Estava fabuloso, a MEO MODO!

Captura de Tela 2016-01-14 às 00.33.54Já falei do Relais Borgo Santo Pietro.

Ok, parte da propriedade é usada como horta, preciosa fonte da matéria-prima do Meo Modo.

Meo Modo é o restaurante do relais e Andrea Mattei, seu chef estrelado.

Andrea criou o conceito “terra ao prato” com a abundância de ingredientes frescos e sazonais.

Só quem experimenta uma comida assim, pode avaliar seu sabor e, no “Meo Modo” de pensar, isso consiste numa alquimia precisa entre excelentes produtos e bastante técnica culinária.

Será que é só a Meo Modo? Não, também a modo de Andrea Mattei!
.

Estava fabuloso, a MEO MODO!

Dilu Bartolomeo Villela

.

Quem já se perguntou de quão longe veio a cenoura que, brilhantemente, enfeita seu prato? Pergunte a Andrea Mattei qual seu modo de cozinhar e ele dirá que é simples, mas não óbvio.

.

IMG_8480

.

        – O cliente deve saber a origem do prato. Não é possível comer os mesmos ingredientes em qualquer lugar do mundo. É preciso que haja uma conexão com o lugar onde você se encontra, com sua cultura e seu clima. No Meo Modo, cultivamos, colhemos nossos próprios ingredientes a poucos metros da porta da nossa cozinha.

.

IMG_8532

.

Lembra da horta que mostrei no Borgo Santo Pietro? Pois é! No Meo Modo, quase tudo vem de lá! Vamos combinar: produtos cultivados in loco fazem toda a diferença num restaurante como este.

.

IMG_8458

.

O chef afirma conhecer a jornada de todos os ingredientes. As carnes são da região, os peixes são frescos, pescados pela manhã nas águas do Mediterrâneo, a maior parte das bebidas são da região.

.

IMG_8533

.

Além de rótulos da França e Espanha, a adega fornece vinhos locais – lembra de onde é o famoso Montalcino? Daqui mesmo…

IMG_8457

.

Mattei ainda pode se vangloriar:

      – Temos a fantástica oportunidade de apresentar o melhor da cozinha toscana a apenas 30 minutos de Siena, num restaurante que se encontra no lugar mais bonito que se possa imaginar.

.

Biscoito de terra Pó de azeite que é azeite desidratado e coisinhas da deliciosas

Biscoito de terra e coisinhas da deliciosas

.

Chega de tanto blá blá blá, vamos ao que interessa! Nossa mesa tinha vista para o vale, numa varanda, ao ar livre.

.

IMG_8470

.

Só que… heloowww!! Era jantar, noite, tudo escuro! Nem a vista significaria concorrência para o menu que estava por chegar. Nada, absolutamente nada, atrapalharia a atenção exclusiva dedicada tão-somente à comida.

.

Pó de azeite que é azeite desidratado

Várias formas de servir azeite. Pó de azeite que é azeite desidratado com cápsulas de azeite

.

Comida onde o chef combina receitas da cozinha italiana com cuidadosa atenção aos detalhes que conferem a ela, um toque grandioso.

.

Salada com Folhas da horta, rabanete, maça e muita beterraba em creme e pó da terra. Aí está a explicaçãoo do que não é obvio!

Salada com Folhas da horta, rabanete, maçã, muita beterraba em creme e pó da terra. Aí está a explicação do que não é obvio!

IMG_8474

.

Meu marido vegetariano tem passe livre em todos os restaurantes estrelados.

.

Verdure di stagione, olio extra vergine toscano Legumes fresquissimos da horta e grelhados com sabor dos Deuses

Verdure di stagione, olio extra vergine toscano
Legumes fresquíssimos da horta, grelhados com sabor dos Deuses

IMG_8473

.

Eu, a comilona que tudo come, me deixei ser levada pelo chef numa viagem de sabores, aromas e sensações visuais, mesmo que as fotos não condizem!

.

Uovo di Borgo al vino rosso, grano Ovo com trufa branca e trigo.

Uovo di Borgo al vino rosso, grano
Ovo com trufa branca e trigo.

meo modo_Fotor_Collage

.

Às vezes, quando um prato é fabuloso, nem é preciso dizer muita coisa, no caso, escrever. Por isso, limito-me a dizer: “Estava fabuloso, a Meo Modo”. Repito, mesmo que a foto não condiz!

.

Às vezes, quando um prato é maravilhoso, nem é preciso dizer muita coisa, no caso, escrever. Por isso, limito-me a dizer: “Estava maravilhoso, a Meo Modo”. Mesmo que a foto não condiz!

Para acompanhar as criações do menu, o sommelier acertou na seleção de vinhos.

.

Não posso deixar de comentar que, para acompanhar as criações do menu, o sommelier acertou na seleção de vinhos.

.

IMG_8490

.

O agnolotti feito com farinha de milho recheado com coelho sobre creme de parmesão ao sabor de tomilho… (seu nome traz a palavra “caçador”, não sei porquê). E ainda, uma farofa de tomate desidratado com páprica… Maravilhoso, 5 estrelas!

.

Agnolotti di farina di mais al roti di coniglio con salsa cacciatora

Agnolotti di farina di mais al roti di coniglio con salsa cacciatora

.

Em seguida, veio um risoto de moranga com a folha da capuchinha e redução de vermouth. Este último é de uma cidade da toscana que fica pertinho de Firenze, chamada Prato. Para enfeitar e saborizar, pó de cipreste, que é a árvore típica da toscana. Para completar, pipoca de arroz. Show! Show! Show!

.

Risotto

Risotto alla zucca, nasturzio, vermouth di Prato

IMG_8503

.

O menu retrata a mistura certa da fantasia com uma experiência gastronômica especial. A iluminação não favoreceu as fotos, principalmente a próxima, que é do pombo assado à perfeição com amoras selvagens.

.

Piccione arrostito con girasole e more selvatiche

Piccione arrostito con girasole e more selvatiche

..

A pré-dessert estava tão fabulosa que, pela primeira vez, fiz uma coisa que nunca tinha feito. E o pior, não sei dizer exatamente o que a tornava tão fabulosa!

.

Yogurt fragola con cioccolato bianco

Yogurt fragola con cioccolato bianco

.

Começou a esfriar e resolvemos acabar nosso jantar lá dentro perto da lareira, já que só faltava o queijo, a sobremesa e café.

.

I formaggi, croccante di crosta

I formaggi, croccante di crosta

Essa crosta crocante...

Essa crosta crocante…

.

Tudo que mostrei foi o que levou Andrea Matei a obter sua preciosa estrela Michelin.

.

Eu e Andrea

Eu e Andrea

.

O Meo Modo foi além da minha expectativa. Não só indico, como gostaria também, se me fosse possível, pegar uma Van voadora e levar quem, assim como eu, ama comer.

.

IMG_8519

.

Se você me perguntar se foi caro, respondo que não. Não pela estrela Michelin, não pelo belo cenário, não pelas centenas de velas que fazem do ambiente o mais romântico e agradável do mundo, não pela equipe educada e atenciosa, não pelo chef, mas claro e unicamente, valeu cada centavo pela comida.

.

sobremesa

Sobremesa

.

Lembra que eu disse há pouco que fiz algo que nunca havia feito? Então… Depois que saímos da varanda, meu pensamento insistia em pensar só na pré-dessert. Depois de tudo, é possível alguém pedir pra repetir? Sim, não me contive. Olha ela aí de novo!

.sobremesa meo modo

.

Às vezes, quando algo é fabuloso, nem é preciso dizer muita coisa, no caso, escrever. Por isso, limito-me a dizer: “Estava fabuloso, a Meo Modo”.

.

ANDREA MATTEI – CHEF Meo Modo – +39 0577 751222

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

14 comentários em “Estava fabuloso, a MEO MODO!

  1. Que show!
    Ele está super certo quando diz que o cliente tem que saber a originalidade do prato. Fantástico! Só posso descrever esse jantar como “a unique fine dining experience”. BRAVO!!!!

  2. Dilu, deve de ser muito bom ter a oportunidade de participar de um jantar deste , ainda bem que vc conta pra gente assim a gente pode saber como é, beijos

    • Ah isso é legal, né Priscila? Não podemos ver tudo deste mundão, então é muito bom qdo podemos ver pelo olhar de outra pessoa. Eu adoro essa ideia de blogs por causa disso. Viajamos com a ajuda de outra pessoa, muito bacana. Bjs e muito obrigada

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps