Ah, o Langue! Colinas feitas de paisagens, vinículas, trufas… e muito mais!

eu-langueAh, o Langhe! Esse é o mais famoso

território piemontês, graças ao seu

patrimônio eno-gastronômico, além

de Patrimônio da Unesco.

Lá encontramos colinas cheias de

música, danças, árvores de avelãs, vinhedos e delícias que

inspiram um punhado de restaurantes a cobiçarem as

estrelas Michelin, oferecendo maravilhosas refeições

harmonizadas com vinhos de 1a linha, já que é o local

onde reina o Barolo, “rei dos vinhos e vinho dos reis”. E outra,

neste lugar, um simples piquenique nos mostra que

os italianos, no comer, sabem como aproveitar a vida.

Pura filosofia de vida.

.

Ah, o Langue!

Colinas feitas de paisagens,

vinículas, trufas… e muito mais!

Por Dilu Bartolomeo Villela

.

langue-piemonte-alba

.

Paisagens!

.

langhi

.

Vinícolas!

.

marchesi-de-barolo-montagem

.

Trufas! Funghi Porcini! Comida como bem cultural! Afff! Coisinhas “simples”, e possíveis de serem encontradas em qualquer canto, mas qualquer canto do Piemonte – destino gourmet que assanha a mente já assanhada de comilões do mundo inteiro.

.

eu-alba

.

Ah, o Langue! Área de maior concentração desses assanhados comilões, alguns têm a sorte de sorver o néctar de algumas das garrafas produzidas no Piemonte. Muitos desses vinhos têm o sufixo d’Alba.

.

ciau-del-tornavento vinhos

.

E Alba é a principal cidade do Langhe, mas devo sugerir: se tiver tempo, gaste-o também nas outras aldeias e encostas abrigadas por uma sempre charmosa e permanente névoa que não quer perder seu posto de jeito nenhum… Claro, num é boba nada. Ir pra onde, se lá é um lugar sem igual no mundo.

.

langue-piemonte

.

Ah! E não se sinta culpado. Que culpa tem você se a região só te leva a pensar em comida e vinho? Sim, qual lugar no mundo tem trufa branca e rei dos vinhos? Então, vamos lá!

.

alba-placa-cidades

.

O Piemonte produz os vinhos Asti, Barbaresco, Barolo, Brachetto d’Acqui, Gavi, Gattinara e Ghemme com a sigla DOCG (denominação de origem controlada e garantida) e 46 DOCs (denominação de origem controlada), que incluem variedades de Barbera, Freisa, Dolcetto e Nebbiolo. Que tal parar em alguma adega e provar um Barbera, um Barbaresco, um Barolo ou qualquer um deles? Rsrsss…

.

caixas-de-vinhos-no-ciau

.

Mas se, além de degustar, você quiser falar sobre a bebida… Arrume um tempinho e conheça um projeto inovador que fala de uma forma poética da relação do homem com o vinho. Visite o WiMu Museo del Vino em Barolo, onde são expostas as tradições locais, mas também a história, os mitos e mistérios da bebida de Baco – tudo entre passado e presente, escuridão e luz, som e cor, músicas e instalações, jogos e experiências sensoriais… Um hino ao vinho mostrada de forma particular! É inusitado, uns preferem museus tradicionais, outros não.

.

WiMu Museo del Vino em Barolo

WiMu Museo del Vino em Barolo

.

Então… falando em tempo, haja tempo pra visitar tantas lojas de vinho: La Spinetta Castagnole, Coppo e Gancia Barolo, Canale, Grinzane Cavour, Marchesi de Barolo… Muitas delas abrem suas “catedrais subterrâneas” ao público e algumas podem ser visitadas sem hora marcada.

.

marchesi-di-barolo

.

Em especial, sugiro a Enoteca Regionale del Barbaresco. É uma igreja construída no século XIX (dá pra imaginar?) em Barbaresco que promove a produção do vinho na região. O espaço abriga a enoteca que nos mostra o que é criado pela vinha, em especial, o vinho Barbaresco. Salas com apresentação da história do Barbaresco, exposição e venda de vinhos, degustação gratuita, informações turísticas e gastronômicas da região.

.

Aos interessados: http://www.enotecadelbarbaresco.it/index.php?lang=en

Aos interessados:
http://www.enotecadelbarbaresco.it/index.php?lang=en

.

E também não deixe de conhecer as históricas vinícolas de Fontanafredda em Serralunga d’Alba, onde o rei Vittorio Emanuele II de Savoy usufruiu de bons momentos com Rosa Vercellana, plebeia que acabou fisgando o coração do monarca e se tornou a esposa morganática com título e tudo: Condessa de Mirafiori.

.

O romance que tinha direito até a túnel... e depois, louça com as iniciais da amada

O romance tinha direito até a túnel… e depois, louça com as iniciais da amada

As vinhas parecem um anfiteatro natural.

As vinhas parecem um anfiteatro natural.

FontanaFredda

FontanaFredda

.

Nem só de vinho vive o homem e, entre uma taça e outra, nada substitui as tábuas com os diversos e melhores queijos, muitos deles D.O.P. (selo de origem protegida).

.

img_1070

.

Em se falando de queijos, Bra deve ser um destino imperdível para os que querem conhecer uma coleção de queijos imperdíveis. Eu não fui, mas o Festival chamado ‘Cheese’ é organizado pela Slow Food., daí já dá pra imaginar o que se encontra por lá.

.

Aos interessados: http://cheese.slowfood.it/cheese-2017-20-anni-homepage/info-utili/

Aos interessados:
http://cheese.slowfood.it/cheese-2017-20-anni-homepage/info-utili/

.

Alguns dos melhores queijos da Europa acompanham o maravilhoso “grissini”. O melhor tem receita criada em 1600 e é encontrado em Barolo, na padaria Cravero, onde nos é permitido assistir o processo de sua fabricação.

.

Panetteria Cravero Via Roma 63, Barolo

Panetteria Cravero
Via Roma 63, Barolo

.

E quem tiver a sorte de estar na região no domingo, com certeza vai passar pela feira de Barolo. Amo!

.

feira-barolofeira-em-barolo

.

A região é famosa também pela fassone, raça piemontese de carne de alta qualidade considerada a mais importante. Quando estiver por lá, prepare para se deparar com os embutidos – a “coisa” é servida num simples sanduíche dos deuses, em tábuas de frios, enroladinho nos aspargos, no famoso grissini, e com melão?!!! É também vendido com trufas… Afff! Tudo de tirar qualquer um do sério, além da própria carne, claro.

.
embutidos-de-fassone-albafrios-e-carne-fassone

.

Mas vamos sair do sério e voltar à infância com as coloridas, saborosas e, apesar de pequenininhas, famosas balas! Falo de mais um patrimônio da região que servia a família Savoia. Desde 1857 as balinhas vêm em lindas latinhas com sabores que agradam reis e rainhas.

.

Essas eu comprei em Paris, adora fazer um mix delas e dar de lembrancinha quando vem casal aqui em casa.

Essas da foto eu comprei em Paris, adoro fazer um mix delas e dar de lembrancinha quando vem casal aqui em casa. Para degustarem antes de dormir…

.

Em Alba se encontra a sede da Ferrero Rocher, a gigante da indústria do prazer, que usa a famosa avelã regional “Tonda Gentile” para produzir, entre outras guloseimas, a tão famosa e amada Nutella.

.

ferrero

.

Além disso, guloso que é guloso quer conhecer o Laboratorio di Resistenza Dolciaria e lá, experimentar o melhor bolo… De quê? De avelã, é claro!

.

alba-laboratorio-de

.

Ainda para os amantes da gastronomia, Pollenzo abriga a Universidade de Ciências Gastronômicas, fundada pela Slow Food – movimento que tem como filosofia o respeito e a redução do ritmo da vida contemporânea através do alimento.

.

UNISG – Università degli Studi di Scienze Gastronomiche Piazza Vittorio Emanuele, 9 – Località Pollenzo, 12042, Bra (CN) – Italia telefono: +39 0172 458511 | fax: +39 0172 458500 e-mail: info@unisg.it

UNISG – Università degli Studi di Scienze Gastronomiche
Piazza Vittorio Emanuele, 9 – Pollenzo, 12042, Bra (CN) – Italia
telefono: +39 0172 458511 | fax: +39 0172 458500 – e-mail: info@unisg.it

.

Tá pensando que chega? Nã nã nã nã não! Região onde o vinho poderia brilhar absoluto, mas… Deus foi ainda mais generoso, o terroir é abençoado e se o Piemonte fosse um sabor, seria o da sua estrela mor, o sabor das trufas brancas.

trufa

Ah, pensando nos conceitos básicos e análise sensorial sobre trufas até pensei em inscrever meus pequenos, o Duke e a Princesa, na Universidade para cães farejadores de trufas, que fica em Roddi. Será que eles mostrariam talento para a coisa? Sei não! Acho mais fácil a gulosa Princesa comer todas as trufas antes mesmo dos guias conseguirem colocar os olhos na celebridade.

.

eu caça as trufas

.

Então, o melhor é você pegar suas botas, contratar guias e cães treinados da La Casa del Trifulau.

.

La Casa del Trifulau: Strada Canelli, 1 - Costigliole d'Asti (Asti) Google Maps: https://goo.gl/maps/sPkCF Tel. 3472991832 - 3397822021 - 0141966568 Mail: lacasadeltrifulau@gmail.com

La Casa del Trifulau: Strada Canelli, 1 – Costigliole d’Asti (Asti)
Tel. 3472991832 – 3397822021 – 0141966568
Mail: lacasadeltrifulau@gmail.com

.

Assim, que tal sair tranquilamente em busca delas (das trufas) – “farejando”, descobrindo, cavando e você mesmo desenterrando a rainha dos cogumelos?

.

Caça as trufas

.

Acredite, tem recompensa! A aventura, e o fruto dela, terminará com um simples prato de tajarin, que é o tagliolini (massa cheia de ovos, representante oficial da região) ou/e com um ovo frito – melhores iguarias para receber a trufa em sua plenitude, preparos nada sofisticados que te levarão ao paraíso.

.

Tagliatelle fato a casa... a maior maravilha do mundo, aí mora aquela frase: pelo menos 1 vez na vida, você tem de comer isso!

A melhor maneira de comer trufas, com ovos. Luiz não comeu o dele, e eu aqui agora escrevendo, morrendo de arrependimento de não ter comido o dele.

.

Estando na região, é imperativo experimentar, pelo menos uma vez, a emoção de ver a trufa branca de Alba sendo ralada bem ali, na sua frente. Sim, este é sem dúvida, durante o outono europeu, o produto mais reputado da região, um verdadeiro tesouro subterrâneo que triunfa nos mais refinados restaurantes.

.

alba-feira

.

DILUdicas:

  • Estes posts dão sugestões pra quem está se programando pra visitar a região.
  • A feira de trufas acontece em outubro, mas até janeiro as trufas ainda são encontradas.
  • O aeroporto mais conveniente para o Piemonte é o de Milão: Milan’s Malpensa Airport, que fica a duas horas de carro do Langhe.
  • Eu sei que é quase impossível saborear todos os produtos típicos da região, por isso, faça sua lista de prioridades e tente segui-la (sei também que é quase impossível não se perder pelo caminho… rsrsss…).

.

piemonte-2piemonte

.

Clique aqui e veja o post anterior dessa viagem à Itália

PIEMONTE e seu terroir abençoado pela UNESCO

.

Clique aqui e veja o próximo post dessa viagem à Itália

LA CIAU DEL TORNAVENTO
Nós chegamos lá e… la trufa è servita!

.

aaaa

 Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

17 comentários em “Ah, o Langue! Colinas feitas de paisagens, vinículas, trufas… e muito mais!

  1. Dilu muito obrigada eu até assustei, veio bem rápido .Mas lembra que eu tinha te pedido as dicas do hotel e dos restaurantes também ?Se não for abusar posta sobre eles também,muitos beijos e de novo obrigada

    • Luciana querida, eu queria muito fazer uma viagem com as amigas. Acho que este tipo de coisa, todas gostam… Claro que teria de ter um tempo para as lojinhas de outras “cositas”… eu sei! kkkkkkk

  2. Dilu eu sou doida pra ir pra Toscana e acabar no Piemonte .Você acha que todo este programa contando com Alba na feira gasta quanto tempo ?E qual restaurante você acha que é mais interessante?

    • Claudinha querida, tudo depende muito do que você quer fazer e o tempo que você tem disponível. Se quiser, me liga pra gente conversar e fazemos um roteiro de acordo com o que vc quer. Quanto aos restaurantes, a Regina me pediu a mesma coisa, vou postar ainda nessa semana. Bjss

    • Hummm… Heloisa! Pra Itália… Prestenção: se eu for sem meu amor, ele me mata! Aliás, eu não conseguiria viajar para o país que ele mais gosta sem ele. Acho que não rola, eu toparia para os lugares que ele não quer ir. Por exemplo: qualquer lugar da Ásia. E Dorinha, minha irmã, é fera nisso! Vamos combinar!

  3. ahhhh mas se sair a viagem das luluzinhas eu tb to dentro! Só este roteiro da pequena parte lá do piemonte, eu já quero

  4. Aí que delícia….faz umas comprinhas na feirinha e vem cozinhar pra nós!! hehehe! Tudo tão lindo, colorido e alegre que deu até pra sentir o cheiro: de felicidade!!!!!

    • Ah que lindo Junia. O cheiro é de felicidade mesmo! Olha… a felicidade seria maior se tivéssemos lá, todos juntos… Hummm… imagina uma viagem com vcs? Eu ia adorar!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps