OVO ESPUMOSO

Há quinze anos eu tentei fazer ovos a 64°, usando um termômetro culinário para estabilizar a temperatura da água, mas foi impossível. O Sous-Vide tornou minha vida muito mais “emocionante”, além de me provocar a preparar experiências inusitadas.

 OVO ESPUMOSO

Ovo espumoso

Ingredientes para 10 pessoas

10 ovos

sal e pimenta

100 g de manteiga noizete (queimada)

200 ml de Caldo de carne

Pedacinhos de tufas (opcional)

Para a Espuma

Alho e cebola

1 batata

Azeite

50 ml de vinho branco

200 ml de caldo de galinha

salsinha

tomilho

100g de Queijo Parmesão ralado

150 ml de creme de leite

Noz moscada

1 pitada de Tabasco

sal e pimenta do reino

1 clara

Preparo

– Coloque a água dentro da bacia do sous vide e programe para 63°C. Quando atingir essa temperatura, coloque os ovos delicadamente na água e deixe por 1 hora.

– Enquanto isso, aqueça a frigideira com azeite e refogue o alho, cebola e batata. Coloque o vinho e deixe evaporar. Adicione o caldo e deixe amaciar a batata. Coloque o resto dos ingredientes (menos a clara). Retifique o tempero, espere esfriar e coloque no Thermomix ou no liquidificador com a clara. Mesmo o creme sendo batido no Thermomix, eu gosto de passar pela peneira para ficar bem sedoso, só então coloco no sifão. Use 1 cápsula de gás.

– Com muito cuidado, tire as cascas dos 10 ovos que foram cozidos no Sous Vide e separe as gemas das claras, para utilizar só as gemas (pessoalmente, não gosto da textura que a clara adquire).

– No prato, coloque a manteiga noizete misturada com caldo de carne. Coloque a gema, tempere com sal e pimenta do reino, cubra-a com espuma e se quiser, use pedacinhos de trufas. Use pipetas com azeite trufado para aromatizar e conferir um charme a mais, afinal a cozinha também é feita de “glamour”.

DILUdica: Na falta do SOUS VIDE, coloque a água para ferver e coloque os ovos. Abaixe o fogo e deixe os ovos cozinhando por 5 minutos. Retire os ovos do fogo e deixe por 2 minutos na água gelada. Esse processo faz estacionar o cozimento. Descasque os ovos ainda mornos, tempere e sirva imediatamente.

BAIXAR RECEITA

aaaaOiiiê, se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima