Saímos do Castello Banfi,
passamos por Buonconvento,
cidadela indicada pelo
concierge do hotel.
Achei que não valeu a pena,
pois não vimos nada de
interessante e ainda nos
atrasou para o almoço.
.
Vem
comigo!
SIENA
te espera…
Dilu Bartolomeo Villela
..
.
Mas em compensação, passamos por estradas lindíssimas, no meio da poderosa paisagem das colinas de Chianti e Crete senesi.
.
.
Segundo o São Google, Crete Senesi significa “argilas de Siena” e a coloração cinzenta distintiva do solo dá à paisagem uma aparência muitas vezes descrita como lunar. Esta argila representa os sedimentos do mar do Plioceno, que abrangia a área entre 2,5 e 4,5 milhões de anos atrás.
.
.
Depois de tudo isso… Chegamos! Estamos em Siena, uma das mais lindas cidades da Toscana, universalmente conhecida pela sua enorme riqueza histórica e artística, não à toa, é Patrimônio Mundial da UNESCO.
.
.
Estávamos super atrasados, por isso, fomos direto ao restaurante que o hotel nos indicou. Ótima escolha!
.
.
La Taverna di San Giuseppe é um restaurante típico e exclusivo, situado a 400 metros da Piazza del Campo, no centro histórico de Siena.
.
O princípio da construção data de 200 A.C., então, além de alimento pro corpo, tivemos um pouquinho de cultura.
.
A foto à seguir mostra uma abertura envidraçada por onde é possível ver um caminho que era usado pelos etruscos.
.
O mais bacana é a adega subterrânea, a qual, podemos visitar.
.
A adega de queijo, pra nós que amamos, instalada junto a adega de vinhos numa parte da área etrusca é uma atração à parte.
.
Como disse antes, estávamos em cima da hora. Tanto que o garçom só nos permitiu pedir um prato.
.
Mas a gentileza do chef, pequeno aperitivo pra abrir o apetite (como se fosse necessário!), não faltou – ainda bem!
Luiz pediu um duo de massas com trufas: Gnocchi di Ricotta con Fonduta di Pecorino di Pienza e Tartufo e Tagliolini al Tartufo…
.
E eu… Afff… eu pedi arrependimento… (Por que não pedi igual o dele, meu Deus?). Tenho mania de querer experimentar coisas diferentes e muitas vezes, me dou muuuito mal. Não que estivesse ruim, mas veja se tem comparação: Tagliatelle al cacao con sugo di cinghiale (massa com chocolate ao molho de carne de porco).
.
Mas o que vale é que é um restaurante direcionado a quem quer conhecer e apreciar uma comida genuína da tradição toscana, com um toque de criatividade.
.
Luiz pediu Tortino al cioccolato con cuore fondente e eu amo tiramisu, e a deles é muito boa!
.
.
Bom, agora que a parte gastronômica foi satisfeita, bora passear!
.
Vem
comigo!
SIENA
te espera…
.
.
Siena deve ser contemplada sem pressa.
.
.
Seu centro histórico é super conservado, suas vielas e ladeiras nos apresentam uma larga herança etrusca, romana e medieval, enfim, suas atrações são imperdíveis.
.
.
A principal delas é a Piazza del Campo, em forma de concha. MA-RA-VI-LHO-SA!.
.
.
.
Eu não sabia, mas a praça é inclinada como um anfiteatro. O Palio de Siena, corrida rápida e outrora brutal que, durante anos, acontecia fora dos muros, passou a ser na praça desde 1590, nos meses de abril.
.
Além da bela arquitetura, a inclinação do piso nos convida a um descanso. Muito gostoso relaxar e admirar. Muita gente deita e, literalmente, rola!
.
Imagino que Siena deve muito de sua fama a essa praça, simplesmente magnífica. Não só por sua dimensão, mas também pelos monumentos ao seu redor.
.
.
A Torre del Mangia, no Palazzo Comunale, foi construída no Séc. XII e na época, era uma das torres mais altas da Itália com seus 102 metros de altura, a mesma que a Catedral de Siena – isso sinalizava que a Igreja e o Estado tinham o mesmo estatuto.
.
Mas por que a torre recebeu esse nome tão curioso? É que o primeiro guardião da torre gastava todo o seu dinheiro, adivinha como? Mangiando! Sim, com comida (bom gosto o dele, né?). Este homem foi apelidado de “mangiaguadagni”, que se traduz como alguém que come seus ganhos! Posso muito bem compreendê-lo, pois, com a comida que a Toscana oferece, não podia dar outra!
.
.
Falando em “mangia”, a praça é rodeada por restaurantes. Pessoalmente, não gosto de comer neste tipo de restaurante turísticos que, normalmente, servem comida medíocre, mas adoro sentar num deles, tomar algo e ficar olhando o povo passar.
.
.
Gente, só mais uma coisinha: a Piazza del Campo é uma das maiores praças medievais da Europa.
.
.
E para completar o que já é maravilhoso, na praça ainda tem a Fonte Gaia, cujo aqueduto que a alimenta foi construído há 500 anos, .
A impressionante fonte é considerado um dos vinte mais belos pontos turísticos da Itália.
.
.
Depois de ficar bastante tempo na praça, é só sair andando para conhecer as belas ruelas e imaginar como tudo começou!
.
.
Vista de longe e visita imperdível é a Duomo de Siena.
.
.
E nenhum adjetivo lhe cabe melhor que SENSACIONAL!
.
.
A catedral está entre uma das mais lindas da Itália. Quase toda em mármore e ainda trabalhada com ricos e belíssimos mosaicos que contam passagens da bíblia.
.
.
O teto é um capitulo à parte, deslumbrante a abóbada pintada de azul com estrelas douradas.
.
Vem
comigo!
SIENA
te espera…
.
Rodamos… rodamos… Fomos pelo norte da Itália e quando voltávamos para Roma, olha onde fomos parar: Siena! Nada mal termos mais um dia por lá.
.
.
Cá estamos nós de novo! Siena não é uma “picola” cidade, ela oferece bastante coisas pra se fazer. Por isso…
.
Além de todos os monumentos, vale caminhar, sem pressa (repito), admirando as belas construções, descobrindo lojinhas de vinhos, queijos…
.
.
E até, quem sabe, ter a oportunidade de ver como se faz um doce que é típico da região: Panforte, feito com avelãs, nozes, amêndoas, frutas cristalizadas, passas, figos secos, chocolate e uma mistura de especiarias que é o segredo não revelado.
.
E tem outra, a cidade é tão linda que vale se dar a chance de ver seu anoitecer.
.
Foi mesmo uma sorte estar lá antes e depois do almoço/jantar.
.
Aconteceu nas nossas duas vezes em Siena de chegarmos num horário ruim para, ou almoçar, ou jantar. Eu tinha a indicação do restaurante La Taberna di Cecco, que, por sorte, nos acolheu nesse horário esquisito (16h).
.
Olha o que vem escrito no cardápio do La Taberna di Cecco: A mulher, a taberna e a porca; estas fazem-me “O coração se sentir feliz” (LXXXVII). Vai entender!… rsrsss… (Essa é pra você, Vera, minha amiga)
.
Vejamos o quê mais faz nossos corações felizes (devo lembrar que é época das trufas por aqui?). Que tal uma bruscheta com as fazedoras de corações felizes? kkkkkk…
.
.
Mas devo confessar: bom, mas bom mesmo, é a tal Papa de Pomodoro… Meu Deus, que maravilha!
.
Pensa você que as massas são comuns? Não! A massa é feita na hora por uma senhorinha de 90 anos, que está lá desde os tempos de seu genro Nando, que morreu muito cedo e deixou a taberna em suas mãos.
.
.
A qualidade da carne da toscana é impressionante, de comer de joelhos, fantástica, com trufas então…
.
Foi uma refeição super interessante, com a famosa senhora, que já saiu em jornais, nos contando sua vida. Adoro!
.
.
Não pedimos sobremesa porque eu estava doida pra tomar um belo sorvete italiano, tendo como pano de fundo, aquele cenário mágico da Piazza del Campo… Coisas que fazem não apenas nossos corações felizes…
.
A praça, que já era absolutamente fantástica durante o dia, ganhou lua, iluminação especial e aura romântica. Quer mais?
.
Acho que, a essa hora, você só pode estar com muuuuita vontade de arrumar um jeito de atravessar o oceano e ver tudo o que faz seu coração feliz – ao vivo e à cores… Vai lá, SIENA te espera…
.
.
VEJA POST ANTERIOR DESTE ROTEIRO A ITÁLIA
Contrate um tartufaio pra chamar de seu!
.
VEJA PRÓXIMO POST DESTE ROTEIRO A ITÁLIA
BORGO SANTO PIETRO mora “vicino alla perfezione” e do coração!
.
Boas indicações de restaurantes:
Antica Osteria Da Divo – Via Franciosa, 25 – Fone: +39 0577 286054
Pertinho da Duomo e da Piazza del Campo, é um restaurante que oferece pratos requintados da cozinha toscana. A atmosfera é única no gênero, por causa de suas fascinantes abóbadas de pedra de origem etrusca.
Osteria le Logge – Via del Porrione, 33 Fone: +39 0577 48013 (fechado aos domingos)
Foi em Siena que fiquei conhecendo o prato maravilhoso Papa al Pomodoro. Comemos no hotel em que ficamos hospedados. Após esta viagem fiquei doida procurando por uma receita desta maravilha. Felizmente achei uma maravilhosa do Jamie Oliver depois de muita busca e sempre faço aqui em casa nos dias frios pois ser muito fácil e rápido de fazer, fica tãaaao maravilhosa a sopa!
Na próxima viagem a Siena, irei nestes restaurantes que você indicou. Cheguei a ir em um por indicação do hotel, mas não amei, era restaurante pega turista, o número um no Trip Advisor (descobri depois de olhar). Como também cheguei em horário ruim em Siena, só pude comer em boteco sanduiche de pernil ótimo!
Beijos!!!
Maria amada, essa Papa de Pomodoro é simplesmente a coisa mais deliciosa que experimentamos. Meu Deus! Que delícia! Dá a receita pra gente, o Luiz vai adorar.
kkkkk… engraçado, as duas vezes que fomos em Siena, nós chegamos tarde demais. Na segunda valeu a pena pq estávamos na estrada mais bonita da Toscana, perto de Asciano. Aquelas estradas que são tiradas as fotos de publicidade da Toscana, sabe?
Nossa Dilu, que delícia! Eu gostaria muito de ir com você!
Bora Marcinha! Rsrsss… Bjs amor!
“FIAAAA” é só vc falar a hora que eu to arrumando as malas… Vou contigo pra onde quiseres me levar!
Ah Patricia, bem que a gente poderia arrumar uma viagem juntos, vai ser muito bom! Bjs minha querida!
Dilu, acho que eu fui em Siena e não vi com os mesmos olhos que vc. Eu nem vi a fonte meu Jesus tào bonita Obrigada por postar assim de um jeito tão completo e bacana. Um beijão
Simone, que bom que você gostou fia! Feliz demais! Bjsss
Dilu, eu venho visitando o blog e devo ser sincera, não me canso de surpreender. Como está no final do ano e eu nunca havia deixado uma mensagem, eu resolvi hoje te falar que vc está de parabéns e te desejar um feliz ano novo. Um grande abraço, Fernanda
Fernanda querida, obrigada por suas palavras que me fazem mega feliz, obrigada pelo carinho, obrigada por participar, enfim, obrigada! Espero te ver muitas vezes aqui com a gente em 2016 e que ele seja pra vc e sua família um ano de muitas alegrias, Bjss
Eu quero ser avisada do seu próximo roteiro Dilu, eu quero ir também! Feliz ano Novo!
Rsrsrss… Bunitinha! Bora viajar juntas, o próximo será para descrever um “BORGO” maravilhoso perto de Siena. Vc sabe o que é borgo?
Boa tarde, somos uma empresa de automação comercial e disponibilizamos sistemas de PDV, com soluções fiscais ECF, NFC-e, sistema SAT, já configurados para as novas leis de 2016.
Entre em contato conosco e tire suas dúvidas. 11 3435-2963, ou acesse http://www.integrasat.com.br/smallsoft/
Obrigado pela atenção, Sérgio Lopes.