Vocês já devem ter notado que depois do Dilucious, quero logo publicar tudo que acontece na gastronomia, e claro, minha opinião a respeito. Nestes dois últimos meses, fiquei ansiosa para postar que estava envolvida com a seleção dos melhores restaurantes da VEJA Comer & Beber Belo Horizonte 2014, já que fui jurada. Mas não poderia divulgar, pois se o fizesse, é óbvio que seria diferente o tratamento dedicado a mim nos restaurantes visitados. Bem gente, sei que infelizmente posso não agradar algumas pessoas com o que vou dizer, mas em primeiro lugar, meu compromisso é com vocês, leitores do Dilucious. Falo sobre isso no meu primeiro post veja aqui. A vocês devo um posicionamento honesto.
.
.
Este post vem trazer OS MELHORES, mas aproveito para ir um pouco além e dizer que no geral, a escolha que considero a mais importante, depois do CHEF DO ANO, é o RESTAURANTE REVELAÇÃO.
.
.
Assim como eu, imagino que o RESTAURANTE REVELAÇÃO seja a primeira categoria a ser pesquisada pelo turista quando visita uma cidade. Segundo a revista VEJA, em BH foi uma eleição apertada a que agraciou o Au Bon Vivant como um restaurante revelação. Mais uma vez, tive a oportunidade de ver o quanto somos pobres em bons lugares para comer, e ainda, me fez pensar quais parâmetros utilizamos para avaliarmos e elegermos os melhores.
.
.
Confesso que fiquei “encasquetada” quanto à preferência da maioria dos jurados para indicar o Au Bon Vivant como REVELAÇÃO. Já tive quatro oportunidades de jantar lá. A primeira foi ótima, a segunda nem tanto, a terceira péssima e a quarta foi para decidir não mais voltar (para mim o que ficou bem “revelado” é que a comida é uma bobagem, e simpatia é algo que os donos não conhecem). Copio aqui o que eu disse no outro post “Ai meu Deus… Qual escolher?, a respeito das minhas escolhas como jurada: “Gostaria de ter tido mais dúvidas, mais opções, enfim, gostaria de ter me “descabelado” diante de muitas incertezas. Sim, gostaria de ter tido muitas ofertas. Mas isso não aconteceu. BH está carente de mais restaurantes bons.”
.
.
Pois bem, pensando na falta de bons restaurantes, chego à conclusão que deve ter sido esse o motivo que fez com que o vencedor da categoria RESTAURANTE REVELAÇÃO tenha sido o Au Bon Vivant. Nos votos dos leitores, quem ganharia seria o mesmo que escolhi: Eloi Moreira Art Cuisine. Não é “chic“, mas a comida é muito, muito boa (na próxima semana publicarei o post dele).
.
.
Fora isso, fiquei muito feliz com alguns eleitos: o Ephigênia, que adoro, o Fogo de Chão e o Vila Roberti. Até mesmo porque votei neles. Alguns restaurantes vencedores já eram mais que esperados e por isso não criaram nem expectativa, como por exemplo, o Glouton, Taste-Vin e Domenico. Eu estava tão certa de que o Leonardo Paixão sairia vencedor como CHEF DO ANO que já tinha até preparado um ASSIM É VOCÊ com ele, para postar no dia da divulgação dos melhores veja aqui que lindo.
.
Leonardo, Domenico, Rodrigo e Lucas, espero que todos aqueles que ambicionam “chegar lá”, ou ao menos aprimorar, elejam vocês para seguirem como exemplo. Parabéns aos MELHORES!
.
LISTA DOS MELHORES RESTAURANTES da VEJA COMER & BEBER BELO HORIZONTE 2014
REGIONAL/BRASILEIRO
BELO COMIDARIA (meu voto)
VENCEDOR: Xapuri
————————
CARNE
QUINTAL PAMPULHA (meu voto)
VENCEDOR: La Victoria
————————
RODÍZIO
FOGO DE CHÃO (meu voto)
VENCEDOR: Fogo de Chão
————————
COZINHA CONTEMPORÂNEA
GLOUTON (meu voto)
VENCEDOR: Glouton
————————
FRANCÊS
TASTE-VIN (meu voto)
Taste-Vin)
————————
ITALIANO
VILLA ROBERTI (meu voto)
VENCEDOR: Villa Roberti
————————
ORIENTAL
SAKANÁ SUSHI & HAND ROLLS (meu voto)
VENCEDOR: Kei
————————
PEIXES E FRUTOS DO MAR
ATLANTICO (meu voto)
VENCEDOR: Pecatore
————————
PIZZARIA
DOMENICO PIZZERIA TRATTORIA (meu voto)
VENCEDOR: Domenico
————————
VARIADO
D’ARTAGNAN (meu voto)
VENCEDOR: Ficus
————————
BOM E BARATO
YUN TON (meu voto)
VENCEDOR: Nenhum foi escolhido
————————
RESTAURANTE REVELAÇÃO
ELOI Moreira (meu voto)
VENCEDOR: Au Bon Vivant
————————
ALMOÇO EXECUTIVO
EPHIGÊNIA BISTROT (meu voto)
VENCEDOR: Ephigênia
————————
CHEF DO ANO
LEONARDO PAIXÃO (meu voto)
VENCEDOR: Leonardo Paixão
————————
CARTA DE VINHOS
TASTE VIN (meu voto)
VENCEDOR: Taste-Vin
————————
SERVIÇO
FOGO DE CHÃO (meu voto)
VENCEDOR: Taste-Vin
————————
Adoro seus pista, verdadeiros e confiáveis. Parabéns!!!
Adoro seus posts, verdadeiros, confiáveis e com a doçura e educação , peculiares. Obrigada, beijo. Renata.
Renata querida, nossa! Eu devo te agradecer por este comentário tão afetuoso. Muito feliz com você aqui. Bjss
Dilu, vc é uma pessoa super bacana em quem podemos acreditar pra escolher um lugar bacana. Falou que é bom, é bom. Obrigada por fazer isso de uma forma tão legal. Beijos
Ei Fatinha, obrigada querida. Acontece que o blog não deve dar satisfação a nenhum estabelecimento, por isso posso falar o que vejo e como as coisas são na verdade. Um beijo carinhoso
Minha eterna referência 😉
Frô querida, somos referência uns para os outros desde que nos conhecemos. Deus foi muito bom quando nos colocou juntos naquela escola, não foi?
Diluzinha, vc num tem papas na lingua, ne? Adorei! Eu também não gostei do restaurante, mas só fui uma vez. A comida estava insossa (será que é assim que escreve?) e até eu que cozinho mais ou menos, vi que não era uma comida bem feita.
Continue nos informando, beijão!
Patricia, você é super cozinheira que eu sei.
Amiga, a questão não é ter, ou não papas na língua. A era do blog é boa por demais para ser desperdiçada, você não acha? Se podemos nos ajudar, eu dando umas dicas de hotéis e restaurantes, e cada um com o que entende e conhece mais… Poderemos ser mais felizes gastando menos energia, menos tempo, menos dinheiro, menos chateação, menos stress, verdade?
Bjs
Dilu, sei que o objetivo do blog é ser compromissado com os leitores, vi isso qdo entrei aqui pela primeira vez e fui ler o QUEM SOU. Leio todos os posts e ja vi que vc vem fiel a esse compromisso. Lá no principio, fiquei achando estranho uma blogueira falando mal de algum lugar, mas depois entendi que vc é fiel. Pelo visto nada te impede de falar o que pensa. Isto é muito bom e da credibilidade. Parabens!
Leonardo, apesar da gente não se conhecer pessoalmente, sinto que já sei um pouquinho de você, só pelos seus comentários. E gosto muito do pouco que sei. Fico muito feliz com isso, sabe? Ler você dizendo que se lembra da primeira vez que veio ler o blog me deixa com um aperto no coração…
Obrigada!
Querida amiga, por questões de convicção mesmo sobre a revista veja, a única publicação da mesma que leio e guardo é o comer e beber BH. Ajuda na hora de sair, especialmente com gente de fora. Confesso que, mesmo assim com reservas. A deste ano vou comprar e vou marcar os seus votos. Confiança no seu gosto e, especialmente, confiança na sua credibilidade. Sei bem como é a sensação que descreve de que ao falar algo desagrada muita gente. O tempo me ensinou a falar cada vez menos, mas a não ter medo de falar quando acho oportuno ou necessário. Esta liberdade, usada com pertinência, é deliciosa. Bjk
Vera, minha tão querida amiga, penso que em você tudo é certo e duvido que alguma palavra que você diga, conseguirá desagradar alguém. É verdade, o tempo deve nos ensinar a falar cada vez menos babozeiras, e a falar cada vez mais sobre aquilo que acreditamos e queremos.
Você é engraçada. O assunto aqui ERA uma simples questão de gostar ou não de restaurantes, tá? Olha bem para onde nos conduzimos… rsrrsssss Te amo demais por causa exatamente disso.
Dilu, adorei sua sinceridade e vontade de nos direcionar, vc é uma querida!
Sandrinha querida, andou sumida! Que bom ter voltado, bjss
Dilu, eu tb sou assim, qdo vou viajar, o primeiro restaurante que quero saber qual que é o revelação e o chef do ano. Vc fez muito bem de falar e dou força pra continuar assim mesmo. Bjkas
Obrigada pelo carinho Lidiane. Imagino mesmo que como nós duas, hoje todos aproveitam dessa ferramenta. Bjs querida
Diluzinha , parabéns , assim é que se age !
Sinceridade , dentre outras coisas , é que nos faz te admirar e sermos fiel ao Dilucious …
Lá no inicío do blog , qdo vc se apresenta , vc fala sobre criticas , que vc faria comentários como o do post , para nos ajudar em nossas escolhas , tb dando ”toque” aos donos de estabelecimentos .
Vc falou , eu acredito !!!
Bjs .
Amore de minha vida, foi assim que nasceu o blog, para dar dicas e, dicas são dicas, devem ser de acordo com o gosto da gente. Obrigada pela confiança, você é minha querida
Fada, lembra do seu post sobre seguir listas? Pois é, sigo a sua sem medo! O Leonardo disse tudo: credibilidade. Beijos
Amiga querida, credibilidade… hummm, vc que gosta dos ensinamentos que vieram da família. Papai falava que credibilidade existia era na ponta do bigode. Bjs
Dilu, é muito bom poder confiar nas pessoas. Não te conheço bem, mas vc em seus olhos, um olhar bom, honesto e simpatico. Nem me refiro as escolhas de restaurante, mas sim no carater e na essencia das pessoas. Bjs
Ai Carla, esse seu comentario valeu tanto que você nem imagina. Obrigada do fundo do meu coração. Bjs
Muito bom! Bjs Diluzinha
Juliana querida, obrigada!
Dilu do coração,uma das coisas q admiro em vc é sua sinceridade e total falta de afetação.
Suas escolhas,obviamente pessoais,são coerentes com o que vc experimenta sem se ater a modismos.
Isso para mim já te coloca no topo da credibilidade.
Mesmo q seu gosto possa vir a ser diferente do meu,confio em suas opiniões que serão sempre levadas em consideração.
Parabéns a vc ,minha queridinha!!!!
Obrigada Junia, meu maravilhoso reencontro. Reencontro de dom, de astral, de arte, de delicadeza, de amabilidade, de cuidado, de carinho, enfim, de coisas lindas (e até mesmo, de Coisas de Mesa rsrsrss). Bjs
Dilu, o que está no seu Blog é sagrado!Dilu postou está postado….
Ah que lindo Maria, você é uma linda, muito querida. Ai meu Deus, as amigas…
Fui lá uma única vez e comi um boeuf bourguignon que ficou muito abaixo das expectativas ( já comi bem melhores feitos por cozinheiros amadores ). O atendimento foi feito pelo próprio chefe e foi frio,impessoal,desinteressado. Lembro-me que havia 2 ou 3 outras mesas ocupadas e ele me pareceu bem mais solícito com elas. A impressão que deu foi que já eram conhecidos ou clientes frequentes do restaurante. Éramos seis pessoas à mesa e todos tiveram a mesma impressão. Chegamos a brincar um pouco,imaginando a razão da “descriminação”,mas saímos bastante chateados. Nunca mais voltamos.
Tina, boeuf bourguignon é um dos pratos que mais amo fazer. Demoro uns dois dias, pois deixo a carne na marinada de vinho tinto e depois, fica ali na panela cozinhando devagarinho, devagarinho… aiiii…amo demais.Se vc me der uma oportunidade, faço pra vc.
Quanto ao atendimento do senhor em questão, eu acredito, mas não entendo. Não entendo como alguém que gosta de trabalhar com o bem estar de outras pessoas, que ama comida (pq quem mexe c restaurante tem de ter muito amor pela comida), consegue ser e oferecer atendimento frio, impessoal e desinteressado. Mas acho que ele é sensível e ao ler um comentário como o seu, vai tentar rever sua postura. Estou certa disso, ainda mais que é essa a intenção do blog.
Bjs querida, gostei muito de ter vc aqui
Ops,”discriminação”. Nada como reler um texto que se escreveu para encontrar erros.rsrs
rsrssss Isso acontece o tempo todo!
Parabéns!
Sua lista está perfeita, sigo a risca.
Stella querida, aida bem que nossa lista é feita em conjunto. Adoro isso! Bjss
Oi Dilu!
Parabéns pelas orientações, sempre bacanas. O restaurante vencedor, quando lá estivemos há mais de 01 ano, achei a comida mais boba, impossível, fique me perguntando o que teria ocorrido, um dia de cozinha infeliz, excesso de exigencia da minha parte? Agora lendo seus comentários já tenho a resposta…
Magda querida, vc sumiu e senti sua falta. Ainda bem que está aqui, e ainda, confirmando os meus sentimentos. Te agradeço por isso.
As vezes, levamos fama de sermos muito exigentes. Eu não sou, gosto de qualquer e todo tipo de comida, mas gosto dela bem feita. O menu do Au Bon Vivant é curto e acho que poderia ser mais bem preparado, eu acho.
Não some, adorei seu comentário! Bjs
Já fui uma vez jurada de votos de restaurantes, mas da revista encontro. Tinha categorias que eu não sabia em quem votar por não conhecer, como restaurante revelação. Então, resolvi fazer pesquisa de campo antes de votar. Foi assim que conheci o Glouton e AMEI. Dei meu voto ao Leonardo Paixão e virei freguesa fiel. Meu faro não engana, pesquisei antes de ir conhecer os novos lugares. E para votar em outras categorias foi bem difícil porque não temos opções realmente boas em BH!
Analisando os votos de alguns jurados desta edição da Veja BH e do voto popular, tiro a conclusão que muita gente não conhece o que é realmente bom em BH e acaba votando em restaurante que nem merece levar prêmio de “melhor de bh”. Alguns itens ficava sem acreditar que a pessoa votou naquilo, por exemplo, na categoria de melhor rodízio, houve um voto para Raja Grill… Lá, alguns dias atrás, foi fechado pela vigilância sanitária porque a carne estava sendo servida podre e com larvas! Como pode isso??
Nem fala, minha querida. É algo difícil mesmo.
Ah que bacana, não sabia que tinha sido assim que vc conheceu o Glouton. Sem dúvida é o melhor de BH e na minha opinião, é também o melhor da America Latina, dentre os que conheço, claro.
Adorei te ver ontem, muito linda!
Gente, li cada comentário e não posso deixar de defender o restaurante em questão. Quem não erra? Será que todos aqui sempre cozinham ou fazem tudo sempre perfeito? Quem sabe, por uma infeliz coincidência, no dia que vcs foram ao Au Bon Vivant não faltou um funcionário?, ou o chef estava aborrecido com alguma coisa?, ou naquele dia os ingredientes não estavam bons? Sei lá, tanta coisa pode acontecer. Pensem nisso.
Ah Priscila querida, que ótimo seu comentário. Antes de postar sobre o restaurante revelação, que na realidade, é o tema principal do post, conversei com algumas pessoas, e a reclamação foi a mesma. No meu caso, foram 3 idas ao restaurante, sem sair feliz. Tudo bem que todos temos dias quando tudo dá e sai errado. Mas infelizmente, falamos de erros seguidos. Vc é uma fofa, e tem um bom coração. Bjs e obrigada por sua participação
Oi Dilu! Realmente é verdade o que vc disse sobre o Au Bon Vivant. Tenho ouvido insatisfação de pessoas que lá, uma vez freqüentaram. Espero que eles aceitem essa crítica como construtiva e façam as devidas mudanças. Um bom restaurante deve ter uma ou mais características únicas que se destacam na mente de um cliente e dar-lhe uma vantagem competitiva sobre os outros. Um bom cozinheiro entende seus convidados precisa e funciona bem com o pessoal da cozinha para garantir que os clientes recebem a sua refeição da maneira que pedi-lo o tempo todo.
Enfim, um bom restaurante é aquele que independente de faltar um funcionário ou até mesmo o Chef, continuará com sua qualidade de serviço e e respeito ao cliente com a mesma qualidade da comida.
Bjs.
Falou quem entende. Obrigada Felix por colocar a parte séria e o outro lado do balcão pra gente. E é isso mesmo que vc expôs tão bem. Nós, leigos, sabemos apenas se gostamos ou não. Não queremos saber se o dia foi ruim por motivos pessoais, se o tal faltou, ou o chef nao teve os ingredientes necessários. Além de tudo, se pagamos (e hoje é caríssimo), eles nunca falam que tiveram tais problemas e por isso não precisamos pagar. Saimos muitas vezes insatisfeitos e ainda pagando caro pelos erros alheios.
Boa Tarde Dilu, tudo bem?
Conheci na semana passada seu blog e já virei leitor assíduo. Trabalho com Gastronomia a aproximadamente 3 anos e acho super importante blogs (com o seu!) relatando experiências gastronômicas em suas visitas pelos bares e restaurantes de BH. Como profissional, leio tudo que sai sobre minha casa (e respondo a todas!) e tento acatar todas as sugestões de melhoria quando elas se fazem necessárias. Conhecer nosso público e levar até eles o que querem, da melhor maneira possível, é o princípio básico de nossa profissão. Comida e serviço de alta qualidade é imprescindível! Gostaria de lhe parabenizar pelo excelente blog e aproveitar para agradecer-lhe também pelo seu voto no Villa Roberti, como melhor italiano. Seu voto foi muito importante para nós e para os mais de 60 colaboradores que caminham junto conosco todos os dias. Um grande abraço. Daniel Roberti
Daniel, que delicia, adorei! Tomara que goste do meu blog sempre, porque assim como vocês do Villa Roberti, também prezo pelo melhor para meus leitores! Na realidade quase não faço posts de BH. São tão poucos os que valem a pena…
Meus votos são para que sua equipe aprimore a cada dia, e que Deus os abençoe. Bjs
Dilu, falar certas verdades sei que é muito difícil para quem fala, e na maioria das vezes, mais difícil para quem as recebe. Escrever… ainda pior. É realmente uma “saia justa”! Continuo te admirando e mais ainda por essa coragem! Sim, coragem, de estar batendo de frente com diferentes pessoas, gostos e opiniões. Mas, para alguns leitores que te conhecem pouco, o que não é o meu caso, por tudo que tem escrito em seu blog, sabemos que você tem sempre aprimorado com sinceridade. Não precisa dizer que tudo que leio, adoro, e principalmente, confio!
Rosa, que comentário bem escrito e inteligente! Adorei! Devo dizer que talvez você não tenha tido a oportunidade de ler o QUEM SOU http://dilucious.com.br/?page_id=888. Lá, faço uma colocação que é direcionada tanto para os leitores quanto para os donos de restaurantes:
Independente se sejam experiências vividas dentro da minha casa, em outros lugares por onde viajo ou em Belo Horizonte, a intenção, além de tentar ser útil e criar vínculos com os leitores, é a de também receber sua ajuda. Quero aprender e crescer com vocês, com suas dicas, sugestões e críticas. Compartilhar é isso: partilhar conhecimentos e informações. Do mesmo modo que criticas são bem vindas no Dilucious, os comentários negativos, quando aqui postados, terão como único objetivo, assessorar as escolhas dos leitores. Julgo que, ao expor vivências e experiências em lugares públicos, os acertos e as falhas notados, serão também de primordial importância para os estabelecimentos, pois podem servir como uma ferramenta de apoio na conquista de melhorias.
Fiquei muuuuuuuuuuuuuuito feliz com seu comentário e com vc aqui. Obrigada minha querida!