Olá, da última vez falei sobre o JAMBON PERSILLÉ veja aqui e para aquecer a sexta-feira de vocês vou falar de mais um prato bem tradicional na Borgonha. Quando acompanho brasileiros pela região, muitos me perguntam o que é o «Poulet Gaston Gérard». Poulet em francês quer dizer frango, mas então, que preparo é este? É um prato que leva frango e é à base de mostarda de Dijon. O POULET GASTON GÉRARD é uma homenagem a um antigo prefeito de Dijon de nome Gaston Gérard (claro!). Esta tão saborosa receita surgiu a partir de um acidente em 1935, quando o casal se preparava para receber um dos mais famosos gastrônomos da época, e também crítico da culinária francesa. A esposa do prefeito, a rainha Geneviève, tinha a reputação de ser uma excelente cozinheira, e nesse dia, preparava um frango à sua maneira quando derrubou, acidentalmente, um potinho de mostarda na panela. Desesperada ela tentou corrigir o problema acrescentando vinho branco da Borgonha, creme de leite fresco e queijo compté ralado. O resultado ficou maravilhoso e encantou o crítico, que batizou o prato de Poulet Gaston Gérard. Desde então, o preparo se tornou um clássico da culinária da Borgonha. Aqui usamos o frango da Bresse (região da Borgonha que tem o frango mais famoso da França). A receita é muito fácil. Mas mesmo assim, estou esperando vocês aqui na Borgonha!!!!!! A très bientôt !
RECEITA
POULET GASTON GÉRARD
Ingredientes
1,5 kg de pedaços de frango da sua preferência
Sal e pimenta
30 g Azeite e 30 g de manteiga
1 copo de vinho branco seco (da Borgonha, de preferência)
1 colher de chá de Páprica ou colorau
1 colher de sopa de mostarda Dijon
500 ml de Creme de Leite
200 g Gruyère ou Comté (ralado)
Preparo
- Tempere os pedaços de frango com sal e pimenta do reino.
- Em uma panela, aqueça o azeite com a manteiga e doure os pedaços de frango.
- Adicione a páprica ou o colorau e o vinho branco. Misture deixando evaporar o álcool.
- Coloque um pouco de água para cozinhar o frango.
- Quando o frango estiver cozido, coloque-o em uma assadeira. Adicione a mostarda, o creme de leite, polvilhe o queijo ralado e leve ao forno para dourar por 30 minutos em forno moderado (180 °).
Para harmonizar um bom Meursault Perrières ou um cru fica top! Pode ser servido com batatas.
BAIXAR RECEITA
.
E ai esta dando Certo ? Me contem Abracos da Borgonha !
Aline, eu fiz agora pro almoço e servi com maçãs e batata palha… hum, ficou super bom, obrigada pela receita, beijos do Belô!