Essa ESFIHA é a melhor que já comi!

almoco-arabeUma das coisas que mais adoro fazer aqui em casa é almoço árabe. Não sei se é porque o Luiz, por ser vegetariano, adora este tipo de comida, então sempre tenho na geladeira hommus, coalhada seca, babaganouche e pães árabes, coisas que já podem servir para um bom começo. Ou se amo simplesmente pela beleza dos pratos que, ao se misturarem entre si, nos remetem a uma verdadeira “orgia” gastronômica. Ou amo porque algo nessa culinária nos leva a pensar nas mil e uma noites, será? Ou se amo por todas as razões acima! Então, motivo é que não falta! E outra, a esfiha é um alimento de Deus! Desta vez levei para o nosso lanche no grupo de orações. Deus estava lá e me falou baixinho: Essa esfiha é a melhor que já comi!

.

ESFIHA

.

Imagina o cheiro da cozinha na hora que sai uma fornada dessa!
Imagina o cheiro da cozinha na hora que sai uma fornada dessa!

.

Ingredientes para a MASSA

30 gr de fermento comprado em padaria (é o melhor) ou 2 tabletes de fermento

2 colheres (sopa) de açúcar

60 ml de óleo

400 ml de água de morna pra temperatura ambiente

1 kg de farinha de trigo

½ colher (sopa) de sal

2 gemas para pincelar

Preparo da MASSA

Dissolva o fermento no açúcar misturado com o óleo e a água. Junte a farinha de trigo e o sal e vá amassando até a massa ficar macia e lisa. Deixe descansar (enquanto isso, prepare a carne).

Depois de uma hora, divida a massa em bolinhas. Numa superfície enfarinhada abra cada bolinha com a ajuda de um rolo. Com a carne (se quiser, pode ser queijo, legumes, ricota com espinafre e pignole, legumes, etc) vá recheando cada círculo que se formou dando preferência pelas primeiras bolinhas que você fez (para respeitar a ordem do descanso).

Pincele cada uma delas com gema e coloque-as no tabuleiro untado. Dê um espaço entre cada uma, pois elas crescem. Leve ao forno pré-aquecido. Se for usar no mesmo dia deixe por 25 a 30 minutos. Se você for congelar deixe por 15 minutos e no dia que for usar volte pro forno deixando por mais 10 a 15 minutos, ou até dourar.

 

Ingredientes da Carne

Foto tirada da internet
Foto tirada da internet mostrando dois modos para fechar a massa

500 gr de carne moída (eu gosto de patinho)

1 tomate sem pele e sem semente picadinho

1 colher (sopa) cheia de coalhada seca (se você não tiver, é só colocar o iogurte no pano de prato e pendurar pra escorrer o soro)

1 colher de cebola picadinha

3 dentes de alho bem picadinho

1 colher de salsinha bem picadinha

½ colher de coentro bem picadinho (opcional)

2 colheres de hortelã bem picadinha

Sal e Pimenta do reino moída na hora

1 pitadinha pequena de canela e menor ainda de cravo

Cominho (o cominho é essencial para dar o sabor oriental)

Noz moscada

Eu tenho pimenta síria e adoro

Preparo

Misture todos os ingredientes e recheie a massa.

 

Com uma esfiha maravilhosa
Fizemos um almoço maravilhoso no estilo árabe e claro, não podia faltar uma esfiha maravilhosa. Se quiser, clique aqui pra ver as outras delícias que servimos no almoço

.

Pão árabe, Falafel e Esfiha
Neste dia eu quis mudar o conceito de como servir um almoço árabe. Acho que consegui ao montar a mesa com pequenas porções das guloseimas das “arábias” rsrsss… Pães, falafel e esfiha ficaram juntos numa bandeja. Se quiser, clique aqui para ver o almoço.

.

Levei esfihas num Pic Nic que fizemos ao pôr do sol no Museu de Arte da Pampulha. Se quiser clique aqui para ver, vale a pena, foi maravilhoso!
Levei esfihas num Pic Nic que fizemos ao pôr do sol no Museu de Arte da Pampulha. Se quiser clique aqui para ver, vale a pena, foi maravilhoso!

.

BAIXAR RECEITA

.

dddd

aaaa

 Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

3 comentários em “Essa ESFIHA é a melhor que já comi!”

  1. Vera das Alterosas

    Diluzinha, vc não sabe como é bom voltar a ver você circulando neste marzão que é a net e sempre atracando aqui no seu cantinho, o Dilucious. Não creio mesmo que vc voltou a mesma Dilu. Voltou a mesma melhor. Todas as suas qualidades, que são muitas, realçadas, testadas e confirmadas. E vou comentar sua última frase:”Deus estava lá e me falou baixinho: Essa esfiha é a melhor que já comi!”.Como estilo de escrita, que vc tem, ficou uma gracinha. Mas, neste momento ela tomou um outro significado. Você ouvindo Deus, mesmo quando Ele fala baixinho e coisas bem corriqueiras. Pegou mais intimidade com Ele, com certeza. A vida é assim mesmo… quantas vezes “comemos o pão que o diabo amassou” e, de repente, nos vemos nos braços de Deus… e podendo ouví-lo. Não aos gritos nos púlpitos de nenhuma igreja…. não com estridências… mas falando baixinho ao pé de nossos ouvidos. Este é um grande milagre da vida. Tenho a mais absoluta certeza que Ele deve mesmo ter falado isto com vc…. Bj amiga, sempre no meu coração.

    1. Minha querida Vera, quantas saudades! Que bom ouvir (ler) suas palavras, que sempre, mas sempre mesmo, são tão bem-vindas. Quero muito te encontrar pessoalmente pq quando penso e lembro de vc, são suas últimas palavras que me vêm à cabeça, e não são elas definitivamente as que quero lembrar. Preciso te ver! Vou ali fazer o jantar do meu querido e volto pra reler esse seu comentário lindo, só pra variar vc escreve uma coisa assim, que quero ler, reler e ler de nono!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima