Comecei descrevendo essa viagem usando palavras com significado arrebatadores: Compensação, Promessa, Surpresa. Agora é a vez da palavra Síntese. Como assim? Essa não tem significado arrebatador, é até meio brochante. Mas cheguei à conclusão que, se eu não acelerar os posts, essa viagem não vai acabar nunca e muito menos chegar na Espanha, que é o destino principal. Será como aconteceu com a viagem da Borgonha, que se “perdeu” pelo caminho por eu não ter conseguido postar nem a metade dela. Portanto, melhor não me perder nas minúcias. Tentarei sintetizar sim, mas sem perder conteúdo. Espero conseguir… Será??? Rsrssss…
.
.
SÍNTESE?
Impossível para o PERIGORD, onde existe SITE CLASSÉ e VILAGE FLEIRIE
Por Dilu Bartolomeo Villela
.
Antes do delicioso almoço SURPRISE, também na região de Limousin em direção ao Perigord, Limoges apareceu para nos atropelar e atiçar a curiosidade. Mesmo sem estar nos planos, não custa nada entrar para conhecer. Limoges é “A” cidade para quem tem interesse em comprar louças maravilhosas.
.
Entramos em Limoges, passamos e lembramos que nosso interesse é conhecer Collonges la Rouge, e ela nos espera. Então, pé na estrada!
.
Como o próprio nome diz, a cidade é rouge. O arenito vermelho é a marca registrada desta antiga fortaleza que o combina magistralmente com os impressionantes telhados de ardósia.
As lindas construções são dos séculos XV e XVI, mas existiu um convento construído no século VIII, que atraiu camponeses, artesãos e comerciantes que viveram e prosperaram em torno de suas muralhas.
..
Collonges la Rouge é uma pequena cidade considerada Les plus beaux Villages de France (veja o post VIVONS L’EXCEPTION! Viva a Borgonha! onde explico essa classificação), e ainda, possui a denominação Site Classé.
.
Site Classée significa aquele local que é protegido a nível nacional por alguma caraterística excepcional, podendo ser, seu valor artístico, histórico, científico, lendário e/ou pitoresco.
.
Sua rica herança são as casas, castelos, mansões embelezando a aldeia. Exemplo disso é a Igreja de São Pedro, a Casa da Sereia, os castelos de Vassinhac, Maussac de Benges de Martret e seu forno comum, que faz da vila um lugar especial.
.
Em 1942, moradores criaram a associação Les Amis de Collonges (Os Amigos de Collonges) e obtiveram a classificação de Monumento Histórico para Collonges la Rouge.
.
O vermelho reinante em Collonges la Rouge contrasta com o verde da natureza ao seu redor.
.
Tudo isso sem contar o charme do comércio local… Muitas de vocês iriam adorar, né meninas? Rsrrsss…
.
Mesmo depois do encontro especial com minha amiga bruxinha e tendo ganhado muitos “poderes”, o de alongar o dia ainda não foi desta vez, e este não está ganho… De novo, pé na estrada! De Collonges la Rouge, mais dois passos e outra das mais belas aldeias da França: Turenne. Essa aldeia caracteriza-se por sua altura e posição privilegiada no topo da montanha.
.
Vilarejo charmoso que merece uma visita para admirar suas ruelas super estreitas…
.
… no meio de suas casas dos séculos XVI e XVII, suas torres ornamentadas e seus telhados também cobertos de ardósia…
Olha que lindo esse texto que fotografei na igreja:
.
Seria uma delícia ter tempo para ficar ali admirando a bela paisagem…
Ou o entardecer…
.
Mas algo mais nos espera! Estou ansiosa para te mostrar o Château De La Treyne e sua vista de tirar o fôlego. Calma! São só 44 minutos daqui. Bora!
.
CHÂTEAU DE LA TREYNE
O Chateau de la Treyne faz parte da rede Relais & Châteaux. Veja no post Meu aniversário em MENDOZA o que vem a ser essa denominação.
.
Eu falei “de tirar o fôlego”? Pudera! O hotel está situado entre Lot, conhecida como a “terra das maravilhas”, e Dordogne, que soma mais de 1000 castelos, segundo a rede Relais & Châteaux. E ainda, fica às margens do Rio Dordogne.
.
Pude sentir o quanto esta região extraordinária sintoniza bem com o Château de la Treyne, que é o hotel ideal para descobrir e conhecer tudo de maravilhoso que a região oferece.
.
Além da belíssima região, o próprio hotel é lindo, e ainda mostra sua imponência pendendo sobre o Dordogne…
.
Aff…! Da janela do castelo, que por um ou dois dias você pode chamar de sua, é possível se sentir uma rainha.
.
O château do século XIV e XVII, combina a autenticidade do passado com alto padrão de qualidade.
.
Além de oferecer passeios a cavalo, canoagem e golfe, o hotel tem quadra de tênis, piscina aquecida, floresta particular com um jardim estilo francês deslumbrante…
.
Ainda, restaurante premiado com 1 estrela Michelin, que você pode conhecer degustando a maravilhosa comida no terraço com vista panorâmica do vale e do Rio Dordogne (dependendo do tempo) ou no restaurante dentro do hotel.
.
Na cozinha, o chef Stéphane Andrieux rapidamente ganhou reconhecimento no mundo da gastronomia com suas receitas inventivas.
.
Honrando a tradição gastronômica francesa (que tem a classificação de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO), toda a equipe da cozinha do Chateau de la Treyne é capaz de deslumbrar nossos olhos e encantar nosso paladar.
Esse prato a seguir foi um dos melhores que experimentei em minha vida. Fizeram um festival de foie gras: pirulito, terrine em três versões, caldo com foie e uma massa tipo uma samosa… Vou te contar…
Coloquei lá no título, mas VILLAGE FLEURIE vai ficar para o próximo post. Tentei, mas não consegui chegar nem no Perigord… Aff! Já deu para perceber que “SÍNTESE” não é comigo… Rsrsrsss… Gente, mas com tanto lugar lindo, fica impossível querer resumir o “irrezumível”!
Se quiser receber as atualizações do Dilucious, cadastre-se aqui. Obrigada, Dilu!
.
Que espetáculo de lugar Dilu!
Um lugar desses é o que precisamos para desligar da realidade do outro mundo cruel. Maravilha de menu.
Já estava com saudades desses seus posts onde anotamos todas as dicas, lugares, restaurantes e beleza.
Bjs
Ah Felix, vc é um querido.
Fiquei triste com este outro mundo, que vc bem disse, é cruel. É uma pena, pq ele tem tudo pra ser o melhor do mundo, se não fosse tão judiado.
Bjs amor
Mineira, que que isso gente???? Maravilha! Eu tb já estava com saudade dos seus posts longos, deliciosos e maravilhosos!
Ah querida, obrigada. Se eu conseguir, vamos ter posts grandes por um bom período. Muitos lugares bacanas nessa viagem. Saudade de vc. Bjs
A palavra sintese pode não ser arrebatadora, mas o post é. Eu adorei!
Suely, que ótimo seu comentário! Obrigada amor!
Fada, você disse lá em cima que adquiriu alguns poderes mágicos nessa viagem, então faz o favor de me teletransportar pra lá! Obrigada Estou aqui esperando, só vou trocar de roupa para ficar bem para o jantar. Beijos
ps amei o post !
kkkkkkkkkkkk Ah Polinha, eu fico encantada com sua facilidade de pensar e escrever. Que roupa vc colocou? Vou me vestir a altura!
Ah Dilu, viajar é a melhor coisa do mundo. Essas cidades pequenas da França são maravilhosas. Quanta beleza junta! Beijão
Patricia, do que eu conheço, nada se compara ao interior da França, impressionante!
Dilu, eu já vi essa Colonge la Rouge num programa de TV que mostrava ela como uma das cidades mais bonitas da França, das pequenininhas. Eu tenho muita vontade de conhecer esta região. E Rocamadour? Vc conhece?
Carolina querida, elas são as Les Plus Beaux Villages de France, depois se vc tiver um tempinho dá uma olhadinha neste post http://dilucious.com.br/?p=7174
Bjs
Maravilhas da França!
O texto a entrada da Igreja é emocionante!
Bj
Stella minha amiga, eu tb fiquei emocionada e agora vc se referindo a ele, fico aqui pensando: temos de fazer uma viagem dessa juntos. Eu ia adorar!
Dilu, que maravilha de post tomei nota de tudo e já está na minha lista de visitas prioritárias. Obrigada por tantos ensinamentos. beijo, Mônica
Ah Monica, logo você falando em ensinamento… hummmm… Fia querida, fico até um pouco envergonhada! Mas de qualquer maneira, vamos trocando, compartilhando, partilhando e nos divertindo. Falar nisso, estou te achando um pouco preguiçosa! kkkkkk
Dilu, que lugar capotante! Já sei pra onde vai ser nossa próxima fugida. Thankssss!
Ah Sandrinha, antes de ir vamos nos reunir… kkkkkkk até rimou!
Tudo muito bacana, parabéns! Mas o interessante, Dilu, são os detalhes aos quais vc se atenta. Paz, luz e alegria pra vc.
Ah Marta, obrigada querida, desejo a você o mesmo! Muita paz, luz e alegria!
Adorei! Sem contar que deu água na boca …
Hummm.. mas é mesmo de dar água na boca… post que alimenta até a alma com o textinho da igreja, que nos faz meditar… Adoro! Paz, luz e alegria pra vc minha querida!
ADORO SEUS POSTS !!!! Obrigado ,bjo
Obrigada a vc minha querida Bete! Você que me honra com sua presença aqui… Pensar que alguém dedica parte do seu precioso tempo pra ler meus posts… Hummm…. isso não tem preço pra mim, obrigada mesmo!