Há doze anos uso aromas de flores em meus preparos.
Hibisco, rosa, violeta, gerânio e lavanda.
Nem é necessário dizer que “zanzei” algumas vezes até acertar na dose.
Já acertei e errei em espuma de lavanda para servir junto com creme brulée de foie, gelatina de lavanda com rilletes, sorvete…
Gente… Sabendo dosar, a lavanda se faz presente sutilmente, conferindo um sabor marcante e surpreendente.
Hoje vou falar dessa flor divina que é também conhecida como alfazema.
.
LAVANDA
Fotos: Dilu Bartolomeo Villela e Priscila Bartolomeu
.
Quando se fala em lavanda, logo nos remetemos àqueles campos roxos maravilhosos na Provence. Chegamos mesmo a sentir o perfume e isso nos envolve em uma sensação de alegria e conforto. O nome lavanda deriva do latim “lavare” (lavar), que de certa forma, evoca seu poder de limpar, de eliminar tudo que é negativo e nocivo, criando uma aura de harmonia. E isso é o que mais queremos, não é?
.
.
As sementinhas de lavanda seca são lindas e só podemos consumir as comestíveis. De aroma doce e intenso, é preciso ter parcimônia ao usá-las. Você sabe usar curry, coentro ou pimenta? É a mesma coisa, são maravilhosos, mas se usados em excesso não ficam bons. No caso das flores, sua comida pode ficar perfumada ao invés de aromatizada, e com a lavanda em especial, com retro gosto acre ou gosto amargo. O perfume e o sabor das flores é mais intenso que o das folhas, mas ambos podem ser usados, variando apenas a quantidade empregada.
A lavanda lembra o alecrim e é normalmente usada para perfumar zabaione, chantilly, infusões, biscoitos, bolos, pães, geleias, sorvetes, pudins, mas vai muito bem também em receitas salgadas como as que levam cordeiro, aves, peixes, arroz, massas ou, onde sua imaginação te levar! A minha me levou ao mel. Na Europa encontra o mel de lavanda, mas como aqui não é fácil achar… Chega de falatório e vamos ao que interessa:
.
Coalho em crosta de Castanha e Mel de Lavanda
Ingredientes
50 ml de mel
1 colher de chá de sementes de lavanda ou 5 gr de essência de lavanda comestível
4 espetinhos de queijo coalho
1 ovo mexido
Farinha de trigo q.b.
Farinha de rosca q.b.
200 gr de Castanha do Pará picada
1 garrafa de oléo para fritura
Preparo
1- Coloque a lavanda numa pequena panela em fogo baixo. Deixe esquentar as sementinhas por mais ou menos 2 minutos para despertar o aroma. Coloque o mel, desligue o fogo, tampe a panela e deixe aromatizar. Prove o sabor depois de 1 hora (na última vez que fiz, esqueci de provar e o sabor da lavanda passou muuuuuiiiito longe). Se você achar que a lavanda não conferiu o sabor desejado, repita o procedimento. Peneire na hora de servir.
2- Com cuidado, retire o palito dos espetinhos do coalho. Corte cada espetinho em quatro cubos iguais. Passe cada cubo em farinha de trigo, no ovo, na farinha de rosca, novamente no ovo e na castanha do Pará.
3- Esquente o óleo e frite os cubos de coalho em imersão.
4- Sirva o coalho com o mel de lavanda.
.
BAIXAR A RECEITA
.
DILUdicas: Para decoração a lavanda pode vir com pesticidas, o que não é apropriado para uso culinário. Sempre compro quando viajo e agora achei a orgânica no http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-465953048-30-sementes-de-lavanda-r-1500-_JM
Uso culinário
Seque as flores de lavanda sem pesticidas em forno muito baixo (80ºC) por 2 a 3 horas.
Coloque 1 colher de sobremesa de sementes secas de lavanda em uma xícara de açúcar refinado em pote fechado. Basta peneirar e usar apenas o açúcar aromatizado para pulverizar em suas receitas.
Todos os preparos em infusão, sempre devem ser coados após aromatizados, pois a textura das sementes da lavanda não é agradável.
Refrescante Água, Limoncello, açúcar de lavanda e gelo.
Creme aromático Prepare um creme inglês utilizando o açúcar de lavanda. Da mesma forma, aromatize o leite que usará para fazer um pudim.
Manteiga aromatizada Aromatize manteiga com lavanda para ser adicionada à grelhados ou assados – saídos do forno ou da grelha — no momento de ir para a mesa. Preparo da manteiga: 1 colher (sopa) de ciboulette picadinha, 1 colher (chá) de sementes de lavanda piladas, 125 g de manteiga, 1 colher (sopa) de raspa de limão siciliano, sal e pimenta moída na hora. Misture bem. Molde em papel filme como uma salsicha e guarde no freezer. Para utilizar, corte uma rodela e disponha sobre porções de carne (peixe ou ave) quentes, na hora de servir.
Atenção, estou repetindo porque é importante! Sempre use lavanda própria para uso culinário, nunca a que vem em sachês perfumados ou em óleos essenciais, que são destinados à perfumaria. Beijinhos…
What exquisite culinary creations! Que beleza!
You are a genius of visual and sensory delights!
You bring new wonders into the world for the joy of all! Maravilhosa!
Parabens, parabens, parabens!
Ah Norman, quanta alegria você me fez sentir agora!!! I’m very happy with your comment. Volte sempre! Check back often, often and often. Beijossss
Dilu
Eu disse pro Norman que voce is not just a genius of visual and sensory delights. VOCE FAZ MAGICA!!!!!!!!!!!
kkkkkkkkkk
Dilu Amada,nos enriquecendo sempre!!!Me lembrei de voce quando vi este canteiro de lavandas!!!
Impressionante sua criatividade…sem limite.
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=229564547190472&set=a.229564503857143.1073741837.100004107858720&type=3&theater
Ahhh minha linda querida, que foto maravilhosa! Que carinho lindo o seu! Vc é especial (nem tem problema mudar um pouquinho os nominhos kkkkkk)
Ah! Mas valeu demais a espera. Veio a receita, com as dicas para evitar os erros já previsíveis ( eu já ia logo dar uma exageradazinha básica! ) e de quebra, outras receitas. Ah e obrigada pelo link de onde posso comprar a lavanda culinária. bjs e bom fim de semana. Este post estava sendo mto aguardado, vou copiar.
Vera, estou doida para saber, logo que fizer me conte, tá? O Ernesto, que é quem faz o blog colocou um link pra imprimir só a receita. Bjs e aproveite bastante aí na fazenda
Dilu, parabéns, seus posts Encantam
Na casa de um amigo em Campos do Jordão, tem um canteiro de lavanda, posso usar delas?
Sei que não usam qualquer espécie de pesticidas.
Obrigada, um grande Bj
Kathia minha flor, acho que sim, mas só se seu amigo fizer uso de agrotóxico apropriado para uso culinário, que é o que temos maior disponibilidade quase que o tempo todo – a não ser para quem consome apenas produtos orgânicos. Se vc estiver em BH e quiser fazer, eu te dou um pouquinho, o suficiente para você arrasar!
Obrigada pelo carinho do “encantam”…