CORAGEM! A mesa será servida (2)

Lembra do último post CORAGEM! A mesa será servida (1)? Pois é! Superar dificuldades pelo caminho faz com que o caminhar fique muito mais gostoso, afinal ninguém nasce sabendo andar. É um engatinhar… é um passo-a-passo… é um cair e levantar… Enfim, é um aprendizado constante, e neste caso, é principalmente INSISTIR e PRATICAR. Você deve estar se perguntando onde quero chegar. Ok, esse blá blá blá todo é pra dizer que combinei um almoço e tinha certeza que nada ia dar certo por causa do pouco tempo que eu tinha… “Ah, o melhor que eu faço é cancelar” – pensei. Mas no momento que fui desmarcar com os meus convidados, olhei para minha postura abatida e não vi a mim mesma, não me senti eu, Dilu, e aí falei em voz alta: CORAGEM! A mesa será servida! Não me permiti o desânimo, pelo contrário, acreditei em mim e achei que deveria ir pra luta! Desliguei o celular e fui pra cozinha.

.

CORAGEM! A mesa será servida (2)

Dilu Bartolomeo Villela

.

Por incrível que pareça, foi um almoço que já estava combinado há bastante tempo, mas deixei pra fazer o menu no dia anterior e isso… isso não se faz, Dilu! Não se deve fazer, eu sei!

.

.

Deixei tudo pra ultimíssima hora: flores, mesa, jogos americanos, guardanapos, louças, copos, bebidas, até a lembrancinha… Ainda bem que a Louise está fera pra ajudar.

.

look-do-dia-11

.

Deixamos na mesa a vasilhinha que, antes de servir como utilitário, serviu de enfeite. Nela servimos uma Bisque de Camarão receita aqui que foi numa chaleira japonesa, linda!

.

bisque-de-camarao

.

Na outra cumbuquinha, que também serviu para compor a decoração, colocamos o Croquete de Mandioca recheado com Queijo receita aqui.

.

Escolhi uma vasilhinha que já ficou na mesa

.

Em seguida servimos Dadinho de Tapioca com Queijo de Coalho e Mel de Pequi. Junto coloquei Sorvete de Pequi e Tempura de Lombo pra formar um prato interessante pra quem gosta do sabor adocicado com o salgado.

.

m

.

Gente, na verdade, é preciso se abrir ao inusitado pra entender este tipo de comida. Eu sei que soa, no mínimo, estranho, se você apenas lê o que será servido – acho que teria mesmo de provar pra ver se aprova essa alquimia dos sabores.

.

ravioli-com-trufas

.

Um truque: sirva um prato agridoce intercalado com um salgado. Por exemplo, a seguir servimos um Ravioli com Trufa. O sabor é absolutamente marcante, o que faz com que o comensal esqueça o gosto adocicado do prato anterior.

.

ravioli-trufa

.

Mas nada impede de relembrá-lo! Rsrrsss… Rabanada com Flan de Foie e Pipoca de Arroz Selvagem? Como assim? Ah, ainda tinha Salada de Alface com Molho de Aceto e Sorvete de Foie Gras. Pois é! Tem de estar aberto ao inusitado.

 

m

.

Pra diferenciar minha cozinha das outras, gosto de selecionar sempre três grandes “artistas” (mas o enredo pede muuuuuuuitoss mais) para formarem um belo “elenco”. Sucesso garantido para a Lentilha Beluga ao Creme de Champignon.

.

pao-recheado-com-ovo-molet

.

Olha que bacana a “criação” que tem a lentilha Beluga como estrela principal. É, mas o champignon não fica atrás.

.

pao-frito-com-ovo-molet

.

Porém, a Caixinha de Pão frita com Ovo molet também vira protagonista e o que dirá da Castanha Portuguesa com Bacon? Rsrrss… Este prato é show!

.

pao-com-ovo-molet

.

Tão show que tenho obrigação de mostrar a atuação dos artistas… Em plena cena…

.

.

.

Então… Como disse antes, agora é novamente hora do sabor adocicado, só que esse, vem com uma função especial. Sim, o Sorbet de Lichia, que é um sorvete sem creme ou leite, tira o gosto de ovo da boca e prepara as papilas para o próximo prato. O Sunomono de Lichia receita aqui entra pra conferir charme.

.

.

Nem tudo são flores, né flor? Tão bonito e tão ruim! Sim, o Camarão em Crosta de Mandiopã ficou horrível! O gosto do mandiopã sobressaiu e o sabor delicado do camarão não apareceu. Afff! Ficou esquisito, um horror!

.

img_7574

.

Agora, ao lado coloquei Mandiopã com Chutney de Manga, ficou delicioso. O mandiopã cumpriu sua função, pois foi usado da maneira correta e pronto. O Flan Indiano também ficou uma delícia e a Manga grelhada com Maracujá nem precisa falar, sempre faz sucesso.

.

camarao-em-crosta-de-mandiopa

.

Petit Gateau de Risoto com o L’émincé à la Zurichoise ficou interessante. Na hora que partia o risoto encontrava o queijo derretido. Mas a foto não poderia ficar pior.

.

img_7576

.

A pré-sobremesa já está mega batida, mas a falta de tempo me fez voltar com ela mais uma vez. O Gorgonzola Dolce com Figo corso e Alecrim. O Gran Formaggio com Mostarda de Cremona e Manjericão. O St Chevrolin com Mel de Trufas e Tomilho. Tudo com Pignole. Uma delícia repetitiva! Rsrsss…  🙂

.

Pré sobremesa Queijos

 

Pêssego com Chantilly, Chocolate branco com Praliné e Calda quente de Especiarias veio todo lindo e gostoso! Cozinhei os pêssegos com calda de especiarias e espumante, coloquei cada um numa taça e cobri com chantilly… Por cima coloquei uma lâmina de chocolate branco com pralinê de amêndoas e na hora de servir…

.

pessego

.

Na hora de servir esquentamos a calda onde os pêssegos foram cozidos e entornamos por cima da lâmina de chocolate branco pra que ela derretesse…

.

pessego-com-chocolate-branco

 

Não lembro o que servimos para acompanhar o café, esqueci de tirar foto, mas sempre que o tempo tá curto, sirvo o que é mais fácil de ser feito. Eu faço uma massa de financier, divido em 4, tempero cada uma com um sabor e coloco em forminhas diferentes.

.

Petit-Four Café

.

Quase desisti de dar Lembrancinha. Mas minha filha linda se ofereceu pra fazer e olha só que coisa mais tchuca o Mini Naked.

.

Lembrancinha Bolo de Amêndoa com Marron Glacê

Lembrancinha
Mini Naked de Amêndoa com Chantilly de Doce de  leite

.

Bem gente, a ousadia é o que nos faz crescer e digo mais, no dia-a-dia de uma pessoa vitoriosa não existem dificuldades, existem desafios veja o post de ontem CORAGEM! A mesa será servida (1). Acho que valeu a pena acreditar, tanto que ganhamos esse segundo post CORAGEM! A mesa será servida (2), pois quando vencemos esses desafios, nosso maior presente, em primeiro lugar, é a alegria, depois, o reconhecimento.

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

6 comentários em “CORAGEM! A mesa será servida (2)

  1. Num tem jeito de dar nada errado, quando a fada põe suas mãozinhas e seu coração!
    Formou! Dá tudo tão certo, tudo perfeito, tudo Dilucious!

  2. Diluzinha diluzinha só pq deu uma coisinha que vc aaaaaacha que é errado imaginao que os felizardos que comeram acharam bem bom e nada errado. Vc é tudio!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps