Pra mim, o que mais faz a vida valer a pena, com certeza, são as coisas que nem Mastercard paga…
Por que estou dizendo isso?
Seguinte: temos um casal de amigos que mora em Heidelberg – ela brasileira, ele alemão. Amamos aqueles dois, desde o primeiro encontro e de lá pra cá, são surpresas como esta, que vocês vão ver a seguir, que eles nos proporcionam. Sim, imagina estarmos quietinhos aqui em casa, num começo de inverno… e de repente… Chega uma caixa de isopor linda, cheia de diferentes…
.
QUEIJOS, VINHOS E AMIGOS!
Nem MASTERCARD paga…
Por Dilu Bartolomeo Villela
.
Você já viu alguma foto mais linda que esta aqui no blog? Provavelmente não!
.
.
Como assim Dilu? Essa caixa está muito feia pra ser a coisa mais linda do Dilucious!
.
.
Ah… meus amigos… A caixa contém, não apenas um amontoado de delícias, mas também, um enorme gesto de carinho…
.
.
E foi por causa deste carinho que resolvi fazer o post de hoje. Quando chega o frio, muita gente quer montar tábuas de queijos e ficam um pouco na dúvida de qual vinho servir e por onde começar.
.
.
Para começar, devo dizer, mesmo sendo meio “purista”, mesmo adorando as boas “combinações” à mesa, acho uma grande chatice quando este tipo de preciosismo chega às tábuas de queijos.
.
.
O correto é que cada tipo de queijo “harmonize” com um tipo de vinho. Imagina numa grande seleção de queijos, eu ter de trocar os vinhos a cada pedaço de queijo que eu colocar na boca!
.
.
Pessoalmente, gosto de vinhos encorpados, vinhos brancos, vinho do Porto, então já cai por terra a ideia de que preciso saber as particularidades de cada queijo para, então, eleger os vinhos.
.
.
Ah quer saber? Prefiro gastar energia buscando criatividade para variar a maneira de como servir os queijos. O Petit Camembert ou Brie, por exemplo, fica delicioso quando levado ao fogo baixinho por mais ou menos 15 minutos, virando sempre para ser servido bem molinho! Amo!
.
.
A Burrata fica deliciosa sendo tirada pelo menos umas 3 horas antes da geladeira. Na hora de servir, você tempera com sal, pimenta do reino moída na hora, azeite e alguma erva que você gosta: salsinha, manjericão, orégano, tomilho fresco, etc
.
.
É bacana enfeitar as bandejas com frutas exóticas, mas mais bacana. é combinar geleias exóticas com queijos. Eu adoro!
.
.
Talvez a tábua da próxima imagem tenha sido a mais bacana no sentido de misturar doces com os queijos. Coloquei diferentes tipos em cada pequena vasilhinha.
.
.
Sempre procuro por ingredientes diferentes. Por exemplo: da mesma terra que vieram os queijos do meus amigos, a Alemanha, vieram também acetos balsâmicos aromatizados, uma maravilha! Aceto com amêndoas, com chocolate e com morango! Afff! Combinam demais com pães e queijos!
.
.
Falar em aceto, existem os envelhecidos, que são as maiores maravilhas. São tão preciosos, que é preciso ter um conta-gotas para serví-los. Também por serem muito mais fortes e concentrados.
.
.
É bom ver uma forma interessante de servir ingredientes comuns. Ficou “bunitinho” os biscoitinhos em forma de foqueira? Se sim ou se não, não importa, mas o crocante leve e quebradiço dos biscoitos casou com a maciez do queijo gorgonzola.
.
Existem pequenos acessórios de cozinha, próprios para esquentar queijos. Esse da foto a seguir, é da Riva. Uso demais! Neste dia, coloquei pignole torrado sobre o queijo… hummmm!!!! MARA!
.
.
Aqui ele vem com um tipo de queijo português muito similar ao Serra da Estrela. Ao lado, uma ricota de cabra que Luiz e eu estamos viciados.
.
Existem também as facas apropriadas para cada tipo de queijo. Não dá pra servir um grana padano sem um cutelo.
.
.
Todo mundo sabe que vou ao Domenico Pizzaria pelo menos duas vezes na semana. Lá comemos queijos maravilhosos. E lá conheci o Figo corso. Gente… inacreditavelmente deslumbrante saboreado com queijo. Para os cara de pau como eu: conte pra todo mundo! Quem sabe você tem a mesma sorte e algum amigo vai dar uma volta pela Córsega e te traz um lindo exemplar? Obrigada minha amiga ME que trouxe o meu! Guardo a sete chaves…
.
.
Se a cara de pau for completa e algum outro amigo te der um Serra da Estrela… Combine o Serra com o Figo e você conhecerá o paraíso!
.
.
Mas o Serra da Estrela é bom de qualquer jeito. Inclusive com frutas, que muita gente acha que não fica bom. Eu adoro! Se tiver um praliné de castanhas para completar…
.
.
Uvas e queijos. Queijos e uvas. No aconchego da cozinha… Nada mais confortante!
.
Eu gosto de laminar os pães, colocá-los no tabuleiro e na hora de servir, pulverizar água, sal, pimenta do reino e levar ao forno o tempo suficiente para esquentar, jamais torrar (presta atenção no tempo, que é no máximo 10 minutos). Eles ficam crocantes, deliciosos!
.
.
Não existem mesmo regras! Você pode até montar as porções de queijos individuais! Eu sou viciada nesse estilo veja aqui! Rsrsss….
.
.
E será que tem algo mais charmoso que você mesma preparar uma fruta e servir junto com o queijo? Eu cozinhei damascos frescos na calda de acúcar, especiarias, laranja, vinho branco e coloquei ao lado de um belo Roquefort com Pignole…. Juro! Taí a foto que não me deixa mentir! Rsrsrss…
.
.
Queijos pedem manteiga, sabia? Quem me ensinou foi minha sogra. Na época achei estranho, mas depois… Experimenta e me fala! Ah! E manteiga pede Flor de sal!
.
.
Ainda mais se a manteiga for boleada… Thuca demais!
.
.
Uma boa tábua de queijos pede não apenas pães, mas também grissines, telhas, biscoitos, torradas, enfim, vários tipos de acompanhamentos!
.
.
Eu, por exemplo, adoro colocar castanhas variadas. Faço um praliné de macadamia que é maravilhoso! Ah! mel de trufas também é a combinação dos Deuses!
.
.
Frutas secas também são muito bem vindas. Damascos, tâmaras, ameixas, passas, enfim, a que você tiver à mão!
.
.
Gente… Neste post eu quis mostrar que você brinca como quiser. Mas deixo a pergunta: existe combinação mais clássica do que queijos, vinhos e amigos?
.
O que surpreende é ter bons queijos, um vinho gostoso e muitos amigos por perto!
.
Harmonização boa é aquela que te faz feliz e isso basta!
.
.
De maneira alguma seria minha pretensão dizer que o queijo tal combina com o vinho tal e que tal harmonização me levará ao êxtase! Qual o quê! Êxtase pra mim é ter tudo aquilo que nem MASTERCARD paga. Pronto!
.
.
O post já acabou.
Daqui pra frente, se eu fosse você, não leria esse tanto de blá blá blá não (a não ser que você queira se aprofundar no assunto). Então, lá vai!
Gente, sem querer ser chata, já sendo, imagina se eu ficar aqui dizendo que “queijos cremosos combinam com vinhos brancos com acidez alta, ou com a delicadeza da Chenin Blanc, especificamente da África do Sul ou do Vale do Loire.
A maciez e textura dos queijos macios pedem um vinho de corpo médio para baixo e boa acidez, como um Barbera leve ou um Pinot Noir.
Queijos mais salgados devem evitar vinhos com taninos presentes. Enquanto que a Mozzarella e o provolone pedem vinhos sem taninos, com certo corpo como um Merlot ou um Chardonnay mais encorpado, amanteigado!
Já o mineiro do Serro, mais difícil de harmonizar, por ser ligeiramente ácido e salgadinho, pede pelas notas minerais do fortificado espanhol Jerez.
Os semiduros mais adocicados, como o gruyère e emmental, harmonizam bem com a acidez curinga do Pinot Noir e com o Montepulciano, leve, frutado e cheio de especiarias.
Já os queijos edam, estepe e gouda, levemente picantes, são ideais para a doçura dos Astis e versatilidade dos Rieslings.
Queijos duros tipo parmesão combinam com vinhos de sobremesa: Porto, Moscatel de Setúbal… Mas também com vinhos tintos secos, aqueles que abusam das frutas maduras e dão impressão de dulçor no paladar. Já o pecorino pede um vinho de corpo médio para leve, como um Barbera.
Os queijos com mofo combinam com Chardonnay, mas pode ir muito bem com um Chenin Blanc do Vale do Loire (provavelmente mais velho, terá maior complexidade aromático e cremosidade).
Bastante lácteos e salgados, chegando a ser levemente cítricos, os queijos de cabra são excelentes para acompanhar Champagnes.
O mais famoso dos queijos brasileiros, o da Serra da Canastra, acompanha uma taça de um vinho do Porto Tawny.” Êta combinação perfeita! Porém, continuo naquela que combinação perfeita é o que sua boca aceita e aprecia. Bora chamar os amigos e montar uma deliciosa tábua de queijos!!!
Agora o post acabou mesmo!
.
Eu não bebo nada de álcool, nada de vinho porque não gosto. Prefiro colocar os vinhos na comida. Mas queijos é outra história, sou apaixonada!! Deu vontade de comer tudo isso que colocou neste post. Outro dia meu avô me perguntou qual era o melhor queijo na minha opinião, respondi que o Serra da Estrela. Quando estava em Portugal, comprei um grandão e trouxe escondido na mala! Gosto muito de combinar os outros queijos com pães variados e geléias diferentes. Amo queijo com doce de figo mineiro e outras frutas como laranja cozida. Esta sua preciosidade me aguçou a curiosidade porque sou apaixonada também por figos, sempre compro pão de figos da Cumpanio para comer com uma fatia de queijo de cabra.. hmmm!!
Já estive em Heidelberg e a cidade é lindíssima! Já foi lá???
Maria querida, estivemos em Heidelberg antes de conhecer Leticia e Ingo, o casal mais fofo do mundo. Adoramos, é mesmo uma cidade linda, tanto que eu queria que a Louise fosse estudar lá. É uma cidade universitária, ne?
Vamos combinar de vc vir aqui provar o figo corso antes de vc viajar. É algo que não dá pra acreditar, foi o Domenico quem me deu pela primeira vez.
Vou te dar uma ideia que vc vai me agradecer pra sempre kkkkkkk Compra o pão com laranja da Bonome e faz torradas com ele. Paralelamente, faz “bifes” de ricota de cabra grelhados na chapa com azeite, alho e cebola… Meu Deus! Muito bom!
Outra sugestão. Na sua viagem, tente conhecer o Brillat Savarin, é um queijo macio e o mais saboroso do mundo… existe dele trunfado… inacreditável!
Mas como vc vai tb pra Lisboa, compre o Azeitão pequenininho, ou vá no Tasca da Esquina e coma lá. Eu tenho dúvidas de qual gosto mais.
Escrevendo e babando… kkkkkkkkkk
Fada definitivamente esse é o seu melhor post!!!! Top dos top!!! Sou louca, alucinada com queijos e salivei durante toda a leitura!!! E essas fotos deslumaravilhindas!!!! Ah, isso tudo ainda tinha que ter vindo do casal do conto de fadas!!! Também para uma Fada que escreve um blog só mesmo uma princesa eu um príncipe para dar um presente tão bacana!!! Estou bobaaaaa com tanta lindeza!!! Beijos com pó de pirlimpimpim!!!
kkkkkkk ah Polinha, vc é muito fofa! Obrigada querida, sem resposta pra vc, tamanha lindeza de comentário!
As fotos , to chocada. Que lindas…
Que aula Dilu!
Me senti numa degustação/workshop de queijos…
Obrigada amada…
A aula de hoje foi especial.
Beijos com saudades!
Minha FRÔ querida, como assim, falei tudo errado, falei pra não seguir harmonização, que não existem regras, enfim…
Ahhhhh nemmmmmm Dilu, que post mais GOSTOSO!!!!
Fia, ainda chegará o dia que poderemos sentir o aroma, e logo depois, poderemos saborear… Será?
Post água na boca…
Amo queijos, pães, geléias, e claaaaro amigos queridos ao redor da mesa
É minha amiga, estamos precisando encontrar pra praticar isso que todos amamos, senão, esqueceremos que sabor tem tudo isso! afff, quanto tempo!
Hummmm, meu Deus do céu! Que delíciasada! Mas eu queria saber uma coisa. Qual um vinho que poderia combinar com tudo?
Jussara querida
Normalmente, queijos combinam com vinho branco, mas escolha um tinto que você gosta e que seja ele a escolha perfeita. Bjsss
Só Jesus na causa…
Maravilhoso
kkkkkk Só Jesus na causa é muito bom! Obrigada querida!
Que espetaculo!! Aula maravilhosa.
Ah Ana querida, imagina! Longe dessa pretensão! Olha que coincidência: recebi essa caixa ano passado e só pensando nos meus amigos que não via há mujo tempo, resolvi fazer esse post – vc acredita que era aniversário dela?
Ah Dilu, dessa vez você arrebentou!Obrigada pelas dicas e ideias.Heidelberg realmente é uma cidade linda!!Um bj grande…
Uka querida, que prazer vc me deu vindo aqui no blog! Obrigada fia, bjs
Prezada Dilu, eu confesso que a primeira vez que eu fui entrar no seu blog foi no episódio da reclamação do restaurante italiano. Uma amiga me falou pq sabia que eu tb tive um atendimento de qualidade duvidosa e eu queria ler. Não deixei comentário pq era um assunto desagradável e eu achei que poderia esperar a minha primeira vez junto aos seus amigos. Eu ando lendo seus posts e eu acho que hoje chegou a minha vez de te felicitar e te desejar mais e mais bençãos de Deus. Você é fofa, delicada, competente, sabe profundamente o que que está fazendo com seus textos que são muito bem escritos e a sinceridade do que é colocado deve ser respeitado. Ainda te falo mais, se tivesse mais Dilus fazendo esse trabalho sério, bonito por aí, restaurantes como aquele italiano deixaria de existir.
Meu nome é Tania e muito prazer em te conhecer.
Tania, que bom você vir fazer parte dessa turma de amigos que todos os dias me fazem tão feliz. Cada palavra, cada comentário é assim pra mim: um presente. E hoje, ganho mais um: você! Seja muito bem vinda. Fora que nem tenho como agradecer “as bênçãos” – que elas caiam sobre NÓS pra sempre!
Já se foram quase 600 posts (graças a Deus), mas se você tiver oportunidade, leia o meu primeiro http://dilucious.com.br/?page_id=888 Lá falo o porque do Dilucious ter começado sua vida. De lá pra cá muita coisa mudou, pra melhor eu acho, e hoje o blog se tornou mais diversificado, temos pessoas lindas e queridas, os IT AMIGOS, que colaboram.
Ainda cabe dizer que estou feliz por você vir ao nosso encontro. Bjsss
Dilu! Aguei! Vou ter que reproduzir algumas ideias esse fim de semana solitário longe da minha querida amiga Ise.. O primeiro separadas desde que nos conhecemos.. Como sempre, o seu impecável bom gosto transborda a maior das expectativas. Parabéns!
Ah Natasha minha linda e já tão querida… A Louise me falou a mesma coisa: Mãe, vc acredita que esse vai ser meu primeiro fim de semana sem a Natasha? Fiquei pensando… pensando… e agora vem vc com o mesmo sentimento… Estou triste por ter presenciado a tristeza das duas amigas, e ao mesmo tempo, feliz em imaginar o reencontro daqui alguns diazinhos.
Menina, pra sua idade, vc escreve bem demais! Aproveita esse dom!
Realmente Dilu, hj o assunto foi de agrado geral: queijos, vinhos e acompanhamentos que até mesmo pela facilidade da “arrumação” tornam qq reunião mt agradável. Mt obrigada pelas informações. Abç.
Márcia, foi bom você ter tocado na “facilidade” da arrumação. No post, coloquei uma foto que fiz na casa de uma grande amiga, que sabe como ninguém arrumar uma mesa, sempre muito simples, mas sempre muito maravilhosa. A foto é a penúltima do texto e foi de uma dessas mesas na casa dela – coloquei pensando em falar sobre isso: da facilidade que o tema proporciona. Mas acabei esquecendo de dizer, e você veio pra me ajudar… (como eu amo cada comentário, ninguém imagina quanto!!!) Olha só: ela usa caixas de vinhos para colocar pães, garrafinhas de água pra colocar flores, ah, normalmente, essas flores são colhidas no jardim, enfim, a simplicidade que ela usa faz tudo ficar lindo, além de super aconchegante.
Obrigada minha querida, por mesmo sem querer, ter ajudado. São comentários como o seu que ajudam o post a ficar completo. Espero que você volte muitassssssssss vezes. <3 <3 <3
Dilu, amore,
Vc se supera assim, ne?!
Do nada, sem fazer força…
So de olhar pra uma caixa cheia de queijos… Tudo bem, são qualitätskäse mit Prädikat aus Heidelberg!
Ainda assim, tudo se transforma ! Esse post foi tao interativo, sutilll e sedutor, que não consigo dormir sem um pedaço de frescal com goiabada de Ponte Nova ( sem querer aludir à sua cidadania) rsrsrs que é o que temos no momento…
Bom tbem, vc não acha?!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk olha a sutileza chegando geeenteeeeeee
Como assim????? Então tá!!!!!!!!!! “são qualitätskäse mit Prädikat aus Heidelberg!” Ok fia! Eu acredito em tudo!
Olha aqui amor, nem de longe alguma das maravalhas acima chegam à delícia e ao luxo de ter em casa um manjar do quilate de “goiabada com queijo frescal”… Vc crê que acabei de ler seu comentário, comecei a escrever a resposta, mas a salivação me obrigou a levantar, ir a cozinha e…. comer um naco de goiabada com queijo (Canastra, na falta do frescal, bom também!!!).
Ah! Acredito também que nem de longe, você quis aludir à minha origem! kkkkkkkkkk Never!
Que maravilha!!!!!!
Nada mais gostoso finque receber amigos servindo vinho, queijos, frutas exóticas… E se possível, uma lareira acesa e neve caindo lá fora. Rsrsrs
Ahhhhh Felix feliz! Achei que o melhor de tudo foi “a neve caindo lá fora”… Afff! Quem nos dera! kkkkkkkk Mas sonhar faz parte das boas coisas da vida né amor?
(Anda sumido, hein? Não gosto quando vc some!)
Dilu, Dilu,
não me diga que esta Caixa Surpresa chegou no início deste inverno! Que lindura meu Deus!
Lembre-se dos amigos comedores de queijo e bebedores de vinho, kkkkk
Kisses and kisses.
Dourada… Dourada… em primeiro lugar não tem jeito de eu deixar de me “lembrar” desses amigos comedores de queijo e bebedores de vinho pq eles não saem do meu coração, quanto mais do meu pensamento. Fia amada, vcs moram num lugar escondidinho chamado ESPECIAL.
Agora, olha a coincidência: acabei de te citar num dos comentários aí pra cima… Veja se reconhece a mesa de uma das fotos. Se não reconhecer, não tem importância! Tenho certeza que vai sentir uma aura de carinho, de aconchego, de alegria, de amor, de tudo que existe de bom quando bons e queridos amigos se encontram! É disso o que a foto fala!