ANO do TUTANO

O tutano não é a mesma coisa de mocotó, como muitos pensam. O primeiro tem sabor mais delicado e vem do osso da perna, ou o que conhecemos como ossobuco, o segundo, vem da pata do boi e tem cartilagem. Na Europa é moda, servir o tutano com um bom pão de campanha e vinho tinto. No elBulli, Ferran Adriá serve com caviar. Eu, sugiro Tutano com posta de Bacalhau sobre uma fatia de pão de campanha grelhada num pouquinho da gordura do tutano. E vinho tinto, bem encorpado… Isso que eu chamo de IT CONFORT FOOD veja aqui a matéria do jornal.

.

ANO do TUTANO

.

Tutano

 

Ingredientes

8 cortes de canela com o tutano

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Tempero: 2 dentes de Alho, 1 Cebola, Salsinha, Cebolinha e Sálvia bem picadinhos, 20 ml de Azeite, 20 ml de Molho inglês.

Mirepoix: 1 Cravo, 6 grãos de pimenta do reino esmagada, 8 folhinhas de manjericão, pitada de cominho, 1 haste de aipo, 1 cenoura, 1 alho poro, 200 ml de espumante

Preparo

Peça ao açougueiro para cortar os pedaços da canela iguais ao da foto. Lave-os muito bem, retirando as sujeiras e sangue que vem ao redor dos ossos.

Coloque os ossos numa panela e cubra com agua. Deixe ferver e despreze a agua. Repita essa mesma operação por mais três vezes.

Tempere os tutanos com sal e pimenta do reino. Coloque-os em pé no tabuleiro. Misture todos os ingredientes do tempero e coloque um pouquinho sobre cada tutano. Espalhe o mirepoix em volta dos ossos.

Cubra com papel laminado e leve ao forno bem baixinho por 2 horas.

.

BAIXAR RECEITA

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

13 comentários em “ANO do TUTANO”

    1. Irene, kkkkkk vc tem razão, é EXTRA bom! E existem outras maneiras de degustar, mas a mais simples é a melhor: com um bom pão! Bjs e obrigada por sua visita

  1. Maria de Menicucci

    Tem umas coisas que não entendi na receita, deve-se ferver os ossos com tutano no interior ou você retira antes? Qual é o intuito de ferver e depois desprezar a água? Por quanto tempo tem que ferver a cada vez?

    Felizmente posso dizer que este tutano é uma delícia, pois tive a oportunidade de prová-lo!

    Beijos!!

    1. Ei amiga querida, adoro ver que vc gostou, isso me faz muito feliz.
      Amore, vc deve deixar o tutano dentro dos ossos. O que é muito necessário fazer é tirar as impurezas o máximo que vc conseguir. Isso se dá na limpeza dos ossos e na fervura da água. Você deve deixar ate a água levantar fervura. Nesse momento, despreze a água e repita o procedimento.
      Tire fotos pra gente ver, e o pão, se der, compre na CumPanio.
      Bjs

  2. Cintia Alves de Camargo

    Dilu, estive em Londres e tive a surpresa de ver esse ingrediente (a aparência me parecia horrível) no menu degustação de um restaurante estrelado. Confesso que me impressionou, e veja bem, viajo com a intenção de conhecer novidades. Pedi para que não me servissem o tutano e o chef pediu para me falar que iria servir, e se eu não gostasse, ele mandaria algo diferente no lugar. Aceitei para nao ser indelicada. Qual não foi minha grata surpresa? ADOREI! Agora vendo, vendo não, “viajando” nas delicias do dilucious… Dou de cara com essa MARAVILHA! Hehehehe… Parabéns, vc sabe surpreender!

    1. Cintia querida, acho que escolhi bem o nome: ANO DO TUTANO. É engraçado mas tem certos ingredientes que se tornam moda, igual roupa kkkkkk E quem gosta de viajar para comer, como a gente, tem de provar de tudo, não é? Se não, como vamos ser eximias conhecedoras? kkkkkkkk Se vc tiver alguma coisa interessante para nos passar… vamos adorar! Bjs

  3. Essa foi uma das muitas oportunidades maravilhosas na gastronomia que só você me proporcionou! Minha fada! Quando li me deu vontade de te abraçar até doer! Obrigada!

  4. Nilza da Cruz Silva

    Querida Dilu , vc traz uma excelente matéria desmistificando alimentos que muita
    gente ainda torce o nariz para tal .
    Impressionante o pre/conceito que temos com o desconhecido . Sim , tutano , pé de porco , etc….. muita gente diz que não gosta sem jamais ter provado ….
    Lembro-me perfeitamente de vc comentar com uma de suas leitoras sobre o ”galopé ” …. ela achando que vc iria
    achar horrível , no entanto , vc deu duas opções onde usa o pé de porco .
    Se não estiver enganada , recheia-se batata e giló , usando o ”terror” das minhas filhas , rsrsrsrsr , o bendito pé de porco !!!
    Adorei a matéria do Degusta e deixo aqui a brincadeira que fiz na sua página ….
    Parabéns , ”IT” matéria no Degusta/EM !
    Veja o que vc provocou ,kkkkkkkkk ….
    It Chef , It Girl ……Dilu Bartolomeo
    It Blog ….. Dilucious
    It Fans …..Diluzetes
    ……..e o It food Tutano , não sei qual ”versão” foi feita , tive o privilégio de desgustar no Festival Assim é
    Dilucious , promovido por vc e o D’artagnan !
    Beijos Dilu , faça uma lista de pratos com ”carcterísticas ” de….. ” vão virar o nariz ” , para o bem de todos e felicidade geral dos comensais que adoram tais pratos , e publique as receitas …. Vai se show !!!

    1. Amiga querida, foi otimo vc me lembrar da batata e do jilo recheados com pe de porco. Vou postar as receitas, e fala para as lindas de suas filhas queridas que vou fazer pra ela experimentarem. Faço questão, pq sei que elas vão adorar. Fiz para uma turma de mulheres a principio, muito frescas, e todas gostaram. Uma delas disse assim: Como perdi tanto tempo pensando que não gostava?

      Nilza, (segredo): Estava doida pra te pedir pra copiar esse seu MAGNIFICO comentario, que eu ADOREI e colar aqui. Obrigada amiga, vc tb le pensamento. Te amo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima