeiro veja aqui

Comida mineira, existe melhor?

Comida mineira, existe melhor?

Alegria total!!!

Alegria total!!! Spiaggia Café.

.

Enfim… O que acontece é que “Diluciosamente” perseguimos tudo que é da culinária, pontos turísticos gastronômicos, experiências maravilhosas que o paladar e a alma agradecem. E com isso, o termo “plena satisfação” ilustra o verdadeiro sentido da palavra “felicidade”…

.

Normandia

Normandia

… Que nos faz transbordar de alegria!

Em Macacos, delícia!

Em Macacos, delícia!

.Obs 1:A Associação de Turismo de Culinária Internacional define um “destination restaurant” como um restaurante que é tão interessante, diferente ou especial que as pessoas viajam apenas para comer nele. Os restaurantes identificados como “destination restaurant” são obrigados a seguir critérios, tais como o estabelecimento ter de oferecer uma experiência única, seja através da comida, do serviço, do design interior, do cenário ou idealmente, de todos os itens. O estabelecimento tem de ser destacado como um local favorito ou um lugar de “personalidade” na comunidade. Contam nesta categoria prêmios e elogios do público. O estabelecimento precisa criar uma experiência culinária/cultural que educa, bem como entretém. A etnia autêntica da operação é evidenciada em vários aspectos da experiência – da cozinha ao meio ambiente. O estabelecimento tem o compromisso de usar ingredientes que sejam cultivados na região e desempenhem um papel importante no menu. O produto final deve ser de uma qualidade uniformemente excelente..

.

Obs 2:Quem traduziu o texto do desenho foi minha amiga e professora de francês Beatriz Gouthier. Ela completou fazendo uma colocação muito bacana: “…isto me lembra muito sobre as misturas e elaborações dentro de uma receita…. nas devidas proporções quando se experimenta um novo tempero, ou se acrescenta uma nova mistura… a mesma receita se transforma em uma nova e diferente delicia…. quero crer que muito há de verdade nestes dizeres que servem tanto pra vida quanto para as comidinhas….” Adorei! Dá para escrever outro post… rsrrsssss…favicon

 favicon

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

61 comentários em “DESTINATION RESTAURANT

    • Ah Cla… que lindo, me deu uma emoção aqui dentro do meu peito, não fala assim comigo… Sou emotiva, ou… Estou. Bjs querida, obrigada

    • Valeria, vi uma foto sua hoje (vou colocar no post do almoço da Sheila) maravilhosa, e tem outra de nós duas… que também terei de colocar, e tem outra… só deu vc. Rsrsrsss

    • Mirele, bom é você ter gostado e vir sempre ver as novidades! Volte mesmo, estou esperando por seus comentários, e se possível, suas sugestões. Bjs

  1. Muito bacana. Aprendi mais uma hoje, a expressão “destination restaurant”. E quantas delícias. De tudo, o que mais gostei foi aquela foto da mistura de livros, adega e restaurante. Imagino que vc tenha mtos livros sobre o assunto. Me diz, Dilu, vc tem o livro Afrodite da Isabel Allende? Imagino que sim. Se fosse te dar um presente, te daria este. bj

    • Oi minha nova amiga! Sabe que fico ansiosa para ler seu comentário? Sim, tenho muitos livros, é a minha literatura predileta. Ô minha querida, tenho o Afrodite sim, vc já leu? Se não, te empresto. Aquele lugar sensual, dos livros, velas, garrafas de vinho, sombras, que evoca mistério e ainda oferece o “pão”, é bacanérrimo! E olha… Se eu, tb pudesse te oferecer um presente, seria um jantar nesse lugar mágico. Bjsssss

      • Sim Dilu, tenho este livro e é um dos meus prediletos, com partes que estão destacadas e sempre releio. Quem sabe um dia iremos nos encontrar num lugar destes. Lembrei-me agora de um dos filmes da minha vida: A festa de Babette. Quando ao final do filme, aqueles velhinhos puritanos, tomados de alegria pelo vinho e a boa mesa, já desarmados e conciliados consigo mesmos e com os demais dançam lá fora, as estrelas descem, se lembra? Alí acontece o impossível e a vida sempre nos surpreende com momentos “impossíveis”. Ah, vc podia dar um jeito de a gente poder assinar o blog e receber no email o recado de nova postagem, assim não nos perdemos. Dia bom por aí

        • Vera, você escreve coisas deliciosas de se ler, que nos remetem ao que gostamos de lembrar ou relembrar… Por favor, “não se esqueça de mim, não desapareça…”

          Olha só, confesso que sou completamente ignorante e não entendo absolutamente nada de computador… de blog… de informática. A pessoa que está fazendo esse trabalho para mim (e por mim rsrrsss), vai providenciar isso. Vai ser muito mais bacana quando tudo tiver funcionando dessa maneira. Obrigada pela sugestão, querida. Bjss

  2. Dilu querida,
    Só posso dizer que… Amei!!!!
    Viajamos quando lemos um livro, assistimos a um filme, quando colocamos o pé na estrada e, agora quando Lemos o seu blog!
    Que delicia…
    Viajei com vc… Degustei, na minha imaginação, cada cantinho por onde vc passou!
    Parabéns pelo estilo delicioso como vc escreve. Consigo até ver os gestos e vc salivando quando conta de suas viagens! Sua vibração é única!
    O nome do seu blog é simplesmente genial e diz tudo sobre vc e eu faço uma outra brincadeira: o estilo Dilucious de ser!!!!!

  3. Viajamos através de vc. Com os encantos das regiões e seus sabores deliciosos. Obrigado pelas dicas. Elas são ótimas para os próximos roteiros bjo

    • Inês, obrigada minha linda, você é muito gentil! Adoraria ter sua ajuda, pois esse assunto maravilhoso gera sempre uma troca, não é? Bjsss

  4. Its such as you read my thoughts! You appear to understand so much about this, like you wrote the guide in it or something. I think that you just can do with a few p.c. to drive the message home a little bit, but other than that, that is excellent blog. A great read. I

  5. Its such as you read my thoughts! You appear to understand so much about this, like you wrote the guide in it or something. I think that you just can do with a few p.c. to drive the message home a little bit, but other than that, that is excellent blog. A great read. I

  6. DILU, QUE MARRAVILHA, SO HOJE CONHECI SEU SITE É A SUA CARA COM TODO O CHARME.
    SOBRE PIQUENIQUES TIVE BELAS OCASIÓES EM PARIS, VEJA SÓ A CHIQUESA.
    NA ÉPOCA ANGELO OSWALDO MORAVA EM PARIS, CURSANDO A SORBOME E MORAVA NA ILLE SAINT LOUIS .DEPOIS TE CONTO NOSSAS AVENTURAS , PASSEIOS E VIAGENS POR LÁ.
    ABS, LUCIO.

    • Ah Lucio, vc tem as fotos? Poderíamos fazer um post com o piquenique de vocês. Tenho certeza que os leitores do Dilucious iriam adorar, e eu nem se fala! Olha só, mesmo que não existam fotos, podemos contar essas “peripécias”. Topa?

  7. This might make looking at Paris and even climbing Mt. Everest a truth all in just the premises in their assisted living facility. Many people in their latter years continue to have important things remaining on their own bucket lists and all they need to do is pursue their passion, one particular step, at some point, one particular desire in a time.

  8. Wow, wonderful blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your web site is excellent, as well as the content!. Thanks For Your article about Dilucious | DESTINATION RESTAURANT .

  9. I’ve been browsing on-line more than three hours lately, yet I never found any fascinating article like yours. It is pretty worth enough for me. In my opinion, if all webmasters and bloggers made good content as you probably did, the web might be a lot more helpful than ever before.

  10. AMIGA AMEI, ME DEU UMA VONTADE DE ESTAR EM TODOS ESSE LUGARES E DEGUSTAR ESSAS DELICIAS, QUE MARAVILHA VIAJARMOS, NESSES SONHOS, COM VOCES, SIMPLESMEMENTE, DILUCIOUS, BJS

  11. Como sempre, você se supera! Uau! Aquela foto sua com o carrinho de verduras e legumes é top! O melhor de tudo é que acho que descobri como retribuir o “comida de buteco” Ultramegasuper chic, para vocês: vou fazer um picnic no quintal daqui de casa! rsrsrsrsrsrs Garanto que vai ficar lindo e gostoso, bom pelo menos gostosinho.
    Depois que vi aquele caramelo, lembrei de algo bizarro: Na viagem de Jingdezhen, (berço da porcelana na China), para Shanghai foi servido a bordo do avião balas de carne! Não, você não leu errado, balas de carne! rsrsrsrsrsrs Acho que só um da turma foi corajoso o suficiente para provar a tal bala. As minhas, fiz questão de trazer para o Edgard Melo, mas não me lembro se ele teve coragem de provar, pois o cheiro era terrível! rsrsrsrsrsrssrs Bala com cheiro de carne…
    Dilu, o melhor do seu post é que mexe e remexe com os sentidos da gente e tráz memórias deliciosas! rsrsrsrs Nesse caso, mais divertida don que gostosa. rsrsrsrsss Bjo

    • Amore, adorei a idéia do picnic no jardim… com “as meninas” participando vai ficar lindo e gostosíssimo!!!
      Ahhh… porque não te conhecia nessa época? Além de que vc iria fazer uns belos posts, vc traria essas balas pra eu provar…

  12. Impossível não repetir elogios já feitos ! Que viagem gastronomica abrangente e fantástica . De tudo um pouco e um pouco de tudo , levando seus leitores a um extase de prazer com tanta sabedoria e sutileza ao descrever lugares , locais e coisas … Adorei as fotos , em especial a que vc está com seu marido e a linda vista do mar e a com os produtos da feira , a foto ficou genial , um colorido lindo que te enfeitou …
    Ah , vou falar aqui , pois , é um espaço mais reservado . Rsrsrs , parabéns , seu marido é um homem muito bonito , o casal é lindo ! Bjs .

    • Ah Nilza, impossível não repetir, pq vc é uma fofa. Obrigada querida.
      kkkkkkk Ele tb é um lindo, amo demais! Vc vai ter oportunidade de conhece-lo pessoalmente e se encantar com a pessoa que ele é, tenho certeza disso. Bjs

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps