Deveria sim, e muitas vezes a INTIMIDADE é um ingrediente básico para relacionamentos saudáveis. Tipo assim: faz muito tempo que você não encontra sua família e resolve que é “de boa” (essa foi a expressão que a minha filha usou) convidar todo mundo (a família não tem um tamanho normal, só irmãos são 8, + cunhados + sobrinhos + sobrinhos netos + babá + ex-cunhada + periquito + papagaio…) para um almoço (só que você está sem ajudante) e avalia de cá… pondera de lá… e resolve fazer algo simples, corriqueiro, simplesmente familiar, pra não dizer… íntimo!
.
O NOME DISSO É INTIMIDADE, e ela é uma… DELÍCIA!
Por Dilu Bartolomeo Villela
.
Em certas situações, me refiro a INTIMIDADE dando um tom de gozação, mas quase sempre, o tom é sério. En-tre-tan-to…. aqui o tom é de brincadeira e hoje é dia de desdizer o convencional: Como é bom ter intimidade! (só rindo da falta de personalidade veja aqui o post de ontem) Kkkkk… Sim, como é bom ter intimidade para poder se aventurar!
.
.
Ter intimidade e poder gozar dela – hummm… isso não tem preço! Imagina você convidar um tanto de gente para almoçar sem se descabelar. Aliás, é exatamente o que você não pode fazer com a sua formosa cabeleira, que deve estar bem linda, leve e solta para a hora que suas visitas chegarem. Assim como você!
.
.
Nem sempre é preciso receber pessoas queridas em casa gastando muito tempo, muito dinheiro, muita dedicação, muita energia, muita atenção, muito cuidado, muito blá blá blá… Como você viu no post de ontem, estou na fase de desdizer. Começando pela Entrevista – A ARTE DE RECEBER como o próprio nome diz, receber é uma arte. Mas agora quero dizer que, muitas vezes, nada daquilo lá é necessário.
.
.
Bem, vamos falar do almoço propriamente dito. Saí de casa para fazer as compras, pensando em fazer um filet de festa, já que o filet estava na promoção. Uma salada, a carne e uma sobremesa… não precisava de mais nada. Só que… quem me conhece (não esquece jamais kkkkkk) sabe que não dou conta de me segurar. Olhei para aqueles (lindos) vermelhos e amarelos pimentões (também na promoção), eles olharam pra mim… e pronto! Amor à primeira vista. Tiveram a capacidade de mudar minha vida… e meu almoço!
.
.
Resolvi mudar tudo e fazer uma grande mesa de antepastos (tive a pretensão que fossem italianos, mas quem sou eu pra chegar lá? Mas tentei, é a tal INTIMIDADE que nos permite arriscar).
.
.
Pimentões amarelos e vermelhos assados em baixa temperatura no azeite com passas, aipo, alho e temperados com sal, pimenta do reino, aceto balsâmico e mel. Aproveitei o tabuleiro e coloquei nacos de nabo, maravilha!
.
.
Já que os pimentões fariam parte do almoço, as abobrinhas vieram todas serelepes e viraram deliciosas lâminas (não tem fotos, porque a TAL da INTIMIDADE familiar não esperou o resto dos pratos chegarem à mesa e acabou com elas num piscar de olhos kkkkkkk… Quando cheguei para fotografar… Cadê? O gato comeu!). Mas os pães foram companheiros e vieram com Confit de Alho. É só colocar as cabeças de alho inteiras com azeite, sal, pimenta do reino e ervas frescas no papel laminado, fechar bem e levar ao forno, numa temperatura bem baixinha.
.
.
Eu queria a Mussarela de búfala da Pizzaria Domênico (que é mara!!!), mas ele não tinha para me vender, aí foi a normalzinha mesmo. Servi com Rúcula, que ninguém nem olhou para a carinha dela tadinha!
.
.
Alface com Feijão branco cozido na panela normal e depois de cozido com cebola e louro, tira a pele e tempera com sal, pimenta do reino, fondor, cebola picadinha, azeitona, pesto de tomate seco, um pouquinho de molho de tomate, pastis, salsinha, cebolinha e tomilho.
.
.
Mini Batatas com Mini cebolas assadas em baixa temperatura com bastante azeite, sal de Guerand, alho bem picadinho e alecrim. Na última vez que foi ao forno, eu coloquei parmesão ralado.
.
.
Tomates (partidos ao meio, porque não tinha pra todo mundo) temperados com sal (ficou um pouco sem sal, se você fizer, pode caprichar no sal), pimenta do reino, alho picadinho, salsinha, queijo ralado e assados no azeite. No final, coloquei Pesto de Manjericão.
.
.
Quando cheguei no sacolão e vi essas Mini berinjelas, já as enxerguei recheadas. É a mesma receita da MELANZANA ver receita aqui, só que hoje eu coloquei dentro da própria Mini Berinjela e coloquei para assar. Ficou ótimo!
.
.
Ahhh sua batata doce com manteiga de alecrim, você estava de-li-ci-o-saaaaa!!!!!!! Cozinhei as batatas, tirei as peles e coloquei um pouquinho de alho picadinho com pimenta calabresa, e por cima, coloquei a manteiga de alecrim. Assei no tabuleiro untado e na hora de servir, achei por bem colocar Gersal e azeite de trufas… Afff!!
.
.
Fiz um refogado de bacon com aipo e alho picadinho e cozinhei as vagens. Misturei anchovas e alcaparras, também picadinhos, porque não gosto do gosto forte. Coloquei um pouquinho de vinho branco e deixei evaporar.
.
.
Meu ajudante faz um Frango desossado e recheado que é um sucesso, adoro! Ele fez um papel de coadjuvante bem interessante nessa mesa de antepastos!
.
.
Para acompanhar, as nossas velhas peras confitadas no vinho. Já dei a receita, veja: Peras cozidas.
.
.
O Filet de festa já é um seu velho conhecido! Lembra da receita da Dorinha em vídeo? Servi essa delícia depois de tudo só para esquentar os corações… ops… os estômagos dessa família querida.
.
.
Angela, minha amiga que faz a melhor goiabada do mundo, faz também a mangada. Aproveitei aquela idéia do Souflê de goiabada e fiz Souflê de manga. Fizemos um sorvete de Tapioca com coco e pronto, completô!
.
.
Todo mundo aqui já sabe das minhas broas, aquelas que não fico sem de jeito nenhum aqui em casa: uma delas é essa, veja aqui.
.
Olha só como ajuda na hora do aperto! Virou um bolinho para acompanhar o café e cantar parabéns para minha irmã que tinha feito aniversário no dia anterior.
.
.
Então gente… o nome disso é INTIMIDADE, e ela é mesmo uma DELÍCIA. Pois é, isso é se dar ao direito de usufruir bons e simples momentos, sem expectativa! Rsrsrsss… Saiba que muitas vezes a INTIMIDADE anda de mãos dadas com o prazer.
.
Ah, falando em prazer, vou passar o contato dos pães divinos e maior quebra-galho. Quem os faz é Fatima Triginelli, bom proveito!!!
.
.
Só abrindo um parênteses: eu encomendei uma pizza enrolada… tudo de bom, principalmente para quem tem crianças em casa. Como aqui em casa por exemplo, a criança tem 50 e poucos anos, mas ama pizza, devorou a da CUCA GOURMET! kkkkkkk
.
Dilu querida, este almoço foi um banquete
Que delícia de intimidade!
Obrigada amiga, que bom que vc gostou! Vamos fazer um “banquete” desse pra gente? Que tal?
kakakaka é verdade Diluzinha, quem te conhece não esquece jamais.
Fora todos, eu adorei estes dois últimos post, obrigada, foi um toque
kkkkkkkk brincadeirinha, você sabe, né Leticia?
Nú Dilu, tudo maravilhoso, mas eu achei ótima a dica dos pães. Ela entrega no fim de semana, será? Queria saber
Maria Inês, eu não sei, mas vou procurar saber. Os meus pães ela entregou na sexta, na exata hora que marquei com ela.
ALMOÇO MA-RA-VI-LHO-SOOOOOOO!!!!!!!
OPAAAA!!!! Elogio de cozinheira é elogio duplo! Thanks minha irmã
Gente, o que dizer dessa pessoa que ninguém não esquece jamais? É linda, criativa, cozinha, fotografa, escreve, dá uma força pros amigos e ainda é simpática. Como assim?
E você é uma exageradaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Obrigada fia rsrssss
Kkkkkkkkkk Que bom que você voltou pro prumo! Adorei o post, mas confesso que depois que vi aqueles dentes de alho me lembrei do jantar na sua casa, para gente não tão íntima feito essa turma aí no qual você serviu o tal alho e uma convidada comeu o danado com casca e tudo! Kkkkkkkkkk Bom, não sou íntima, mas como você me disse uma vez já cheguei na sua casa sem cerimônia! E digo mais, o safado do alho tava bom demais! Kkkkkkkkkk Acredito que sem casca deve ser muito melhor! Sou sem vergonha mas com prudência! Rsrsrsrsrs Beijos
kkkkkkkkkkk ai meu Deus, to lembrando! kkkkkkkk e to aqui morrendo de rir. Deve ser por isso Polinha que é tão bom, nasceu e permanece sem cerimônia, isso é um luxo! Isso é ser íntima desde sempre.
Vamos fazer o alho de novo pra ver se sem a casca ele mióra! kkkkkkkkk
Uma paixão esta pessoa! Sem falsa modestia ne Diluzinha
Bem que eu comia tudo isso ai, ate o que eu nao gosto eu bem que ia provar hahahaha
Me fala o que você não gosta Nicole, e eu faço o resto pra vc, ok?
bjsss
Ohhhh fada!
Tudo que sai dessa sua cozinha é saboroso,lindo e servido com muito amor, sempre inesquecível!
Também conheço gente que não gosta de alho, mas esse daí, dá até disputa pelo ultimo kkkkkk
Depois quero uma intimidade dessa!
Bjs
kkkkkkkk é verdade, estou me lembrando do outro “chato” que não come alho só em casa kkkkkkkk
Essa “INTIMIDADE” é super fácil da gente repetir, pois tudo é facílimo de fazer, mesmo sem ajudante. Pode marcar o dia!
Ô meu Deus!
Eu ja vi gente com criatividade, mas igual a essa Dilu… tô pra ver.
Cada vez que eu venho aqui eu levo um tapa:
tudo super bacana amiga, parabéns!
Eu gostei foi da dica, só de ver o plastico suando com o pão quentinho, me deu água na boca.
Obrigada mais uma vez!
Beijo, Heloiza
rsrsrsss… hummmm…. e só de ler vc descrevendo o saco suando me deu vontade de repetir tudo…. kkkkkkk
Obrigada eu Heloiza querida, bjs
Como assim Dilu? Que maravilha é essa fia? Mudou tudo? Seu estilo não é o sofisticado das pequenas porções, a cozinheira no pais da vasilhinhas?
Hummmm Sandrinha… Sabe que vc me ofereceu mais um post? Boa ideia! Obrigada querida por me lembrar dessa reportagem, vou postar. Bjs
Dilu, vc é mto engraçada,rio mto com suas elocubrações gastronômicas. Cada saída pro mercado, um alumbramento! Kikiki.aqui, vc me fez lembrar uma máxima que diz que ” intimidade serve pra gerar filhos ou problemas” . O único problema que intimidade neste caso do post poderia gerar são uns quilinhos a mais. Mas nada que não possa ser contornado com um jejum preparatório e outro jejum, no dia seguinte. Dois jejuns? O que é isto perto da alegria de desfrutar de sua intimidade? Bjks
Esqueci: sobre sua fase de desfalar o que falou. Não é isto. Vc falou tá falado. O que vc faz, e muito bem, são apenas variações sobre o mesmo tema.
Não sei se devaneio (já que imagino que esta palavra difícil seja isso), mas sei que, se eu fosse mais esperta, eu deveria mandar os rascunhos das “variações sobre o mesmo tema”, isso é, os posts, pra vc ler (e enriquecer) antes de eu publicar. Ia ficar muito bom esse ”intimidade serve pra gerar filhos ou problemas” no post de ontem O NOME DISSO É… INTIMIDADE, e ela é uma M_ _ _ _ ???!!!! kkkkkkkkk
Este post vai todinho pro caderno de receita.
Com intimidade ou sem ela o que vale é que cada “sentada” na sua casa é uma festa!!!
E vc (que os finos chamam de fada) é uma bruxa na arte de receber,deixando todos super a vontade(até os nem tão intimos).
“Amo muito tudo isso”!!!!
Ah minha flor, que coisa linda. Vc tem o dom das palavras, impressionante, pq tenho certeza que vc nem pensou (duas horas) para escrever. E ainda é “mitiga” kkkkkkkkkkkkk
Tb te amo amor!
Dilu, tbm adoro esta palavra “intimidade” e nada melhor do que uma mesa farta e feita com carinho… o ingrediente mais importante!
parabéns e obrigada por dividir a sua intimidade com a gente!
beijo grande
Fatinha
Ah Fatinha querida, obrigada eu, por vc fazer parte, mesmo que um pouco de longe. Vc é uma fofa, sempre!