FÈVE TONKA OU CUMARU

FÈVE TONKA OU CUMARU

Por Dilu Bartolomeo Villela

Há uns 8 anos, o assistente de Vitor Sobral, chef do restaurante português Tasca da Esquina, me perguntou se eu tinha o costume de usar Tonka, pois na Europa, a fava estava super na moda. Então meus queridos, além de não usar, respondi que nem conhecia… Mas na minha primeira viagem depois disso, claro… A primeira coisa que fiz foi comprar a “tal uma” na Grande Épicerie do Bon Marche, em Paris.

.

Todas as especiarias são encontradas nesses lindos vidrinhos.

Todas as especiarias são encontradas nesses lindos vidrinhos.

.

De volta ao Brasil, a curiosidade me fez pesquisar… e qual não foi minha surpresa? A fava Tonka é pouco apreciada na gastronomia brasileira. Na verdade, as sementes de cumaru, na França conhecidas como “La fève Tonka”, são provenientes da floresta amazônica. Pode?

.

É uma fava da floresta amazônica, pode?

Preste atenção no rótulo

.

Pode! E o pior, difícil de ser encontrada no Brasil. Para você ter ideia, se tiver interesse em procurar receitas que usam o cumaru, o melhor será procurar em sites e blogs, na sua maioria, franceses.

.

A fava é assim

A fava

.

A fava deve ser ralada em ralador bem fino e sempre em pouca quantidade. Se abusar, ela pode aromatizar em excesso e conferir sabor amargo. Em certas ocasiões é até usada para falsificar essência de baunilha, devido à enorme semelhança de sabor existente entre as duas favas.

.

Fêve Tonka ou Cumaru

Fêve Tonka ou Cumaru

.

Muito mais barata, pode substituir a baunilha em Creme Brülée, caldas, mousses, sorvetes, creme inglês, peixes, enfim, onde sua imaginação te levar. Ah, até mesmo numa bela duma canjica veja receita aqui.

.

canjica

.

Do mesmo jeito que aromatizamos o açúcar com a baunilha já utilizada, podemos aromatizar com fava tonka e adoçar bolos, madeleine, macaron, biscoitos, chocolate quente, chá, café, etc. E também em pratos salgados como peixes, souflés, tender e molhos. Use sua criatividade e faça algo Dilucious!

.

Copiei o contato do produtor dessa maravilha para os interessados:

Paulo Albuquerque

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709024497-cumaru-pacotes-de-100-gramas-_JM

E copiei Maria Regina Pinto Pereira que diz:

O nome brasileiro também pode ser umburana e fica ótimo com qualquer coisa que leve leite e derivados. Pode substituir a noz moscada em qualquer receita. No site do Mocotó – restaurante paulista maravilhoso – há algumas receitas. No Esquina Mocotó – outro restaurante magnífico em SamPa – servem manteiga aromatizada com umburana como couvert. 

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

Você poderá gostar de:

11 comentários em “FÈVE TONKA OU CUMARU

    • Cacá, tenho um livro escrito que dei o nome de “O BRASIL QUE O BRASIL NÃO CONHECE”. Está escrito desde 2009 e, infelizmente, é atual até hoje. Falo sobre isso, sobre a nossa diversidade desconhecida por nós mesmos. Bjs querida

  1. Sabe o que é isto Dilu? É a falta de um governo que incentive a sua própria pátria, mas infelizmente o que eles querem é só fazer crescer o próprio bolso. Nos países civilizados não acontece um absurdo deste tamanho em hipótese nenhuma. Obrigada por fazer alguma coisa pelo seu país. Boa!

    • Bernadete, até que eu gostaria de poder (e conseguir) fazer algo. Mas o Brasil tem também o seu próprio tamanho que trabalha contra ele mesmo. Além, claro, da incompetência de quem deveria, mas não nos governa.

  2. Bom dia Dilu, tudo bem!
    Me chamo Paulo, sou de São Paulo/Osasco e caso tenha interesse eu sou produtor de Cumaru ou Fava Tonka como chamam na França! Tenho uma pequena quantidade comigo para vendas pequenas, justamente para quem curte o Cumaru em gastronomia e etc…Meu contato ph_zanetti@yahoo.com.br.
    Estarei a disposição para qualquer dúvida!
    Obrigado e um grande abraço!

    • Bom dia Paulo, que bom saber! E que bom vc aqui! Obrigada por participar.
      Tomei a liberdade de colocar seu comentário lá no facebook para quem tiver interesse em comprar, ok?
      Volte mais vezes no blog! Bjsss

  3. o nome brasileiro também pode ser umburana e fica ótimo com qualquer coisa que leve leite e derivados.Pode substituir a noz moscada em qualquer receita.
    No site do Mocotó – restaurante paulista maravilhoso – há algumas receitas. No Esquina Mocotó – outro restaurante magnífico em SamPa – servem manteiga aromatizada com umburana como couvert.
    A semente tem uma irmã mais ao norte do Brasil, ligeiramente apimentada,que se chama PUXURI. Muito gostosa, também.
    Compro na Bombay Herbs & Spices, na nossa terrinha mesmo.

    • Maria Regina, que informação boa menina! Hoje mesmo vou fazer a manteiga com cumaru. Adorei saber! Deve ficar muito gostosa. Talvez usá-la com um peixe e um purê de batata… ai que delícia! Vou experimentar e te falo.
      Obrigada por enriquecer o post com seu comentário.
      Volte sempre, aliás, temos um espaço no blog que se chama IT AMIGOS que é para os amigos participarem, sita-se a vontade! Bjs

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps