CAVIAR PETROSSIAN por Felix Matos

O caviar é para o jantar o mesmo que um vison é para as mulheres em uma noite de frio.

Sinônimo de luxo e de uma boa época, quando se entrava na executiva ou na primeira classe do avião e logo em seguida, se era recebido com champagne e caviar. Bons tempos… mas saindo um pouquinho da área gastronômica, não se assustem quando ouvirem dizer que o caviar também é usado na medicina. Cientistas descobriram seu uso para rápida recuperação de cirurgias e seu óleo, para alívio imediato de queimaduras. A medicina da beleza o usa para tratamento facial. Legal, não é? Bem… Se o caviar é comparado ao vison ao aquecer uma mulher numa noite fria, imagine usado para embelezar sua pele! 

PETROSSIAN

Por Felix Matos

Quando me mudei para Nova York, e “casei” com a gastronomia, passei a frequentar a Petrossian como se fosse uma igreja. Deixava toda a minha curiosidade vasculhar cada canto daquela maravilhosa loja e restaurante, pois queria muito me aprofundar no conhecimento do caviar,  chamado “Rei dos Reis”.

Fachada do Petrossian em Nova York
Fachada do Petrossian em Nova York

Em Nova York, sugiro que visite a loja / restaurante Petrossian. Sem falar das guloseimas, é uma viagem ao mundo do caviar, dos diversos patês e pessoalmente, recomendo o de wasabi e caviar. Hmmmmm!!!

Interior do restaurante
Interior do restaurante

Na busca do conhecimento, aprendi que o esturjão existe há pelo menos 250 milhões de anos nas regiões do Mar Mediterrâneo e Mar Cáspio, mas somente no início do séc. 18 o caviar se tornou conhecido mundialmente como “Luxury Delicatessen”. Hoje temos quatro tipos de esturjões que reinam no mundo do luxo. São eles, o Beluga, Sterlet, Ossetra e Sevruga. O preço fica entre 178 a 280 dólares por um potinho com 30 gramas da iguaria.

Caviar
Caviar

O Caviar do esturjão albino Beluga é conhecido como o “Golden Caviar” e chega ao preço de 25 mil dólares o quilo.

Golden Caviar
Golden Caviar

Alguns tipos de esturjões chegam a viver mais de cem anos e podem pesar cerca de uma tonelada e atingir 5 metros de comprimento. A fêmea do esturjão pode produzir até 20% de seu peso. Entre os anos de 2008 e 2011 a pesca foi proibida para reprodução.

Esturjão
Esturjão

A Petrossian hoje apoia a criação de esturjão em cativeiro, colocando o estado da Califórnia como o segundo maior produtor de caviar do mundo, perdendo apenas para o mar Cáspio. A comercialização de caviar pela empresa é de 50 toneladas ao ano. Os EUA são responsáveis por 60% da comercialização mundial. 

Criação do esturjão em cativeiro
Criação do esturjão em cativeiro

O caviar possui diferentes maneiras para ser servido. As mais importantes são de que ele nunca toque o metal para não comprometer o sabor das ovas, e esteja refrigerado em gelo na parte mais fria de seu refrigerador. A duração é entre 4 a 6 semanas antes de abrir. O sal que é adicionado nas ovas não deixa congelar.

Petrossian caviar
Petrossian caviar

As dicas são de que você o sirva em uma taça de madeira ou cristal e use as colherinhas de ouro ou madrepérola. Depois de aberto o caviar deverá ser consumido entre 1 e 2 dias.

Colheres de madrepérola
Colheres de madrepérola

Diz a lenda que é possível encontrar caviar barato. Pode sim. Mas com a lenda vem o ditado “lower price, lower quality”. Mesmo assim a qualidade básica do caviar é mantida.

Vitrine
Vitrine 

 

Não é aconselhável servir caviar com vinhos amadeirados. O Vinho branco tem que ser um vinho forte para combater o gosto forte do caviar. As bolhas da champagne, durante a degustação de caviar, ajudam a limpar o paladar para a próxima degustação. O caviar também tem uma certa quantidade de acetilcolina que impede a reação do álcool no organismo. Por isso que os russos estão sempre tomando muita vodka e degustando caviar.

image

Não deixe de experimentar também o cocktail Martini de caviar e a delícia de sorbet de caviar no restaurante. Digno dos deuses.

Drink
Drink

Eu poderia ficar falando do caviar e seus acompanhamentos pelos próximos dois dias…rsrsrs Pois sou apaixonado por eles. Crio receitas de pratos principais e hors d’oeuvres com o mesmo. Deixo aqui uma receita deliciosa para vocês testarem. Eu adoro, faço-a sempre que posso.

Sorbet

Agradeço a querida amiga Dilu pela oportunidade de compartilhar as experiências que tive neste maravilhoso e DILUCIOUS blog.

Ate a próxima e espero que goste da receita!

Felix Matos

VIEIRAS SOBRE CAVIAR EM PANQUECAS DE BATATA E PÊRA AO MOLHO DE CHAMPANHE

Rendimento: 6 porções

caviar receita

PANQUECAS DE BATATA E PERA

2 batatas sem casca e raladas

1 pera descascada e cortadas em cubos

1 raminho de alecrim fresco,  com as folhas picadas

1 ovo

Pitada de sal e pimenta do reino moída

1/4 xícara de cogumelos à sua escolha picados grosseiramente

2 colheres de sopa de azeite de oliva

Preparo Aperte a água das batatas com toalhas de papel. Em uma tigela grande, misture as batatas e demais ingredientes, exceto o azeite. Misture bem. Aqueça o azeite em uma panela grande em fogo baixo. Pegue uma colher de sopa e coloque 6 colheradas da mistura para fritar em forma de panqueca. Frite até que estejam crocantes e douradas, cerca de 4 minutos de cada lado. Retire com cuidado, polvilhe com sal e reserve.

MOLHO CHAMPAGNE BEURRE BLANC

1 cebola bem picadinha

1 raminho de tomilho

1 folha de louro

6 grãos de pimenta do reino inteiras

1/2 xícara de vinagre de boa qualidade

1 xícara de champanhe ou espumante brut

1/2 xícara de creme de leite

100 gr de manteiga

Sal e pimenta do reino moída

1/2 limão espremido

Preparo Em uma panela em fogo médio, junte a cebolinha, tomilho, folha de louro, pimenta, vinagre e champanhe e deixe reduzir para 1/3. Coe o líquido e descarte os sólidos. Adicione o creme de leite e deixe ferver até reduzir pela metade novamente. Corte a manteiga em cubos e misture-a na redução. Tempere com sal e pimenta a gosto. Misture o suco de limão.

VIEIRAS

6 vieiras de bom tamanho limpas

Sal e pimenta do reino moída

1 1/2 colheres de chá de curry em pó

2 colheres de sopa de azeite de oliva

Preparo Tempere as vieiras com sal e pimenta a gosto. Pulverize com o pó de curry. Aqueça o óleo em fogo alto em uma panela grande. Adicione as vieiras na panela quente e sele durante cerca de 1 minuto no primeiro lado e 2 minutos no outro lado. As vieiras devem ficar mal passadas no centro e firmes por fora.

MONTAGEM

Cavar a gosto (opcional)

Para servir, coloque a panqueca em cada prato, o caviar, cubra com uma vieira e regue com o molho quente.

Bon apetit!

BAIXAR RECEITA

aaaa

Oiiiê, se quiser receber um email avisando quando publico um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

21 comentários em “CAVIAR PETROSSIAN por Felix Matos”

    1. Obrigado a você querida Dilu. É sempre um prazer “diluciouso” contribuir no melhor blog gastronômico do país, que é o seu. Espero poder contribuir mais vezes.
      Bjs!

      1. Ah que lindo Felix, obrigada querido, tenho cá comigo que o blog é bacana porque somos uma família, todos postando juntos, uns contribuindo com os outros com o assunto que tanto amamos.
        Quem espera que você contribua mais vezes somos nós, os leitores rsrssss Seja bem vindo ao Dilucious!

  1. Fantástica essa integração Chef / Chefe e leitores , que às vezes trocam de lugar! Unidos pela mesma motivação : o mágico mundo da gastronomia!
    Belo post, Félix! Parabéns!
    Meu abraço,
    Maria Eugênia

    1. Maravilhosa, estou amando essa integração criada pelo IT AMIGOS, foi acontecendo aos pouquinhos, cada vez que falo: “Faz um post pra mim????” kkkkkkkk As meninas ficam me gozando por causa disso… Já virou chacota! Mas tão gostoso cada vez que recebo um post… vc me entende e sabe o que é isso. Bjs, nossa tarde hoje foi mais uma vez deliciosa!

  2. Linda A Salgueira

    Dilu e Felix, eu nem sei o que significa a palavra Blog, mas sei que é um troço tudo de bom hahahaaaa Olha só qie legal o Felix escrevendo pro Dilucious… Tb quero!!!

    1. Linda minha querida, você pode escrever sim. Esse espaço que chamamos de IT AMIGOS é para que os amigos sintam-se integrados e fiquem mais próximos. Você escolhe o assunto, claro que tenha a ver com o Dilucious, e nos manda. Espero pelo seu post rsrrssss Bjsss

  3. Querido Felix…
    sem duvida nenhuma , seus anos de experiência em Nova York fizeram total diferença em sua vida.
    Você é um profissional maravilhoso, dedicado , e de alto nível. Suas receitas refletem seu bom gosto.
    Parabéns , continue colaborando com sua sabedoria , em trazer novidades e conhecimentos da gastronomia internacional.,favorecendo seus admiradores., neste ilimitado universo gastronômico.Estarei conectada..e o jornal Araxa também esta as ordens, para difundir as suas habilidades
    grande abraço

  4. Olá. Adorei a notícia e fiquei com uma curiosidade. Qual o nome da espécie deste esturjão da foto? Se possível o nome ciêntífico, mas me contento com o nome comum mesmo. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima