Jornal Estado de Minas – A b r a c a d a b r a ! ! ! DOMINGO É DIA DE…

EM ABRACADAmigos queridos, daqui para frente, será apenas uma vez por mês, pois esse é o último domingo que tenho o imenso prazer de escrever semanalmente para o Degusta. Adorei essa experiência fantástica que a Anna Marina me proporcionou, mas minha vida ganhou o Dilucious e para ele, preciso de mais tempo. Ao optar pelo blog, esse presente de Deus, que acolhi com um carinho imensurável e que me faz realizada, sei que deixo para traz outro presente, também de Deus. Mas… Sinceramente… Estou embasbacada, não sabendo o que dizer… Bem, escrevo essa despedida com lágrimas de tristeza, de alegria, de dúvidas que me assaltam, de satisfação, de felicidade e principalmente de gratidão.

.

                                     A b r a c a d a b r a ! ! !

                                                   D o m i n g o  é  d i a  d e…

.

Bolinho com texto

.

Afinal, você é maga ou bruxa????. Parece coisa de mágico, de fada ou de bruxo… Deve ser uma coisa da bruxa. Você não é desse mundo! Não… Não é bruxa. É fada!!!!! Essas frases fizeram parte de carinhosos comentários que renderam a matéria do último DEGUSTA. Adorei, e a partir delas, defini o tema de hoje. 

Adoro uma citação da escritora Sidonie Gabrielle Colette (até hoje carinhosamente reservada para o melhor uso). Chegou a ocasião literalmente propícia para empregá-la: “Se não sois capaz de um pouco de feitiçaria, não vale a pena meter-vos a cozinheiro”. É verdade! Quem gosta de cozinhar, deve ir além das panelas. O cozinhar passa pelo prazer de dividir “poesia” e o universo abençoado e ao mesmo tempo enfeitiçado da cozinha (se preferir, diga encantado).

As cozinheiras-bruxas são curandeiras. Enfeitiçar alguém “pela boca” associa o uso da magia ao sagrado. Nunca ao profano! Só que não, às vezes ao profano também, já que a  alquimia da cozinha auxilia nas relações familiares, sociais e o que dirá, nas amorosas. Essa alquimia do paladar promove a “corrupção” dos deuses que atuam nos rituais da cozinha, pois eles influenciam poderosamente em todos os resultados e na troca de energias positivas entre os que participam das “cerimônias”.

O feitiço ou o encanto do cozinheiro, interfere no astral e até na postura física das pessoas, pois elas se tornam mais alegres, mais soltas e ainda, posso dizer: se descobrem admiradas com a quebra do “trivial” e se sentem atraídas pelo maravilhoso astral que vem do alimento. Sim, até mesmo o que brota do trivial pode ser apontado como amor em pedaços!

Claro: Amor em pedaços! Rsrsss… lembrei da máxima de que cozinheira maga dá é amor.

Antigamente acreditava-se que a palavra abracadabra era uma poderosa invocação para estabelecer contatos sobrenaturais. Hoje em dia é usada em circos quando os mágicos simulam atrair poderes responsáveis pelas “mágicas”. Apesar da procedência misteriosa e das divergências quanto à sua origem, acredito que, a cozinheira que com fé dessa palavra utilizar, não apresentará resultados insatisfatórios.

A mais famosa das palavras da feitiçaria, contribui para que mãos abençoadas de uma cozinheira bruxa ou fada, proporcione, como num passe de mágica… AMOR EM PEDAÇOS. De todas as formas! Ao oferecer essa delícia de doce português muito apreciado pelos mineiros, ela transmite toda a simbologia que o doce alude, no nome e no sabor. A B R A C A D A B R A! Domingo é dia de… AMOR. Em pedaços!

.

Matéria de 15/9/2013 Jornal Estado de Minas
Matéria de 15/9/2013
Jornal Estado de Minas

.

VER RECEITA

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

38 comentários em “Jornal Estado de Minas – A b r a c a d a b r a ! ! ! DOMINGO É DIA DE…”

  1. Dilu, acho que você tem uma varinha mágica para escrever e cozinhar. Nossa! Como é fácil e gostoso ler o que você escreve, simplesmente flui!

  2. Nilza da Cruz Silva

    Dilu querida , Dilu amada , Dilu apaixonada …
    Que presente maravilhoso vc nos dá com esse post fantástico !
    Estou embasbacada , roubando a expressão usada por vc , com tanta sensibilidade e luz !!!
    É muita FEITIÇARIA , muita MAGIA a nos envolver .
    Qdo vc cita a escritora Sidonie Gabrielle Collete , e faz suas considerações , resume-se todo amor que vc dedica à gastronomia e a nós que a acompanhamos com muito prazer e gratidão !
    Agora é minha vez de dizer :
    Ah ….. Nem ! Rsrsrsrs … Os Mistérios do Amor advertem :
    Dilu Dilucious , causam ” Apaixonite Aguda ” !
    Para aliviar os sintomas , use os poderes de feitiçaria e magia Dilu Dilucious , sem restrições , rsrsrsrs !
    Obrigada querida , vc nos inspira o maior dos sentimentos , Amor !!!
    Que lindo dia , que domingo feliz ….
    Beijos !!!

    1. Santo Deus!!!!!!! Como responder um comentário como esse? amiga, so depois que Ele la de cima me responder ou me der uma luz, serei capaz de te responder…

  3. Maria Eduarda Couto

    Dilu, já comecei a emocionar na sua despedida. Ahhh nãooo, não nos abandone, por favor! É a coluna mais bacana que tem no degusta

    1. ai meu Deus…. hoje é dia! Obrigada minha querida, vc nao pode imaginar a minha alegria. Volta mais trazendo emoção, isso é lindo, Maria Eduarda

  4. Dilu querida, li e reli e li e reli. Que texto lindo! Vc tem razao, o cozinheiro tem o poder de mudar ate a postura fisica das pessoas. Um abraço, Heloiza

    1. Heloiza, te confesso que tb li e reli, li e reli muitas vezes e olha só… vc acredita que me emociona? Obrigada querida fiquei muito feliz c seu comentário, bjs

    1. Adriana, o degusta é um caderno super bacana e para ser sincera, é a hora que mais gosto no domingo. Ir pra bike e ficar lendo… uma delicia.
      Obrigada por sua visita querida, volte sempre, bjs

  5. É a primeira vez que faço um comentário, simplesmente pq sempre acho tudo tão sensacional que fico com receio de ser repetitiva, Mas hoje li o degusta e tive vontade de dizer o tanto que gostei, que consegui gostar mais do abracadabra do que o retrato da canja. Mas qual não foi minha surpresa ao ler sua despedida. Devo te falar que senti uma pontinha pequena de angustia. Acho que é uma dó!

  6. Dilu querida,
    Sabe qdo vc le um livro muito bom e nao quer que acabe? Foi o que senti hoje. Voce nao deveria escrever apenas 1 vez por mes, é pouco pra tanto talento.
    Beijao, Ilma

    1. Ilma querida, super obrigada.
      kkkkk eu tb sou, alias, era (porque nao tenho mais tempo de ler) Quando lia um livro, não queria que acabasse de jeito nenhum, e no próximo eu ficava com ciúmes do outro….kkkkk…. Louco demais!

  7. Dilu penso que é um desperdício voce parar um trabalho tao legal, seus textos sao os mais bacanas e gostosos de se ler no degusta, prova disso está nesse abracadabra. Muito bom, parabens!

    1. Kenia, na verdade não estou parando, estou apenas diminuindo. Tenho uma viagem um pouco longa marcada para o final do ano e preciso mesmo de mais tempo pro Dilucious.
      Fico muito feliz de vc ter gostado, muito obrigada minha querida, bjs

    1. Helenice, estou aprendendo a fotografar e amando. Hoje em dia falo para os meus amigos que todos deveriam tentar a arte da fotografia e ter um blog. São as delicias da vida!
      Tenho uma professora chamada Priscila Bartolomeu. Se vc se interessar…

  8. Pra variar Amei!!!!!!!!! Sabe o que acho mais interessante em tudo que vc escreve? Sempre quando leio algum texto seu me emociono e me reconheço nas suas doces e sábias palavras!!!!!! Parabéns, parabéns, parabéns….. Você é o máximo!!!!!! Bjão!!!!! Lu.

  9. Alessandra Nunes

    Dilu, voltei aqui hoje pq pensei nesse texto muitas vezes. Adorei! Ontem não comentei pq não me vieram palavras adequadas. Hoje tb não, mas não posso deixar de dizer que foi o melhor que vc já fez ate hoje. Parabens!

  10. Repito o que já disse: não é bruxa, é fada!
    Tenho certeza de que,enquanto cozinha,ela canta a mesma canção que a Fada Madrinha da Cinderela!
    Um viva para Dilu e a sua magia !
    Maria Eugênia

    http://wn.com/cinderella__bippity_boppity_boo!

    Bibbidi-bobbidi-boo Lyrics
    Salagadoola mechicka boola bibbidi-bobbidi-boo
    Put ‘em together and what have you got
    Bibbidi-bobbidi-boo

    Salagadoola mechicka boola bibbidi-bobbidi-boo
    It’ll do magic believe it or not
    Bibbidi-bobbidi-boo

    Salagadoola means mechicka booleroo
    But the thingmabob that does the job is
    Bibbidi-bobbidi-boo

    Salagadoola menchicka boola bibbidi-bobbidi-boo
    Put ‘em together and what have you got
    Bibbidi-bobbidi bibbidi-bobbidi
    Bibbidi-bobbidi-boo

    Read more: Cinderella – Bibbidi-bobbidi-boo Lyrics | MetroLyrics

  11. IT LIKES A DREAM… A WONDERFUL DREAM………
    Ah minha querida, além de ser uma “maria chorona”, me vi assistindo esse filme com a Louise pequenininha… Nossa que sensação vc me provocou agora. Que misto de emoção! Puxa vida… Essa maravilha de fase que estou vivendo, esse encantamento, e revivendo o passado das estorias em quadrinho (reais). Vc soube me transportar para o mundo da magia. Maravilhoso! Sinta meu abraço super apertado, super carinhoso, super longo, pois é isso que gostaria de poder fazer nesse exato momento. Agradecer te abraçando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima