Hors d’Oeuvres podem ser servidos em uma mesa ou passados em bandejas entre os convidados. Gosto de diferenciá-los do nome de aperitivo, pois o aperitivo pode ser o primeiro ciclo de uma refeição. O tamanho de um hors d’oeuvre deve ser considerado um tamanho ideal para apenas uma ou no máximo duas mordidas, o famoso “bite size”, sempre servidos antes do jantar. Não fuja a essa regra.
Algumas características sobre o hors d’oeuvre é que são “construídos” em bases feitas de pão, massa folhada, crackers, vegetais ou em espetinhos. Nos dias de hoje temos uma variedade incontável de hors d’oeuvres e podem ser quentes, frios ou temperatura ambiente. Eu particularmente gosto muito de usar a criatividade e combinação de sabores na criação de um tipo de hors d’oeuvre.
Deixo aqui duas de minhas criações e espero que gostem, Felix
.
Caviar à la Havana
Ingredientes
Palmito
Salmão defumado
Caviar ou Ovas de capeline
Creme Fraiche
Pimentão vermelho
Limão siciliano
Ceboulete ou cebolinha para enfeitar
Preparo
Você vai cortar os palmitos em tamanho “bite size”, tipo cada um palmito de lata ou vidro será o suficiente para três hors d’oeuvres. Se houver algum palmito duro, não use.
Corte as fatias do salmão defumado no tamanho suficiente para enrolar a ponta do palmito, fazendo dele uma tacinha.
Aqueça meio copo de água com um pouquinho de bicarbonato. Quando estiver quente, coloque a cebolete ate ao ponto dela ficar bem mole. Retire da água quente e coloque imediatamente na água fria, se possível com gelo.
Cada ceboulete ou cebolinha será para um hors d’oeuvre. Você vai amarrá-la em volta do salmão, para evitar que o salmão defumado abra e solte. Feito isto, você já tem a base para o seu hors d’oeuvre.
Em cada tacinha você vai colocar uma quantidade pequena de caviar. Por cima do caviar, você colocará o creme fraiche não o deixando cobrir completamente o caviar. Para confeitar, use o zest do limão siciliano e do pimentão vermelho, enfeitando-o pronto para servir. Voila!
———————————————————————————————————————————–
Copinhos de Pepinos com Salada tropical defumada
Ingredientes
Pepino japonês
1 manga Aden
1 peito de frango defumado sem pele
1 cebola branca
1 pimentao vermelho
Azeite
Flor de sal
1 pote pequeno de mascarpone
1 pedaço de queijo gorgonzola ou blue cheese.
Dill para decorar.
Preparo
Em uma vasilha separada, picar o pimentão, a cebola, a manga e o peito de frango defumado em pequeninos cubos. Misturar com um pouco de azeite, flor de sal e pimenta do reino a gosto. Pronto! Você já tem sua salada tropical defumada. Reservar por 1 hora na geladeira.
Lavar cada pepino e com um descascador ou uma faquinha afiada, descascar os pepinos deixando-os com uma faixa com casca e a outra sem casca. Cortá-los do tamanho de 1,5cm aproximadamente. Usando um boleador, você vai cavar cada pepino o suficiente para segurar a salada tropical. Não perfure o pepino. Pronto! Você já tem a base do seu hors d’oeuvre.
Em um processador você vai bater o mascarpone com o queijo ate o ponto de creme. Não deixe o sabor do queijo sobressair muito. Reservar.
Na hora de servir, sobre os copinhos de pepino, coloque uma colher pequena da salada tropical defumada. Sobre a salada, coloque um pouco do creme de mascarpone e gorgonzola. Para enfeitar, coloque um galhinho de dill. Voila!
.
BAIXAR RECEITAS
.
Bonne nuit Felix
Eu acabei de falar com a Dilu que eu gosto do conteúdo dos posts, até numa receita tem um algo mais. Obrigada e parabéns! Christiana
Muito Obrigado Christiana. Esses hors d’Oeuvres além de saborosos, são bem leves.
Vc vai adorar.
Ô Felix, manda um monte de coisinhas destas pra gente, eu adorei!
Hey Fatinha!
Vou mandar mais! Será sempre um prazer contribuir para o melhor blog gastronômico que conheço. O Dilucious.
Que delicia Felix!!!
Obrigado Dorinha!!!
Ai Jesuisss, este blog é tudibom!
Obrigada minha flor, ainda bem que temos pessoas especiais como o Felix para ajudar a melhora-lo. Bjss
Adorei seu blog. As receitas deliciosas a apresentação linda!