Já falei do Relais Borgo Santo Pietro.
Ok, parte da propriedade é usada como horta, preciosa fonte da matéria-prima do Meo Modo.
Meo Modo é o restaurante do relais e Andrea Mattei, seu chef estrelado.
Andrea criou o conceito “terra ao prato” com a abundância de ingredientes frescos e sazonais.
Só quem experimenta uma comida assim, pode avaliar seu sabor e, no “Meo Modo” de pensar, isso consiste numa alquimia precisa entre excelentes produtos e bastante técnica culinária.
Será que é só a Meo Modo? Não, também a modo de Andrea Mattei!
.
Estava fabuloso, a MEO MODO!
Dilu Bartolomeo Villela
.
Quem já se perguntou de quão longe veio a cenoura que, brilhantemente, enfeita seu prato? Pergunte a Andrea Mattei qual seu modo de cozinhar e ele dirá que é simples, mas não óbvio.
.
.
– O cliente deve saber a origem do prato. Não é possível comer os mesmos ingredientes em qualquer lugar do mundo. É preciso que haja uma conexão com o lugar onde você se encontra, com sua cultura e seu clima. No Meo Modo, cultivamos, colhemos nossos próprios ingredientes a poucos metros da porta da nossa cozinha.
.
.
Lembra da horta que mostrei no Borgo Santo Pietro? Pois é! No Meo Modo, quase tudo vem de lá! Vamos combinar: produtos cultivados in loco fazem toda a diferença num restaurante como este.
.
.
O chef afirma conhecer a jornada de todos os ingredientes. As carnes são da região, os peixes são frescos, pescados pela manhã nas águas do Mediterrâneo, a maior parte das bebidas são da região.
.
.
Além de rótulos da França e Espanha, a adega fornece vinhos locais – lembra de onde é o famoso Montalcino? Daqui mesmo…
…
.
Mattei ainda pode se vangloriar:
– Temos a fantástica oportunidade de apresentar o melhor da cozinha toscana a apenas 30 minutos de Siena, num restaurante que se encontra no lugar mais bonito que se possa imaginar.
.
.
Chega de tanto blá blá blá, vamos ao que interessa! Nossa mesa tinha vista para o vale, numa varanda, ao ar livre.
.
.
Só que… heloowww!! Era jantar, noite, tudo escuro! Nem a vista significaria concorrência para o menu que estava por chegar. Nada, absolutamente nada, atrapalharia a atenção exclusiva dedicada tão-somente à comida.
.
.
Comida onde o chef combina receitas da cozinha italiana com cuidadosa atenção aos detalhes que conferem a ela, um toque grandioso.
.
.
Meu marido vegetariano tem passe livre em todos os restaurantes estrelados.
.
.
Eu, a comilona que tudo come, me deixei ser levada pelo chef numa viagem de sabores, aromas e sensações visuais, mesmo que as fotos não condizem!
.
.
Às vezes, quando um prato é fabuloso, nem é preciso dizer muita coisa, no caso, escrever. Por isso, limito-me a dizer: “Estava fabuloso, a Meo Modo”. Repito, mesmo que a foto não condiz!
.
.
Não posso deixar de comentar que, para acompanhar as criações do menu, o sommelier acertou na seleção de vinhos.
.
.
O agnolotti feito com farinha de milho recheado com coelho sobre creme de parmesão ao sabor de tomilho… (seu nome traz a palavra “caçador”, não sei porquê). E ainda, uma farofa de tomate desidratado com páprica… Maravilhoso, 5 estrelas!
.
.
Em seguida, veio um risoto de moranga com a folha da capuchinha e redução de vermouth. Este último é de uma cidade da toscana que fica pertinho de Firenze, chamada Prato. Para enfeitar e saborizar, pó de cipreste, que é a árvore típica da toscana. Para completar, pipoca de arroz. Show! Show! Show!
.
.
O menu retrata a mistura certa da fantasia com uma experiência gastronômica especial. A iluminação não favoreceu as fotos, principalmente a próxima, que é do pombo assado à perfeição com amoras selvagens.
.
..
A pré-dessert estava tão fabulosa que, pela primeira vez, fiz uma coisa que nunca tinha feito. E o pior, não sei dizer exatamente o que a tornava tão fabulosa!
.
.
Começou a esfriar e resolvemos acabar nosso jantar lá dentro perto da lareira, já que só faltava o queijo, a sobremesa e café.
.
.
Tudo que mostrei foi o que levou Andrea Matei a obter sua preciosa estrela Michelin.
.
.
O Meo Modo foi além da minha expectativa. Não só indico, como gostaria também, se me fosse possível, pegar uma Van voadora e levar quem, assim como eu, ama comer.
.
.
Se você me perguntar se foi caro, respondo que não. Não pela estrela Michelin, não pelo belo cenário, não pelas centenas de velas que fazem do ambiente o mais romântico e agradável do mundo, não pela equipe educada e atenciosa, não pelo chef, mas claro e unicamente, valeu cada centavo pela comida.
.
.
Lembra que eu disse há pouco que fiz algo que nunca havia feito? Então… Depois que saímos da varanda, meu pensamento insistia em pensar só na pré-dessert. Depois de tudo, é possível alguém pedir pra repetir? Sim, não me contive. Olha ela aí de novo!
.
Às vezes, quando algo é fabuloso, nem é preciso dizer muita coisa, no caso, escrever. Por isso, limito-me a dizer: “Estava fabuloso, a Meo Modo”.
.
ANDREA MATTEI – CHEF Meo Modo – +39 0577 751222
Website: www.borgosantopietro.com – info@borgosantopietro.com
.
VEJA POST ANTERIOR DESSE ROTEIRO A ITÁLIA
BORGO SANTO PIETRO mora “vicino alla perfezione” e do coração!
.
VEJA O PRÓXIMO POST DESTE ROTEIRO A ITÁLIA
Escola de Culinária Borgo. Simples assim!
.
Que delícia de jantar! Ainda mais neste hotel maravilhoso!
Patricia, realmente um show!
Obrigada pelo carinho amor!
Que show!
Ele está super certo quando diz que o cliente tem que saber a originalidade do prato. Fantástico! Só posso descrever esse jantar como “a unique fine dining experience”. BRAVO!!!!
É verdade Felix, vc falou tudo! Pena que as fotos não estão boas. Obrigada pela participação, amor! Bjss
Nossa senhora , que jantar super mega bacana heim ?Muito legal o jeito de contar p gente , thanks .
Obrigada querida, que bom que vc gostou, bjsss
Eu tb queria um jantar deste (literalmente) maravilhoso hahahaha
Fatinha querida, maravilhoso mesmo. Obrigada por vir nos prestigiar! Bjss
quando eu for na proxima viagem eu quero conhecer, obrigada pela dica, beijos
Que bom Gerusa, vcs vão adorar! Me fala na época! Bjs
Show!
Obrigada por estar aqui comigo Heloisa! Bjs
Dilu, deve de ser muito bom ter a oportunidade de participar de um jantar deste , ainda bem que vc conta pra gente assim a gente pode saber como é, beijos
Ah isso é legal, né Priscila? Não podemos ver tudo deste mundão, então é muito bom qdo podemos ver pelo olhar de outra pessoa. Eu adoro essa ideia de blogs por causa disso. Viajamos com a ajuda de outra pessoa, muito bacana. Bjs e muito obrigada