VIVONS L’EXCEPTION! Viva a Borgonha!

Assistindo a um programa na televisão, Luiz e eu nos espantamos ao ver que só conhecíamos duas, das aldeias consideradas as mais lindas da França. Acredite, apenas duas com quase 20.000 km rodados naquele país. Haja estrada! Pois é, nesta maratona, tivemos oportunidade de conhecer a Borgonha, Provence, Côte d’Azur e suas cidades mais famosas. Em consequência do tal programa, resolvemos nesta atual viagem, percorrer essas mesmas regiões, porém, nos programamos para “Vivons l’exception!”, isso é, “Viver a exceção!” ou seja, viver o prazer da descoberta das denominadas “Les Plus Beaux Villages de France”. Voilá, teremos pela frente as mais belas e pequenas vilas da França. ver próximo post

.

vivons l

Hoje estamos na Borgonha! Aqui se encontram Dijon, Lyon e Beaune, só para citar as maiores e mais notórias cidades. Imagino que, quem não conhece, já ouviu falar, porém, lembrem-se, darei ênfase para as “villages”. A Borgonha é reconhecida pela sua história, seus vinhedos maravilhosos, seu patrimônio paisagístico, gastronômico e romântico. A nós, esses três últimos são os que mais interessam. Então…. 

Próximo destino: Châteauneuf-en-Auxois

Próximo destino: Châteauneuf-en-Auxois

Na estrada de ida para Châteauneuf en Auxois, a neve veio para nos surpreender. Não esperávamos por ela, mas fez com que o passeio se tornasse ainda mais lindo.

E estrada toda coberta com neve

E estrada toda coberta com neve

De repente, a paisagem começa a mudar… O branco aos poucos vai se transformando em verde… E o que era neve, virou grama, paisagens, espetáculo! Meu Deus, como assim?

Há menos de 500 metros, era neve!

Há menos de 500 metros, era neve!

No alto de uma rocha, uma das mais belas aldeias da França. A vila fortificada de Châteauneuf en Auxois permanece com sua silhueta austera, majestosa, mostrando que ainda “ está de guarda” ou no mínimo, “comanda” a beleza da região.

Esse é o visual que temos ainda da estrada. Nem parece, mas é tudo em menos de 10 minutos.

Esse é o visual que temos ainda da estrada. Nem parece, mas é tudo em menos de 10 minutos.

Pela estrada afora, vistas impressionantes, mais parecem conto de fadas.

Pela estrada afora, eu vou bem feliz....

Pela estrada afora, eu vou bem feliz….

Olho e me pergunto: Será real? Ou faz parte daqueles sonhos lindos que a gente não quer que acabe?

Passamos por essa lindeza

Passamos por essa lindeza

Talvez nem precisamos continuar, tamanha beleza já nos basta.

Carneirinhos pastando...

Carneirinhos pastando…

Para completar, aparece essa linda rota secular que é o Canal da Borgonha, construção iniciada em 1775 e concluída em 1832.

Canal da Borgonha

Canal da Borgonha

Nossa viagem está apenas começando, mas tenho a impressão que se ela acabasse aqui, já me daria por satisfeita. Isso se deve a tamanha beleza de tudo que estou tendo o privilégio de colocar meus olhos, chega ao quase inacreditável!

O chateau visto da estradinha

O chateau visto da estradinha

De repente aparece a plaquinha que nos trouxe a este destino tão especial e mágico.

Ah... plus beaux villages de france... Obrigada!

Ah… plus beaux villages de france… Obrigada por existirem!

A aldeia do século 12 e o castelo construído dentro dos domínios da imponente fortaleza quase assustam pela beleza e austeridade!

IMG_5864 IMG_5851

Châteauneuf -en- Auxois é um dos exemplos da arquitetura militar da Borgonha do século 14, quando se deu a Guerra dos Cem Anos. Foram construídos torres e enormes paredes de pedras para defender a aldeia e as planícies Auxois dos ataques do Império Plantageneta. Depois de nove gerações no castelo, o reinado dos Châteauneufs terminou em tragédia quando em 1456 a última herdeira, Catarina de Châteauneuf, foi queimada viva por envenenar seu segundo marido…

a loja_Fotor_Collage

Hoje, ao passear pelas ruelinhas, estreitas e lindas, com lojinhas de artesanato, não são bem por esses tristes tempos que meus pensamentos percorrem.

Feliz da vida!

Feliz da vida!

Dá vontade de levar a lojinha inteira

Dá vontade de levar a lojinha inteira

Mon amour!

Mon amour!

IMG_5856_Fotor_Collage

Quando estávamos subindo, o que víamos de baixo para cima era maravilhoso, agora, de cima para baixo… Ah! Tanto faz, as mais belas vistas da região!

Não importa para onde se olha, tudo maravilhoso!

Não importa para onde se olha, tudo maravilhoso!

A aldeia é um lugar misterioso que combina gastronomia com casinhas medievais. Numa delas, cheia de charme e história, desfruto de um chocolate quente e Luiz de um conhaque! Claro, para aquecer o gelo externo, porque aqui dentro, o coração bate no peito quente de emoção.

IMG_5900_Fotor_Collage

Como falei lá no início, as torres também parecem de contos de fadas… E eu, fadinha como algumas amigas tem se referido a mim… estou me sentindo uma autêntica fada…

IMG_5958

Ainda mais com neve...

Ainda mais com neve…

IMG_5935

E ao escurecer, mais magia toma conta deste conto de fadas… (Como se fosse possível!)

IMG_5960

IMG_5916

IMG_5936IMG_5937IMG_5938IMG_5939IMG_5940IMG_5941IMG_5942IMG_5944IMG_5943

Essa expressão é verdadeiramente maravilhosa! VIVONS L’EXCEPTION!! Nesse momento, concluímos que nossa opção foi perfeita. Sim, é exatamente isso que queremos ver e viver. Viva a exceção! 

Viva a Borgonha!

Viva a Borgonha!

aaaa

Se quiser receber as atualizações do Dilucious cadastre-se no http://dilucious.com.br/?page_id=2766

Curta e acompanhe a fanpage do Dilucious. Se gostar, compartilhe!

ser com arte

Você poderá gostar de:

19 comentários em “VIVONS L’EXCEPTION! Viva a Borgonha!

  1. Uau! Que marravilha! Não sei como dizer, mas depois que conheci o Dilucious e a Dilufada, a minha vida está repleta de exceções! Pois é, esta até parecendo o nosso “português”, que tem mais exceções do que regras! rsrsrsrsrsrsrs Para citar uma delas: comer coentro e achar gostoso!!!
    Putz! Mas que show de viagem! Já encontraram o Vatel por aí? Os três mosqueteiros, talvez o Rei Sol? Bon voyage!

  2. Meu DEUS do ceu!!!!!!!
    Esse lugar realmente parece fotos de revista!!!!!
    Mas como vc aparece nas fotos,eu acredito que existe sim!!!! rsssss
    Maravilha….
    Show…
    bjssssssssssssssss

  3. Que lugar,que fotos,que delícia!!!
    E que sorrisos…vcs estão com o semblante sereno,feliz e só isso já valeu a viagem!!
    Continuem assim,bjos

  4. Querida Dilu,

    Que maravilha de viagem! Um verdadeiro espetáculo! Fotos belíssimas, comidas deliciosas, lugares fascinantes! Estou adorando acompanhar seu roteiro! Acho que vou desistir do ski e vou ficar aí com vcs!!!! Kkkkkkk
    Bjs mil, Pat

  5. Amiga! Que lugar tão lindo! Que paisagem de sonho! Chegar aí deve ter sido emocionante, arrepiante! Aproveite muito, muito, muito….
    Beijinho
    Veronique

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps