MOQUECA DE PEIXE E LULA

Que tal um pouco de cultura inútil? No vídeo, Dorinha fala da moqueca baiana e da capixaba. Por que de uma, e outra? E quem é o dono da receita? Na verdade a moqueca não é nem capixaba, nem baiana! Existem diferenças nos temperos, mas na técnica, que é o que aponta quem criou a receita…  A cozinha capixaba sofreu sim, muito mais influência indígena e portuguesa do que a baiana, que teve em Salvador o maior porto de entrada de escravos no Brasil. Claro, trouxeram junto, seus hábitos alimentares. Mas por que “moqueca”, que técnica é essa? Antes de existir a moqueca, os índios brasileiros criaram o “Moquém”, que é o peixe envolto em folha e feito sobre ou sob a brasa, que tecnicamente, é a maneira branda de assar ou cozinhar o peixe em seu próprio suco. Hoje, o “moquém” fica por conta da panela de barro e as paneleiras, senhoras que moldam, queimam e tingem as panelas com cascas de manguezal, são as responsáveis pelo sabor inigualável da moqueca. Mas os genuínos donos da receita são os…. índios!

.

Moqueca face

.

MOQUECA DE PEIXE E LULA

.

.

.

BAIXAR RECEITA

.

Se você quiser ver um post incrível sobre a verdadeira Moqueca e ainda, ver uma linda índia aqui na minha cozinha, clique nesse link Pajelança, Comilança e muita Pujança! Bjs, Dilu

.

aaaa

Se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

6 comentários em “MOQUECA DE PEIXE E LULA

    • Quando se fala de moqueca, todo mundo ja pensa que e’ dificílimo de se fazer. E muito pelo contrario, MUITO FACIL!!! Fora o tanto que e’ deliciosa!!! Obrigada a vc Ludmila!!! BJ

  1. Huuuummmmm !!!!! Que delíciaaaaaaa !!!!!! Pra este final de semana tudo de bom !!!!!!! Dorinha , o que a gente pode fazer de tira gosto ou entrada ? E sobremesa o que que vc acha que pode combinar ?

    • Jackie.. tudo de bom a qualquer hora…rsss
      Ja fiz dois videos somente com entradinhas. Todos dois sao ótimos!! Vc pode ver aqui no blog ou entrar no nosso site também: http://www.artecomsabor.com Aproveita e veja a sobremesa : Cuscuz de coco. Eu amo de paixão, e acho que tem tudo a ver com a moqueca. Outra opção seria a torta de leites, simplesmente divina. Qualquer duvida que vc tenha, pode entrar em contato com a gente ok? Bjs e bom jantar!!!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps