A meu ver, a melhor carne é aquela classificada como de “segunda” pela maioria das pessoas, pois adoro carne que exige muito tempo de cocção. O SOUS VIDE veio para melhorar ainda mais este e outros tipos de preparos. Sous vide é um termo francês que quer dizer “sob vácuo”. Seu uso na cozinha refere-se a um método de cozimento lento e em baixa temperatura. No caso, o alimento é embalado em sacola plástica especial, selada a vácuo e colocada no equipamento que se chama SOUS VIDE. A programação segue o desejo do cozinheiro, mas sempre por muito mais tempo que um cozimento convencional. Bem… Transcrevo aqui parte de uma reportagem que teve a cozinha moderna como tema. A mim coube falar sobre o SOUS VIDE. A quem possa interessar…
.
.
SOUS VIDE
Mais vida para sua cozinha
Por Dilu Bartolomeo Villela
.
O resultado final com um SOUS VIDE se diferencia dos métodos convencionais pelo fato da embalagem a vácuo maximizar sabor, prevenir a perda de umidade durante o cozimento e bloquear sabores gerados pela oxidação natural dos alimentos. O ganho é um alimento mais suculento e sobretudo com uma textura muito mais bacana.
.
O SOUS VIDE possui três estágios de procedimento: o preparo em si para ser embalado, cozimento e finalização. Gosto de congelar a marinada, fazendo cubos para colocar na sacola do SOUS VIDE, isso evita que o líquido saia no momento de selar. A cuba de banho-maria aquece de maneira uniforme, por isso a sacola deve ficar completamente submersa e se for mais de uma embalagem, não pode amontoar. É frequente que infle com o vapor da água, por isso deve ser mantida abaixo da água com o auxílio de um objeto pesado.
.
.
O controle preciso da programação do SOUS VIDE é importante, pois cada tipo de alimento exige uma temperatura e um tempo específico. O uso de ervas e especiarias age de forma inesperada, umas são amplificadas e seu sabor pode dominar. Os aromáticos como alho, cenouras, cebolas, aipo, pimentão, etc., requerem temperaturas muito mais elevadas do que carnes e por isso, devem ser cozidos separadamente. Para longos períodos de cozimento o azeite extra virgem resulta em um sabor metálico, por isso será utilizado somente após o preparo para enriquecer o sabor.
.
.
O vinho apresenta problemas significantes na cozinha SOUS VIDE. Se o álcool não é cozido antes de marinar, parte dele mudará do estado líquido para o estado gasoso enquanto no saco plástico, e fará com que a carne cozinhe de forma desigual. Para resolver este problema, basta evaporar o álcool antes de marinar.
.
Ainda daria pra ficar falando sobre esse maravilhoso equipamento por muito tempo, mas… finalizo dizendo que, com criatividade, cada pessoa consegue produzir suas próprias receitas e ser muito feliz com um SOUS VIDE.
.
Veja o post que mostra de uma maneira divertida sobre outro equipamento moderno:
THERMOMIX E DILUZETES Tudo de bom!
.
Chic demais!!!
Ana, obrigada pelo carinho amor. Bjs
Diluuuuu Vc é um SU! Parabéns!
Ahhh Patricia, obrigada querida, mas não tem nada de SU… rsrssss.. bis
Ah…… eu quero ser feliz com um sousvide, mas com vc operando ele diluzinha.
kkkkkkkkk essa foi boa amiga!!!!!!!!
Dilu, acabo de comprar a Termomix de 5ª geração que foi lançada recentemente. O sous vide para mim ainda é novidade tenho que fazer um namoro. obrigada pelas dicas. beijo, Mônica
Monica minha linda querida, conta pra gente tudo que faz a Thermomix de 5ª geração. Você poderia escrever um post. Conta! Please!
Dilu, vc é uma super cozinheira, eu faço aula de gastronomia e nao tem nada dessas coisas. A que vc podia dar aula viu
Leticia, eu sei como é, faz muita falta a modernidade nas escolas. Eu não sei como elas estão hoje em dia, mas quando eu fiz Estácio… hummm. não tinha nem sifão!
Não entendo nada de cozinha só fico babando de ver sua cozinha marvilhosa .
Ah Gloria, obrigada querida!
Querida Dilu,
Que saudades, espero que tenha tido boas entradas neste 2015 .
Este e o primeiro Post que leio neste ano.
Vou me organizar para acompanhar o que perdi. Saudades, Saudades.
Durante a leitura do mesmo, fiquei pensando como é bom ter um amiga Super, com conhecimentos tão preciosos, e que os compartilha com tanta alegria, prazer e gratuidade, o que não e muito comum nos dias de hoje.
Você é simplesmente Super minha querida, sabe conduzir o seu caminho, suas amizades muito melhor do que um ¨Sous Vide ¨
Durante este leitura fiquei tamvém imaginando na carinha feliz do Luizão diante de uma carne saborosa e bem preparada por este do Sous Vide .
Vamos nos inteirar melhor e avaliar as possibilidades de colocar estas dicas em prática.
Bjs, Bjs, Bjs
Graça querida, bom você já ter voltado! Precisamos encontrar para eu saber como foi tudo na viagem! Também estou com saudades! Mais um motivo.
Amiga, acho que a partilha de conhecimentos culinários é mais comum nessa área da gastronomia. Tenho a impressão que o assunto é tão delicioso, que todos os cozinheiros adoram falar a respeito kkkkkkkk Vou te apresentar uma amiga chamada Leninha e aí você entenderá a que estou me referindo kkkkkkk
Me conta qual a carne que ele mais gosta… só isso que te peço. Bjs
Dilu-ciousa conforme teve a graça de dizer a Graça ai logo a cima tb fiquei imaginando a carinha de todo mundo aqui em casa comendo a carne saborosa que ela falou preparada neste souvide aiaiaiaiai
Aiaiaiai mesmo Teresa. kkkkkk Vamos combinar e faremos um encontro para reunir todos. Bjs querida