Lembra do último post CORAGEM! A mesa será servida (1)? Pois é! Superar dificuldades pelo caminho faz com que o caminhar fique muito mais gostoso, afinal ninguém nasce sabendo andar. É um engatinhar… é um passo-a-passo… é um cair e levantar… Enfim, é um aprendizado constante, e neste caso, é principalmente INSISTIR e PRATICAR. Você deve estar se perguntando onde quero chegar. Ok, esse blá blá blá todo é pra dizer que combinei um almoço e tinha certeza que nada ia dar certo por causa do pouco tempo que eu tinha… “Ah, o melhor que eu faço é cancelar” – pensei. Mas no momento que fui desmarcar com os meus convidados, olhei para minha postura abatida e não vi a mim mesma, não me senti eu, Dilu, e aí falei em voz alta: CORAGEM! A mesa será servida! Não me permiti o desânimo, pelo contrário, acreditei em mim e achei que deveria ir pra luta! Desliguei o celular e fui pra cozinha.
.
CORAGEM! A mesa será servida (2)
Dilu Bartolomeo Villela
.
Por incrível que pareça, foi um almoço que já estava combinado há bastante tempo, mas deixei pra fazer o menu no dia anterior e isso… isso não se faz, Dilu! Não se deve fazer, eu sei!
.
.
Deixei tudo pra ultimíssima hora: flores, mesa, jogos americanos, guardanapos, louças, copos, bebidas, até a lembrancinha… Ainda bem que a Louise está fera pra ajudar.
.
.
Deixamos na mesa a vasilhinha que, antes de servir como utilitário, serviu de enfeite. Nela servimos uma Bisque de Camarão receita aqui que foi numa chaleira japonesa, linda!
.
.
Na outra cumbuquinha, que também serviu para compor a decoração, colocamos o Croquete de Mandioca recheado com Queijo receita aqui.
.
.
Em seguida servimos Dadinho de Tapioca com Queijo de Coalho e Mel de Pequi. Junto coloquei Sorvete de Pequi e Tempura de Lombo pra formar um prato interessante pra quem gosta do sabor adocicado com o salgado.
.
.
Gente, na verdade, é preciso se abrir ao inusitado pra entender este tipo de comida. Eu sei que soa, no mínimo, estranho, se você apenas lê o que será servido – acho que teria mesmo de provar pra ver se aprova essa alquimia dos sabores.
.
.
Um truque: sirva um prato agridoce intercalado com um salgado. Por exemplo, a seguir servimos um Ravioli com Trufa. O sabor é absolutamente marcante, o que faz com que o comensal esqueça o gosto adocicado do prato anterior.
.
.
Mas nada impede de relembrá-lo! Rsrrsss… Rabanada com Flan de Foie e Pipoca de Arroz Selvagem? Como assim? Ah, ainda tinha Salada de Alface com Molho de Aceto e Sorvete de Foie Gras. Pois é! Tem de estar aberto ao inusitado.
.
Pra diferenciar minha cozinha das outras, gosto de selecionar sempre três grandes “artistas” (mas o enredo pede muuuuuuuitoss mais) para formarem um belo “elenco”. Sucesso garantido para a Lentilha Beluga ao Creme de Champignon.
.
.
Olha que bacana a “criação” que tem a lentilha Beluga como estrela principal. É, mas o champignon não fica atrás.
.
.
Porém, a Caixinha de Pão frita com Ovo molet também vira protagonista e o que dirá da Castanha Portuguesa com Bacon? Rsrrss… Este prato é show!
.
.
Tão show que tenho obrigação de mostrar a atuação dos artistas… Em plena cena…
.
.
.
Então… Como disse antes, agora é novamente hora do sabor adocicado, só que esse, vem com uma função especial. Sim, o Sorbet de Lichia, que é um sorvete sem creme ou leite, tira o gosto de ovo da boca e prepara as papilas para o próximo prato. O Sunomono de Lichia receita aqui entra pra conferir charme.
.
.
Nem tudo são flores, né flor? Tão bonito e tão ruim! Sim, o Camarão em Crosta de Mandiopã ficou horrível! O gosto do mandiopã sobressaiu e o sabor delicado do camarão não apareceu. Afff! Ficou esquisito, um horror!
.
.
Agora, ao lado coloquei Mandiopã com Chutney de Manga, ficou delicioso. O mandiopã cumpriu sua função, pois foi usado da maneira correta e pronto. O Flan Indiano também ficou uma delícia e a Manga grelhada com Maracujá nem precisa falar, sempre faz sucesso.
.
.
O Petit Gateau de Risoto com o L’émincé à la Zurichoise ficou interessante. Na hora que partia o risoto encontrava o queijo derretido. Mas a foto não poderia ficar pior.
.
.
A pré-sobremesa já está mega batida, mas a falta de tempo me fez voltar com ela mais uma vez. O Gorgonzola Dolce com Figo corso e Alecrim. O Gran Formaggio com Mostarda de Cremona e Manjericão. O St Chevrolin com Mel de Trufas e Tomilho. Tudo com Pignole. Uma delícia repetitiva! Rsrsss… 🙂
.
O Pêssego com Chantilly, Chocolate branco com Praliné e Calda quente de Especiarias veio todo lindo e gostoso! Cozinhei os pêssegos com calda de especiarias e espumante, coloquei cada um numa taça e cobri com chantilly… Por cima coloquei uma lâmina de chocolate branco com pralinê de amêndoas e na hora de servir…
.
.
Na hora de servir esquentamos a calda onde os pêssegos foram cozidos e entornamos por cima da lâmina de chocolate branco pra que ela derretesse…
.
Não lembro o que servimos para acompanhar o café, esqueci de tirar foto, mas sempre que o tempo tá curto, sirvo o que é mais fácil de ser feito. Eu faço uma massa de financier, divido em 4, tempero cada uma com um sabor e coloco em forminhas diferentes.
.
.
Quase desisti de dar Lembrancinha. Mas minha filha linda se ofereceu pra fazer e olha só que coisa mais tchuca o Mini Naked.
.
.
Bem gente, a ousadia é o que nos faz crescer e digo mais, no dia-a-dia de uma pessoa vitoriosa não existem dificuldades, existem desafios veja o post de ontem CORAGEM! A mesa será servida (1). Acho que valeu a pena acreditar, tanto que ganhamos esse segundo post CORAGEM! A mesa será servida (2), pois quando vencemos esses desafios, nosso maior presente, em primeiro lugar, é a alegria, depois, o reconhecimento.
.
Mas isso num é pra qualquer um não fiiiiiaaaaaa kakakaka
Nem com muita força de vontade de superar desafios vai, eu hein? Quem sou eu!!!!!
Não sou ousada o suficiente pra arriscar, mas sou ousada o suficiente pra implorar pra vc me chamar pra provar e aprovar.
Num tem jeito de dar nada errado, quando a fada põe suas mãozinhas e seu coração!
Formou! Dá tudo tão certo, tudo perfeito, tudo Dilucious!
Diluzinha diluzinha só pq deu uma coisinha que vc aaaaaacha que é errado imaginao que os felizardos que comeram acharam bem bom e nada errado. Vc é tudio!
Eu adoro é a força que vc exerce Dilu dicas!