semana, depois de
anos sem visitar
Ouro Preto, vi que
estar lá é poder estar
em estado de graça!
Meus queridos, estou tão apaixonada,
que espero poder abordar constantemente
esse assunto aqui no Dilucious, ou seja, o
que pretendo é, daqui pra frente, estar
constantemente em Ouro Preto… rsrrsss…
Um olhar carinhoso sobre Ouro Preto, por favor!
Por Dilu Bartolomeo Villela
.
.
Ficamos hospedados no Solar do Rosário. O hotel é lindo!
.
.
O casarão do Séc. XIX nos remete a uma época áurea da nossa história, seu entorno é deslumbrante.
.
.
Mesmo tendo sido reformado para se transformar em hotel, suas características originais foram preservadas.
.
.
A fachada, as grades dos balcões e as janelas foram conservadas.
.
.
O hotel é lindo, repito, e como minha intenção é voltar mais vezes, vou dizer umas coisinhas que, a meu ver, podem servir como crítica construtiva (ferramenta que a gerência do hotel pode usar em nome da boa acolhida, portanto, da excelência).
.
.
Pequenas coisinhas que deixam a desejar. Desejei uma simples caixinha de lenços de papel no banheiro, desejei usar um roupão e um chinelo, artigos básicos que hotéis 5 estrelas sempre oferecem e, sabendo disso, nunca levamos.
.
.
E outra, acordei muito curiosa, imaginando que fecharia minha linda viagem com um belo brunch mineiro.
.
.
Desejei um café da manhã digno da tradicional cozinha mineira. Ficou no desejo! De bom, tinha um rocambole bonitinho, frutas numa bandeja e, dizem, não me apeteceu, a omelete feita no fogão a lenha é muito boa.
.
.
O Solar do Rosário é considerado o melhor hotel da região, por isso, a maioria dos hóspedes devem desejar muito mais que um pão de queijo mais ou menos, pães ruinzinhos e a mesa bem pobrezinha e feia. Na verdade, acho que o que vi não combina com o hotel, muito menos com a cidade.
.
.
Mas para compensar, tinha um bolinho de milho MA-RA-VI-LHO-SO veja a receita aqui!
.
.
Tão delícia, que pedi a receita! A simpática senhora me deu sem vacilar.
.
.
E falando em vacilo, não tenho visto, nem ouvido meus amigos se referindo a Ouro Preto como uma opção de lazer, parece que a cidade foi esquecida. A propósito, sabemos quão é urgente acreditarmos no Brasil, e mais que isso, cultivarmos (ou reconquistarmos) nossa memória – que carece ser afetiva.
.
.
Devemos lançar nosso olhar carinhoso sobre o que é nosso, sobre o que é preciso resguardar, salientando que o Brasil não se resume apenas às praias, ao samba, ao Rio, (muito menos à corrupção). O Brasil também é BARROCO e MARAVILHOSO!
.
.
Um olhar carinhoso sobre Ouro Preto, por favor! Nosso colonial tesouro mineiro que, em 1980, foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.
.
.
Pra nós, é tão fácil avaliar in loco essa bela cidade histórica…
.
.
Gente, ela fica a um passo de nós, a apenas 95 km de distância, e uma bela distância a ser percorrida.
.
.
Só pela sua natural elegância já valeria a visita, mas Ouro Preto possui inúmeras outras atrações.
.
.
Além das igrejas do Pilar, do Carmo, da Sé, São Francisco de Assis, Bom Jesus de Matosinhos, Museu do Oratório, Museu da Inconfidência, Praça Tiradentes, Casa dos Contos, etc, etc, etc, ainda tem a beleza do monumento que é a própria cidade como um todo. Paisagem propícia para ser pano de fundo de nossas fotos, já que qualquer um dos lugares citados merece estar num cenário de filme.
.
.
É sim, cheia de monumentos arquitetônicos, mas a cidade ainda nos oferece “scripts” variados. Espetáculos teatrais, exposições, shows e para quem ama história, a cidade dialoga com o passado, por isso, nada melhor que, além das igrejas e museus, admirar pontes, chafarizes, casarios e ruínas da mineração.
.
.
Apreciadores da boa gastronomia têm onde buscar momentos à mesa de imenso prazer.
.
.
Quem não quer gastar muito tempo nas “paradas gastronômicas”, mas mesmo assim quer usufruir de um bom café com maravilhosos bolos, tem a Chocolates Ouro Preto. Delícia demais!
.
.
Os amantes da natureza podem optar por interessantes formas de laser no entorno de Ouro Preto: estação ecológica do Tripuí, Cachoeira das Andorinhas, Parque do Itacolomi…
.
.
Dispensa “palavrório” mesmo é o artesanato, tão mundialmente famoso quanto a cidade que o abriga.
.
.
Célebre também por seu clima romântico, a cidade é perfeita no acolhimento de casais apaixonados…
.
.
Falando em paixão: quem não é apaixonado por uma panela?
.
.
Ah! E ainda tem um pôr do sol de rezar e agradecer a Deus por tanta maravilha!
.
.
É em nome de tudo isso que sugiro um olhar carinhoso sobre Ouro Preto, por favor!
.
Veja aqui o post anterior sobre OURO PRETO
.
Amo Ouro Preto!
Cidade importante na história de Minas e do Brasil,que merecia o impulso de turismo que Tiradentes tem atualmente.
É exatamente isso que acho que está faltando a Ouro Preto minha amiga. Pelo menos, não vejo nenhum de nós querendo passar um fim de semana por entre toda aquela maravilha! Bora?
Dilu, tenho tb o mesmo sentimento com OP. Meus amigos não chamam pra gente ir pra lá e não vejo ninguém falando em ir ou que foi, todo mundo fala de Tiradentes eu tb gosto da cidade. Feliz este post. Parabéns, Leo
Obrigada Leo, vamos fazer uma campanha #borapraOP. Bjsss
Que exagero essa beleza ! Ouro Preto mais iluminada com Fada no pedaço. ..Adorei ❤❤❤❤
Ô sua linda! Vc é muito generosa em seus elogios, Renata. Aliás, elogios assim normalmente vêm (não sei se escreve assim ou veem) de pessoas que são do mesmo jeito. Obrigada amiga!
Post P E R F E I T O!!!!!!! É isto mesmo Dilu,Ouro Preto é uma cidade fantástica e ninguém vai mais pra lá. bjinhos
Então Patricia, bora pra lá passar uns dias bem maravilhosos, iguais os que passamos neste fim de semana. Bjss amore
Minha querida amiga, seu post está Divino, perfeito, as fotos estão belissimas. Você foi capaz captar de Ouro Preto, todo esplendor, toda a riqueza e magia, que a cidade possui, e guarda de forma singela, com simplicidade e ao mesmo tempo com magnificência a história do Brasil e de Minas. Parabéns, seu trabalho emergiu em meu coração um genuíno sentimento de orgulho das minhas origens, orgulho de ser Mineira, e de pertencer ás Minas Gerais. Bjs e muitas saudades.
Graça minha amiga do coração… vc fala tão lindo que fica difícil pra mim responder à altura de seu comentário! Obrigada minha querida! Aliás, vc foi além e completou o post. Quem me dera ter eu mesma escrito essas coisas no post. Obrigada por isso também!
Adorei esse post Dilu, nem parece que vc está logo ali pertinho de nós. Foi com tanta deferência, patriotismo e eloquência que vc falou de Ouro Preto que nossa linda cidade histórica tomou ares das maravilhosas cidades européias que vc apresenta pra nós! Parabéns por saber valorizar o que é nosso também! Bjos flor!
Virginia minha querida, mas foi isso que Luiz e eu falamos quando estávamos lá. Se morássemos na Europa e tivéssemos uma Ouro Preto tão perto, ela seria a cidade que passaríamos alguns bons finais de semana, enquanto que nós aqui, ficamos sem ir a Ouro Preto por 10 anos ou mais, que foi o meu caso. #borapraOP …rsrssss….
Amiga, uma pergunta que não quer calar. Ouro Preto ou Tiradentes? E nada de me responder com evasivas, tipo, cada uma tem seu encanto, etc, etc… Quero saber qual toca mais seu coração. Independente da estrutura turística. Volto amanhã pra ler a resposta, tá? beijos
Pra responder essa difícil pergunta que não quer calar tenho de entrar um pouquinho no jeito Dilu de ser… kkkkkkk… Sempre disse e digo pra Louise que devemos ser/estar felizes, satisfeitos e principalmente agradecidos, no lugar que estivermos no momento. Claro que, se tiver uma droga, isso deixa de ser dito. Mas sabe qdo vc está num lugar e fica dizendo “Ai que vontade de estar lá em Saint Paul de Vence”… Não sou assim! Normalmente, sempre em algum lugar, desce o espirito Polyana de ser… kkkkkk… Estou em casa, estou feliz e querendo estar em casa! Estou num sítio mequetrefe, mas tem pessoas que amo, tem comidinhas, tem papo bom, estou feliz e amando estar lá. Estou em Tiradentes querendo e amando estar em Tiradentes (haja visto meus posts sobre Tiradentes, cidade eleita pela maioria e que temos ido ultimamente). Estou em Ouro Preto, amando, querendo estar, e neste caso, REconhecendo Ouro Preto. Amei ter voltado a Ouro Preto depois de tantos anos. Confesso: achava Ouro Preto meio pesada, escura, introvertida, mas desta vez, estando lá, percebi e cheguei à conclusão que, quem estava assim, em outros tempos, devia ser eu mesma.
Espero ter respondido sem evasivas, apesar de tb achar que cada uma tem seu encanto e “encontros”… kkkkkkk
kikiki, Diluzinha vc é muito fofa! Gostei de sua resposta. Vc é assim mesmo, curte o aqui e agora. Se não curtir aproveita pra já descascar ali mesmo, na hora. Mas é sim evasiva kikiki. Gosto de Ouro Preto e de Tiradentes. Mas vejo Ouro Preto com uma aura pesada, de muita dor, de fantasmas tristes. Se eu me perguntasse qual cidade Dilu gosta mais, responderia sem pestanejar. Tiradentes!. Porque lá tudo começou, porque lá foi o lugar de sonhar, porque é mais leve, mais colorida, mais a cara dela. bjks amiga
Fia, num tem nada disso não – os fantasmas tristes já ficaram felizes, já passou muito tempo, eles já viveram muitas vidas e agora estão na fase boa, de correr pro inesperado, de sentar pra ver o por do sol, de ficar igual criança frente à comida do Maurinho, de querer sair dançando com o jazz do O Passo, de calar e ficar admirando a lua no céu, até de amar o frio e se esbaldar na cama quentinha… Ah Vera… vc tira cada coisa de dentro dessa sua amiga, que nem ela mesma acredita!
Dilu, o olhar que as pessoas tem sobre Ouro Preto é que fazem da cidade pesada ou encantadora. Vc a colocou na segunda posição, é seu olhar.
Acabei de dizer isso pra minha amiga Vera logo aí acima, Joana. Qdo eu ia pra Ouro Preto, sempre dizia que era uma cidade pesada, etc e tal. Nada disso, eu que devia ser! Ouro Preto é mesmo linda, colorida, limpa, rica, enfim, encantadora como vc mesma diz! Bjsss e obrigadíssima por estar aqui com a gente!
Parabéns pelo belo texto, não vejo nenhum outro blog tão bom como este.
Ô gente…. que delícia ouvir isso logo pela manhã de uma segunda feira! Muito, muito obrigada fia!
Eu sempre amei, amo e sempre amarei OP!
Opa! Simples e objetiva! Assim que se deve ser diante a grandeza de Ouro Preto! Adorei! Bjss e obrigada amore
Aliás Dilu, todos os posts deste blog são tudo de bom! Este de Ouro Preto então… perfeito!
Que bom fia, fico muito feliz com vc. Obrigada again! Bjs e volte sempre que estou te esperando!
AMO ESSA CIDADE E O ENTORNO TAMBÉM!!LINDO O POST!!Beijoca querida
Ah Marisa, mas vc está num dos lugares mais lindos que já vi. Amei Mendoza. Como está ai?