Numa “corrente PASSA RECEITAS”, Ana Maria Birman me passou a receita do STRUDEL de BACALHAU, que eu tive o prazer de degustar na casa dela. Na hora que recebi por e-mail, nem acreditei – porque eu queria, mas fiquei sem jeito de pedir a receita. Claro que vou compartilhar com vocês! Nesse mesmo dia (aliás um dia muito especial, tanto na delícia do encontro, quanto na maravilha do FESTIVAL DE BACALHAU – ela arrasou!), a Ana fez um CROQUETE de BACALHAU que nunca experimentei igual, de comer rezando!!! Ah! Nem preciso dizer que ela é craque quando o assunto é bacalhau – bem que ela podia nos passar também a receita da bacalhoada (que imagino ter o nome de BACALHAU DOS DEUSES). Quem sabe ela nos manda as receitas? “Fica a dica” Ana… Rsrsrss….
STRUDEL DE BACALHAU
Por Ana Birman
Ingredientes
1 pacote de massa AROSA
1 posta grande de bacalhau dessalgado
2 dentes de alho
1 cebola grande
1 cenoura média ralada
azeite
azeitona (Opcional)
6 Folhas de repolho sem o talo. Elas têm por finalidade não deixar o bacalhau diretamente em contato com a massa, não umedecendo-a.
Modo de fazer
Retire o bacalhau do freezer e deixe até que ele fique em temperatuta ambiente
Coloque água para ferver e ponha o bacalhau por 3 minutos (Não deve ser mais que isso)
Retire o bacalhau do fogo e espere esfriar. Reserve a água.
Faça lascas do bacalhau tomando o cuidado para não desfiar.
Coloque as lascas de molho no azeite para hidratar e tampe com um filme plástico. Deixe em cima do fogão para ficar morninho.
Na mesma água passe as folhas de repolho e ao retirá-las, coloque para secar sobre um pano de prato
Faça um refogado com a cebola, alho, cenoura. Deixe amaciar, não dourar. Adicione o bacalhau e azeitona (nesta ordem). Mexa delicadamente para não desfazer a lascas
Abra a massa folhada e forre com as folhas de repolho já secas. Coloque o refogado de bacalhau, tampe com mais folhas de repolho. Feche a massa e passe gema sobre a superfície. Coloque para assar por 30 minutos
ANAdica: Deixe no forno esfriando para ficar bem sequinha e crocante.
Além de poder servir o Strudel de Bacalhau como prato principal, você pode servir num lanche, levar pra casa de algum amigo, para um PIC NIC… Delícia! Mas também pode servir como entrada, acompanhado com folhas verdes. Pra isso, faça um vinagrete simples com cebola picadinha (deixe de molho no gelo) aipo, sal, pimenta do reino, aceto, azeite, coentro ou se preferir coloque salsinha… Ou o que sua geladeira tiver ou sua imaginação mandar!
Aproveitem,
Ana Birman
BAIXAR RECEITA
Se quiser receber as atualizações do Dilucious, cadastre-se aqui. Obrigada, Ana
Que delicia! Vou fazer!
Felix, conta pra gente como ficou, tá? Sei muito bem que você dará seu toque pessoal, e isso é maravilhoso! Amo quando as pessoas pegam a receita só como uma referência e mudam colocando do seu jeito. Bjs querido!
Dilu, que bom que vc compartilhou conosco!
Ana, estou saindo pra comprar a massa Arosa e o bacalhau, eu vou fazer pra amanha!
Patricia, tira uma foto e manda pra gente ver. Bjs
Ana, eu não to entendendo o que é 3″, desculpa, eu sou um tanto burrinha mesmo hahahaha
3″( 3 minutos ) hahaha
Já arrumei lá… Rsrsss…
Ana, que maravilha essa receita, eu adorei! Eu tenho a massa aqui em casa, mas não tenho o bacalhau, mas eu achei a ideia sensacional. Vc acha que será que daria pra fazer com outra carne?
Maira, a Ana não sabe nada dessas coisas de blog, vou ter de responder por ela… rsrssss…
A massa folhada é uma das invenções mais fantásticas do mundo. Aceita QUALQUER coisa: doce, salgado, ácido, picante, enfim, é uma massa que nos é muito rica.
Você pode fazer com frango (aliás, tem uma receita clássica francesa que se chama Bouchée a la Reine, que é uma das coisas mais gostosas que existe. A massa folhada entra em formato de vol-au-vent, leva champignon e creme de leite), camarão, peixe, filet mignon ou carne cozida, lembrando sempre que qualquer um deles, deve estar pré-preparado para não soltar seu suco. Você pode fazer também de legumes, usando os que você e sua família gostam. Pode levar para o lado indiano e colocar um pouco de curry, coentro, tipo uma grande samosa. Afff… se eu ficar aqui pensando dá um livro de Strudel kkkkkkkkk
xará
Pra Páscoa já é uma das receitas que eu vou fazer, até que vc poderia dar as outras receitas que que vc acha Ana Birman? Eu achei o máximo o festival de bacalhau. Desde já agradeço, se vc for mesmo passar as outras receitas. Beijão
Ana Maria, a sua xará Ana é super linda, fofa, querida e generosa, mas não entende muito de blog, por isso estou eu respondendo por ela, e já falou que mandará as outras receitas. Adorei você também ter pedido, thankssss… Estou super feliz… kkkkkkkkk…. Bjs
Esta turma de mineira…. vou te contar, todas da pesada!
Katarina, a Ana realmente é da pesada. Você não imagina a beleza do que ela faz! Os doces então… afff!
Eu adoro bolinho de bacalhau , mas esse bacalhau dos Deuses eu quero aprender também … !!!
Teremos as receitas Gisele…
Dilu , você é sempre muito carinhosa com as pessoas e isso provoca curiosidade nas pessoas de te conhecer . Eu percebo delicadeza nos olhares das pessoas quando seu nome é citado . Isso é muito bunito .
Esta Ana Birman deve ter ficado toda feliz . Mas ela fez por merecer , esta receita deve ser um troço de bom !!!
Parabéns pra vcs duas.
Ah Silvana… chorei fia! Que carinho, obrigada… Fiquei sem palavras. Nossa! Espero ter oportunidade de poder falar sobre isso pessoalmente. Bjs amor
Ana, que delicia! Até pra colocar num brunch esse strudel é divino. Obrigada, eu quero fazer, não sei se eu vou dar conta do recado, mas…
Eu acho que vai ser o prato mais feito no final de semana! kakakaka