Mais FLAVOR, por favor!

.

cenourasA famosa dieta é

mega saudável,

além de linda,

deliciosa e

aromática, já que usa, abusa

e brinca com muitas ervas e

legumes.

Dizem as “boas línguas” que,

quem fica por conta da dieta

(é… hoje tem muita gente que

fica “à mercê” de dietas),

ganha poucas calorias e

perde muitas toxinas.

Oba!!! Bora ver o que é isso?

.

Mais FLAVOR, por favor!

Dilu Bartolomeo Villela

.

Legumes assados

.

Mesmo quem nunca colocou um pezinho no Mediterrâneo sabe que, com o mesmo nome, existe uma dieta que ajuda emagrecer. Ou não sabe? Se não, pelo menos já ouviu falar da culinária da longevidade, vulgo, Cozinha Mediterrânea.

.

Legumes

.

Então tá, qual a base dessa alimentação dos mil e um benefícios? Junte ingredientes…

.

farofa

.

Ingredientes da Ásia, Europa e África, tais como: peixes, pequenas porções de carne, saladas, frutas naturais, frutas secas, castanhas, cereais, leguminosas (erviha, grão-de-bico, lentilha), grãos, pães, hortaliças (verduras e legumes), ovos, leite e derivados (iogurte, queijos), azeitonas, gorduras de origem animal, azeite, especiarias e ervas aromáticas… Coloca tudo no prato.

.

farofa 2

.

Ué, que mediterrânea é essa gente? Isso tudo aí existe em qualquer lugar do mundo (e tem outra, no Mediterrâneo não tem farinha de mandioca! Nós temos! E faz super bem para o intestino).

.

farofa 3

.

É só pegar alimentos saudáveis (ter força de vontade) e tacar neles mais flavor, por favor!

.

farofa 4

.

Difícil? Claro que não! É só fazer um “pacto” com os tais ingredientes e criar combinações que “confiram uma clima” de… Ãh, rã! Sei: “Experiência de sabor”! Ééé… aquela estória do gourmet? Pois é! Chic, né?

.

Carne com legumes

.

Todavia, porém, contudo… não só nos alimentos benéficos se encontra a chave do prazer, mas também, nas combinações de bonitas, e nada insossas, porções. Um pouquinho de gordura também faz bem, meu bem! Nem que seja pra alegria de viver, e isso é tudo!

 

picanha

.

Afff… chega de falar e mãos à obra. Separe os ingredientes e não se esqueça da taça de vinho tinto. Ele também faz bonito nessa nutritiva experiência gustativa.

.

Dilu por MIM brinde

.

Ah, os vinhos! Esses poderosos antioxidantes que fazem bem pro coração, literalmente. Com licença poética, uma taça deles todos os dias faz bem pra alma, e o que faz bem pra alma, acredite, emagrece!

.

VEJA RECEITA

.

PICANHA, LEGUMES E ARROZ COM AMÊNDOAS

AO AROMA DO MEDITERRÂNEO

.
Carne c gordura

 

Ingredientes

TEMPERO BÁSICO: sal e pimenta do reino, alho bem picadinho, cebola bem picadinha, orégano, tomilho fresco, salsinha fresca, azeite e 1 dose de vinho branco seco

  • 2 berinjelas
  • 6 cenouras
  • 12 batatas pequenas
  • 6 porções de arroz al dente
  • 100 gr de amêndoas laminadas e torradas
  • 100 gr de farinha de mandioca torrada
  • 1 picanha para 6 pessoas
  • 1 colher de farinha de trigo

Preparo

1- Lave as berinjelas e corte-as mais ou menos do mesmo tamanho. Coloque os pedaços de berinjela num tabuleiro. Com um garfo fure bem todas as berinjelas. Com o tempero básico (sal, pimenta do reino, orégano, tomilho, salsinha, vinho branco e bastante alho, cebola e azeite) tempere as berinjelas. Tampe com papel laminado e leve ao forno baixo por aproximadamente 1 hora.

2 – Tire as peles das cenouras. Numa frigideira coloque-as com tudo do tempero básico e um pouquinho de água. Vá pingando água até cozinhar as cenouras, mas deixando al dente.

3 – Descasque as batatas e cozinhe-as em água com sal. Depois coloque as batatas num refratário e misture-as com tudo do tempero básico. Leve ao forno por + ou – 30 minutos.

4 – Acabe de cozinhar o arroz com pouquinho do tempero básico e depois misture as amêndoas.

5 – Coloque um pouco do tempero básico numa frigideira, deixe cozinhar um pouquinho e coloque a farinha de mandioca. Deixe em fogo bem baixinho até a hora de servir.

6 – Tempere a picanha com o tempero básico e sele a carne no ponto desejado. Tire a carne e na mesma frigideira, faça o molho: coloque um pouquinho de farinha de trigo e o resto do tempero básico, deixe uns 3 minutos, sempre misturando pra não queimar. Coloque um pouco de água, deixe engrossar e retifique o sal e a pimenta. Passe o molho por uma peneira.

7 – Sirva o molho com a carne fatiada, berinjelas, batatas, cenoura, arroz com amêndoas, farinha… E um bom vinho tinto!

.

BAIXAR RECEITA

..

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

10 comentários em “Mais FLAVOR, por favor!”

  1. Virginia Campolina

    Que prato lindo! Colorido! Apetitoso! Esse não é dos impossíveis mesmo, acho que da pra fazer! Adorei Dilu! Bjos!

    1. Vir, quem consegue fazer o melhor Pão de Mel do mundo, faz um prato como esse com os pés nas costas! Vc é fera e esconde ouro!

    1. Ah… Polinha, temos de ser como as francesas, que comem de tudo e muito, sem culpa, e são magras! kkkkkk… Sonho meu…. kkkkkk… um dia chegamos lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima