Vocês já viram a Júlia Martins aqui no blog várias vezes. Uma foi no post JÚLIA MARTINS a FERA que é uma BELA CHEF. A outra, foi ela se apresentando no ASSIM É VOCÊ! E ontem, a Telma (nossa IT AMIGA) escreveu o post NÓS E ELE no Espaço Júlia Martins. E o que dá mesmo pra perceber que “Assim é a Júlia”, a “Fera que é um bela chef” que recebeu “NÓS E ELE” (grupo de amigos que se amam, composto por 5 damas e 1 cavalheiro) em seu espaço e nos brindou com um Arroz Amado que, segunda a própria, foi feito para os amados. Além de ser professora de culinária, ela é show – ainda nos deu a receita do tal arroz e realmente, nos sentimos muito amadas! É uma fofa!
.
ARROZ AMADO
By Júlia Martins
.
.
Ingredientes
400g de polvo
Mirepoix: 1 alho poro, 1 cenoura, 1 cebola, 2 dentes alho, 1 pedaço salsão
1 envelope de hondashi (caldo de peixe)
Azeite de oliva
400g de lula
400g de camarão
1 cebola ralada
3 dentes de alho picados
3 bananas da terra
Manteiga
50ml de azeite de dendê
1 pimentão amarelo ou vermelho em cubos
1 pimenta dedo-de-moça sem semente picada
200ml de vinho branco seco
500ml de leite de coco
4 xícaras de arroz parabolizado
3 tomates picados em cubos
200g de queijo coalho em cubos
100g de castanha do Pará picada
Coentro à gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe o polvo com o mirepoix de legumes, 1 envelope de hondashi e pimenta do reino por 15 minutos na panela de pressão. Separe-o, coe o caldo do cozimento e reserve. Pique o polvo em pedaços e reserve.
Enquanto o polvo cozinha esquente uma panela de fundo grosso, a mesma que você vai fazer o arroz e coloque um fio de azeite. Tempere os anéis de lula com sal, pimenta do reino, cebola e alho. Divida a lula em duas porções e coloque a metade na panela que deve estar bem quente para que a lula cozinhe rápido, no máximo por 1 minuto (não é bom frigir toda a lula de uma vez pra que ela não se torne dura e borrachuda). Retire a lula da panela e repita a operação com a segunda porção de lula. Reserve.
Tempere os camarões com sal, pimenta do reino, cebola e alho. Na mesma panela que você frigiu a lula, você vai frigir os camarões. Divida o camarão em duas porções e coloque a metade na panela que deve estar bem quente para que o camarão cozinhe rápido, no máximo por 3 minutos (não é bom frigir toda o camarão de uma vez pra que ele não se torne duro e borrachudo). Retire o camarão da panela e repita a operação com a segunda porção de camarão. Reserve.
Pique as bananas em cubos e frite-as na manteiga ate dourar. Reserve.
Na mesma panela que você frigiu a lula e o camarão doure cebola, alho, pimentão e pimenta dedo-de-moça no azeite de dendê. Acrescente o vinho branco e ½ xícara do caldo do cozimento do polvo. Deixe ferver por 2 minutos.
Adicione o leite de coco e quando ferver, coloque o arroz, o tomate e misture bem. Acrescente mais um pouco do caldo de polvo.
Quando o arroz estiver cozido e ainda molhadinho acrescente o polvo, a lula, o camarão, a banana, a castanha e o queijo coalho. Misture e acerte o tempero. Adicione o coentro, limpe as bordas da panela e sirva na própria panela ou sirva em porções individuais como mostra a foto.
.
BAIXAR RECEITA
.
Dilu, me desculpe, mas tem algo estranho na receita. Pergunta pra Julia Martins onde entra o camarão e a lula?
Realmente, esta faltando uma parte. Mas acho que qdo o camarão viu ” a (o lula), saiu correndo!!!! Fugiu!
Ôôôô fiaaaaaa cadê o camarão e a lula da receita?????
Gente, tem tb a banana, que horas que eu coloco ela?
Bom dia meninas! Muito obrigada pela ajuda, realmente faltaram essas coisinhas na receita, mas já arrumamos! Desculpem-nos, mas agora ela está certinha e podem fazer que vocês vão amar, é um prato de comer de joelhos agradecendo a Deus.
Bjs e um ótimo final de semana pra todas!
Aguardem a receita do FLAN. Vocês não vão acreditar na delícia!